Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Método de Tratamento utilizado nas clínicas de reabilitação  recuperação da Bella Clínic – Clínicas de reabilitação em São Paulo e Região

Metodologia de Tratamento das nossas unidades

1ª Etapa do tratamento

Aspecto Físico da doença, desintoxicação e adaptação ao convívio; conhecimento do programa; Reeducação alimentar, bem como aspectos físicos fragilizados pelo motivo do uso compulsivo da droga e do álcool também.

2ª Etapa do tratamento

Aspecto psicológico da doença da dependência química (autoconhecimento de seu eu interior e de sua doença) Terapias e psicologia aplicada.

3ª Etapa do tratamento

Aspecto Espiritual que é um dos mais importantes no tratamento (valorizar as pequenas coisas e desta maneira valorizar a vida) Fé em um poder superior  maior que nós e que nossa doença.

Os princípios fundamentais que regem nossas clínicas de recuperação / reabilitação em SP são: O AMOR, DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE, ESPIRITUALIDADE, LIBERDADE e TRABALHO, visando à melhoria da qualidade de vida do dependente e sua família.

A Dependência Química e o alcoolismo são doenças: progressiva, incurável e fatal, logo a reabilitação (recuperação) é progressiva, contínua e traz vida em plenitude. Não existe uma cura, médico ou remédios, pois ela é incurável. O que podemos fazer é tratar e estacionar. O modelo de internação que seguimos é o de conscientização. Baseado na filosofia de doze passos de Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (N.A.), estamos alcançando excelentes resultados.

Oferecemos ao residente (paciente), dentro de nossas dependências clínicas o programa de doze passos, espiritualidade, terapia racional emotiva, programa de prevenção a recaída, arte terapia, vídeo terapia, laborterapia, atendimento psicológico individual e em grupo, quatro refeições diárias e demais necessidades para a recuperação do interno.

Atividades Terapêuticas das nossas clínicas de recuperação

Espiritualidade

Realizada por muitas das vezes após o café da manhã é a primeira reunião do dia. Com diversos louvores no início da reunião, depois é lido um capítulo da Bíblia Sagrada e aberto para que o grupo comente ao término o facilitador da reunião faz as considerações finais e cantamos novamente pedindo ao nosso poder superior (DEUS) orientação em nosso dia. Sempre sem pregar religião, apenas a palavra.

Reunião de sentimentos:

Esta reunião tem por objetivo principal, fazer com que o residente partilhe os sentimentos identificados no decorrer do dia. É muito importante esta reunião de partilha, pois o residente aprende a identificar e expressar seus sentimentos, tornando-se conhecido para o restante do grupo, e ouvindo sua própria voz falando de si. Este também ouve as individualidades do outro. Tudo isso com a possibilidade de ouvir algum retorno dos companheiros (outros pacientes). O retorno é uma forma de avaliação também, e de ser ajudado por parte dos companheiros aos sentimentos que vive o partilhador, sempre com intuito de crescimento na recuperação. É através dos retornos que os companheiros, a partir de suas experiências sugerem alternativas. Sempre quando alguém partilha seus sentimentos, eles coincidem com os sentimentos de outros companheiros ali presentes, formando-se assim, elos de união e objetivos em comuns.

Psicoterapia Individual :

Este atendimento possibilita com que o paciente de nossas clínicas entre em contato com suas dificuldades e consiga alternativas viáveis ao seu equilíbrio emocional, promovendo o desbloqueio de núcleos de conflitos que geram situações tensionais. Propicia um espaço de reflexão, buscando estratégias de enfrentamento para situações de risco, tão necessárias na vida de um dependente químico e do alcoólatra.

Reunião de 12 Passos (N.A . e A.A. :

Reuniões ministradas sempre com o objetivo de oferecer aos residentes (pacientes da clínica), aprendizado e reflexão sobre os passos, princípios espirituais e toda a literatura de Narcóticos Anônimos.

Laborterapia: (Terapia do Trabalho)

Atividade realizada no período da manhã. Nossos objetivos com a Laborterapia, além da “não ociosidade”, são inúmeros; por exemplo: Trabalhar os sentimentos (mágoa, orgulho, frustração, perda, raiva, amor, etc.);

  • Descobrir e desenvolver habilidades pessoais;
  • Elevar sua autoestima;
  • Produzir, tendo a possibilidade de ver o fruto da produção;
  • Aceitar is limites e regras; Ter disciplina;
  • Perceber suas responsabilidades e executá-las;
  • Assimilar a ajuda mútua;
  • Desenvolver percepção e a preocupação com o outro;

Concentração e Atenção;

  • Desenvolver a noção de começo, meio e fim de uma atividade ;
  • Aprimoramento de conduta e de caráter;
  • Organização, Reabilitação física, entre outros.

* Os trabalhos são executados em grupos, divididos e individualmente também.

TRE – Terapia Racional Emotiva:

São as reuniões semanais que ensinam os nossos pacientes a como lidar com os sentimentos. Estudamos: A Raiva, A Vergonha, Rei Bebê, O Luto, Pensamento Destrutivo e outros temas. Estes estudos são muito importantes na recuperação / reabilitação de dependentes químicos.

P.P.R – Programa de prevenção a recaída:

Essa reunião é extremamente importante, mostramos para os residentes (pacientes) algumas ferramentas que devem ser utilizadas após o período de internação. São os “EVITES E OS PROCURES”. EX: PROCURE um hobby, ir à sala de anônimos,uma religião, novas amizades, etc. EVITE velhos amigos, antigos hábitos, velhas ideias, etc.

Observação: Se o paciente trabalha registrado ou trabalhou nos últimos 12 meses registrado em carteira ou paga o Carnê do INSS, nosso Psiquiatra emite um laudo com CID da Doença (Dependência Química D.Q.) que vai do F 10 ao F 19 e conseguimos dar entrada no Auxílio-doença para todos os nossos Pacientes das clínicas de reabilitação / recuperação em São Paulo e região.

Artigos recomendados