Central de atendimento

11 96422-1200

24h

 

Codependência : dependente na clinica de reabilitação e os pais e familiares nos grupos de apoio

É um termo da área de saúde usado para se referir a pessoas fortemente ligadas emocionalmente a uma pessoa com séria  dependência física/ou patológica de uma substância (como álcool e drogas ou com um comportamento problemático e destrutivo (como jogo patológico ou um transtorno de personalidade  um fato conhecido que a dependência patológica causa grande impacto e sofrimento na vida das pessoas próximas, mas poucos percebem como a codependência é altamente prejudicial para ambas partes envolvidas. Ao invés de ajudar o dependente a melhorar, certos tipos de codependentes acabam reforçando o comportamento patológico

Codependente é uma pessoa que tem deixado o comportamento de outra afetá-la, e é obcecada em controlar o comportamento dessa outra pessoa.

O codependente acredita que sua felicidade depende da pessoa que tenta ajudar, e assim se torna dependente dele emocionalmente, sendo excessivamente permissivo, tolerante e compreensivo com os abusos do outro, mesmo que este seja excessivamente controlador, perfeccionista e autoritário. É comum que o codependente coloque as necessidades do outro, acima de suas próprias. É comum que desenvolvam duplo vinculo

 

A FAMÍLIA TEM QUE BUSCAR TRATAMENTO TAMBÉM, POIS ADOECE JUNTAMENTE COM O SEU FAMILIAR, DESISTE DA SUA VIDA E VIVE EM FUNÇÃO DO DEPENDENTE.

NÃO CONSEGUIMOS AJUDAR AO DEPENDENTE SE NÃO PROCURARMOS AUTO AJUDA, PARA ISSO EXISTEM GRUPOS DE APOIO COMO NARA NON , AMOR EXIGENTE, AL-ANON, CODA, PROJETO AME MAS NÃO SOFRE (é um projeto da Secretaria de Estado de Justiça,)

A Bella Clinic  sempre orienta a família a buscar ajuda nos grupos de apoio

 

 

Artigos recomendados

Deixe um comentário