Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Grandes passos para se evitar uma Recaída pra quem está em recuperação

Os passos que ocorrem na recaída e como evitá-la você irá a conferir agora aqui na Bella Clinic!

Buscar um tratamento em clínicas de reabilitação em São Paulo para quem tem problemas com vícios de álcool ou drogas ilícitas é um passo extremamente importante no caminho da reabilitação. Mas este é apenas o primeiro passo de muitos sabia? É de extrema importância aprender como evitar uma recaída pra quem está em recuperação, identificando os seus gatilhos e colocando em prática as técnicas de prevenção de recaída, o famoso P.P,R.

Os passos de uma possível recaída pra quem está em recuperação

A recaída é a volta ao uso de substâncias regularmente e algumas vezes de uma forma descontrolada. A psicologia atual afirmou que, em média 25% a 50% dos pacientes voltarão ao uso e ao vício do álcool e das drogas ilícitas dentro de dois anos apenas após um tratamento em uma clínica de reabilitação / recuperação ou não.

A chance do dependente químico ou do alcoólatra voltar a usar drogas novamente diminui consideravelmente quando mais alguém está em recuperação.

Menos de um ano limpo (sóbrio) – 67% de chance

Um ano limpo -50% de chance

Cinco ou mais anos limpo -15% de chance

Uma recaída geralmente ocorre em algumas etapas e é um processo não um evento.

O Tratamento da Dependência química

Recaída Emocional

Durante o estágio emocional o álcool e as drogas ilícitas geralmente não estão sendo utilizadas e o dependente nem sequer pensa nelas sabia? No entanto, as emoções e os comportamentos aprendidos antigamente pré uso estão já começando a emergir, o que geralmente o levará a uma possível espiral descendente. Estes sintomas muitas das vezes coincidem com uma abstinência pós aguda – ansiedades, sentimentos de raiva, fortes alterações no humor do dependente, hábitos muito ruins alimentares, insônia não pedir ajuda pra nada, etc…

Mental

No estágio mental de uma recaída do dependente químico, há um conflito interno acontecendo e seu cérebro geralmente está lutando contra si próprio. Uma parte do dependente químico quer fazer o uso do álcool ou da droga ilícita, neste estágio de conflito interno (guerra) você quer muito usar a droga ou o álcool de novo. Os sintomas quase sempre incluem glamorizar o seu uso passado , pensar e por muitas das vezes até mesmo planejar a volta ao uso das substâncias psicoativas, até mesmo mentir e voltar a andar com usuários (más companhias) etc…

Física

No estado físico da recaída do dependente químico ou alcoólatra, o confronto mental terminou e você decidiu usar drogas ou álcool novamente. O estágio físico envolve dirigir até uma loja de bebidas ou um bar, balada etc..

A prevenção a recaída (P.P.R.) utiliza uma abordagem cognitiva comportamental para identificar e prevenir estas situações de risco de recaída do dependente em que iria ocorrer uma recaída. Terapia cognitiva comportamental é o reconhecer de que poderá haver alguns comportamentos que levam a pessoa a voltar ao uso de substâncias que alterem sua mente ou humor, não através do pensamento racional, mas do ambiente ou de possíveis estímulos externos e in ternos. A prevenção da recaída é um componente muito importante do processo do tratamento do álcool e das drogas totalmente indispensável!

Um programa de prevenção de recaída (P.P.R) é uma parte integrante dos melhores programas de tratamentos de dependência química e alcoolismo. Este programa de prevenção ajuda os dependentes químicos ou alcoólatras a identificarem os pensamentos, sentimentos e comportamentos que fazem com que eles voltem a hábitos antigos do ré uso de drogas e ensina como controlá-los. O dependente pode usar isso como uma caixa de ferramentas de prevenção.

Reuniões

Um grupo de auto ajuda por ex: N.A. ou A.A São ferramentas valiosíssimas no tratamento da dependência química e serve para qualquer fase do processo. A participação em uma reunião de ajuda pode fornecer todo o suporte, bem como novas estratégias anti recaídas.

Sessões de terapias individuais para dependentes químicos e alcoolistas com psicólogos e psiquiatras

Seja ele individual ou até mesmo em grupo, o aconselhamento diário ou semanal com certeza vão ajudar a manter um dependente químico ou alcoólatra recém sóbrio no caminho certo e ajuda-los a se manterem em um caminho certo se comprometendo com a recuperação / reabilitação física, mental e espiritual.

Patrocínio de alguém próximo ou não

Um patrocinador que tenha experiência é alguém que o dependente químico ou alcoolista pode se relacionar e assim ajudando o dependente a identificar seus gatilhos e comportamentos que possam leva-lo ao uso de drogas.

Exercício físico regular

Atividades físicas vão ajuda-lo com certeza a queimar os excessos de energia e assim melhorar a saúde mental, física e espiritual do dependente químico.

Yoga, meditação e artes marciais, entre outros esportes podem lhe dar clareza e tranquilidade para ajudá-lo a se concentrar  melhor em sua recuperação.

Além de identificar os seus gatilhos e fornece-lo diversas ferramentas para a sua recuperação, os programas também ajudam a organizar toda a sua vida.

Programas de prevenção de recaídas para dependentes químicos e alcoólatras oferecem também terapias para os familiares para que você possa começar a construir novos relacionamentos com aqueles que foram mais prejudicados pelo seu uso abusivos de álcool e drogas.

Aconselhamentos e terapias ajudam a identificar se há outras doenças mentais subjacentes que afetam seus vícios. O departamento nacional de pesquisas econômicas relata que existe um conexão definitiva entre a doença mental e o uso de drogas que causam dependências. Depressão profunda ou não, ansiedade, transtorno bipolar e estresse pós-traumático são doenças mentais bem comuns por trás dos vícios de drogas e álcool também.

Os programas também ajudam o dependente químico ou alcoólatra a terem uma vida sóbria e a construírem uma nova vida limpa depois de enfrentarem os vícios. Eles podem ajuda-los a desenvolverem diversas habilidades e encontrarem um novo emprego.

Lembre-se que uma recaída não é o fim de tudo não viu,  e nem é o fim de sua recuperação / reabilitação; é apenas uma simples bifurcação na longa estrada da recuperação / reabilitação. É natural que qualquer alcoólatra ou adicto dependente de substância queira usar novamente. Muitas pessoas experimentam uma, mas isso não significa que a sobriedade a longo prazo seja impossível de se alcançar também não.

Artigos recomendados

Deixe um comentário