Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Como o Familiar Pode Proceder Ao Lidar Com um Dependente Químico ou alcoólatra

1) Lembre-se que o dependente químico nunca foi o responsável pela doença portada e você que é familiar não é responsável pela doença do familiar dependente químico. Você não a causou a doença, você não pode controlar a doença do seu familiar, você não pode curá-la sozinho (nem a família nem o dependente químico ou alcoólatra.

Veja também:

13 EXCELENTES OPÇÕES DE CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO SP DROGAS

20 DESCULPAS PARA INTERROMPER UM TRATAMENTO EM UMA CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO

 

2) Apesar de você não ser o responsável também pela doença da dependência química ou do alcoolismo portada pelo seu familiar, você é responsável pelo seu próprio comportamento sim e pelas suas próprias atitudes realizadas a respeito da doença dele. Você tem sempre a escolha de estar ajudando o seu familiar a evitar o uso de substâncias que afetam a sua mente ou seu humor, através do adequado estabelecimento de limites constante, acolhimento com amor, orientações e tratamentos.

As melhores clínicas de reabilitação de São Paulo você encontra aqui

3) A dependência do seu familiar não é um sinal de fraqueza não, nem de seus entes. Infelizmente, isso pode ocorrer em qualquer família em qualquer lugar do mundo e em qualquer classe social, em qualquer lugar do mundo isto é normal como quaisquer outras doenças reconhecidas pela organização mundial da saúde.

4) Não o ameace jamais, nem o acuse por causa do medo,não moralize os erros de seus passados do seu ente que é dependente químico. Isso apenas tornará você o foco da raiva máxima dele e frustrações do seu familiar dependente químico. Além disso, não ajudará o seu ente a modificar o comportamento destrutivo.

5) Então, não mascare a doença que ele tem não, nem desculpe ou proteja o dependente químico das consequências naturais do seu comportamento destrutivo. Fazendo isso, você se torna o ¨cúmplice¨ ou se quiser chamar de ”complacente” fique à vontade, como preferir, na perpetuação dos comportamentos irresponsáveis, inadequados e destrutivos do Adicto que não está em recuperação (dependente químico ou alcoolista)..

6) Não fique tentando encontrar fatos realizados pelo dependente no passado, como os traumas infantis que ele teve blá blá blá, estresse no TRABALHO por causa disto ou daquilo, problemas com conjugues, para justificar o problema dele com o álcool ou com as drogas. Isso somente promoverá a chancela a pessoa dependente para a manutenção do uso das substâncias psicoativas.

Clínicas de reabilitação de alto Padrão é com a Bella Clinic Clínicas de recuperação / reabilitação

7) Não faça ¨jogos de culpa¨ para o alcoólatra ou dependente. Por exemplo: Dizer que ¨se você realmente gostasse de mim e blá blá blá, você pararia de usar drogas¨, isto realmente não funciona. Culpa não funciona de forma alguma.

8) Não use ameaças jamais como forma de manipulação para tentar corrigi-lo, isso nunca funcionou. Você pode e deve estabelecer limites sim, mas primeiro pense cuidadosamente nesses limites tá! E, então, esteja preparado para ir adiante para aplica-los. Se você não sabe o que falar, é melhor não falar nada mesmo e procurar ajuda profissional, você pode fazer isto com a nossa equipe da Capital Remoções também ou grupos de codependentes como o amor exigente ou o naranon.

9) Não permita que o alcoolista ou o dependente de drogas ¨explore¨ você financeiramente ou

Suítes de alto padrão para o tratamento de dependentes químicos e alcoólatras você encontra aqui!

de qualquer outro modo o uso de drogas dele. Se respeite também.

10) Não ignore jamais as formas de manipulação realizadas pelo dependente químico ou alcoolista recaído. Não estabeleça conluio com o dependente de drogas ou álcool para manter seus segredos sobre o consumo de drogas ou álcool. Isso apenas aumentará a evasão de responsabilidade por parte do dependente ou do alcoolista.

11) Não se esqueça jamais de procurar e manter o seu próprio tratamento sem interrupções. A codependência é extremamente devastadora.

12) Não tente proteger o dependente químico ou alcoolista de problemas comuns que ocorrem normalmente nas famílias em qualquer lugar do mundo.

13) Não promova uma ¨guerra¨, se sinais de recaída estiverem presentes na rotina do dependente químico não. Também não mantenha o silêncio total jamais sobre eles caso você perceba-os. Apenas traga-os à vista bem calmamente e diretamente, sem acusação alguma. Não vamos crucificar ninguém nem julgar.

14) Não fique aguardando somente que o dependente químico ou o alcoolista em recuperação / reabilitação seja ¨legal¨ o tempo todo não, às vezes, ele pode ficar bem irritado, muito triste, ou mau humorado às vezes , sem que isso esteja relacionado ao uso de álcool ou drogas.

15) Além do problema relacionado ao uso e abuso de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas pelo seu familiar dependente químico ou alcoolista, você tem diversos outros problemas para solucionar. Não os deixe de lado para cuidar de ninguém.

16) Não fique viajando pensando que o alcoolista ou o dependente de drogas ilícitas está ¨sarado¨ e nunca mais usará substâncias químicas ou álcool. A  dependência química e o alcoolismo são doenças crônica que requerem tratamento crônico (manutenção diária).

17) Nunca deixe de focar-se em si mesmo não!! Utilize o seu sistema de apoio ao dependente químico ou alcoolista com base no amor, procure por grupos de ajuda como o amor exigente ou o naranon, que são para familiares de dependentes químicos e alcoólatras, eles te ajudarão com certeza a compreender o problema e sua codependência.
(VENCER A CODEPENDÊNCIA E AJUDAR É A META!)

 

Para ter acesso a todas as unidades clique no link abaixo:

Artigos recomendados

Deixe um comentário