Central de atendimento

11 96422-1200

24h

*Internação involuntária

*Internação voluntária

Fotos:

O Tratamento para dependentes químicos em uma clínica de reabilitação / clínica de recuperação como funciona?

O tratamento em uma clínica de reabilitação/ recuperação funciona da seguinte forma é dividido em 3 etapas para garantir a efetividade e segurança nos resultados esperados: a recuperação sólida!

1 – primeira etapa (tratamento em uma clínica de reabilitação)

Nessa primeira etapa do tratamento são considerados os métodos para reabilitar os aspectos físicos dos pacientes,

O foco do tratamento nessa fase é a desintoxicação que acontece nos primeiros dias, nesse período crítico onde o paciente requer de muita atenção.

A ajuda também deve ser com relação a reeducação completa alimentar que pode acontecer de forma a inserir nutrientes, sais minerais e vitaminas a alimentação dos dependentes químicos, que tiveram sua alimentação prejudicada por essa doença.

Nessa primeira fase também está o período de adaptação dos pacientes a clínica de reabilitação, conta com o acolhimento da equipe e dos companheiros, e começa a aderir ao tratamento.

2- segunda etapa – tratamento da dependência química em uma clínica de reabilitação / recuperação

Na segunda etapa o objetivo é tratar o psicológico e emocional. Nesse momento, portanto, eles conhecem o programa de recuperação e começam a se adaptar a ele gradativamente.

É portanto nesse período que começa o tratamento do Aspecto psicológico mental e emocional, o que possibilita autoestima, e são tratadas então as características que provocaram a dependência emocional,

Onde são trabalhados alguns comportamentos e pensamentos além de por exemplo autoconhecimento, além de orientações sobre a doença como um todo, além de reconhecimento de perdas e danos, o tratamento consiste em Terapia e também psicologia.

3- terceira Etapa – o tratamento da dependência química

Essa é a etapa onde o tratamento que consiste principalmente em atenção ao Aspecto Espiritual, o foco aqui então é de recuperação

durante o uso, de drogas e álcool os dependentes químicos ou alcoólatras se afastam desses valores, aqui a proposta é fazer um resgate desses valores.

O principal objetivo no entanto é o de valorizar as pequenas coisas do dia a dia e desta maneira valorizar a vida, reconhecendo valor nas coisas simples, Fé em um poder superior – Deus.

Os pilares de sustentação básicos e fundamentais de nossa filosofia em nossas instituições de reabilitação / recuperação em todo o Brasil de forma geral são:

O AMOR, A DISCIPLINA, A RESPONSABILIDADE, E A ESPIRITUALIDADE, JUNTOS A VALORES COMO A LIBERDADE e O TRABALHO,

Com o objetivo fundamental de promover uma melhoria da qualidade de vida do dependente químico e alcoólatra e também de sua família, durante e consequentemente após o tratamento.

A doença da Dependência Química infelizmente é incurável, e além de ser progressiva e fatal, pode trazer inúmeros prejuízos ao dependente químico/ alcoólatra no decorrer do uso.

A doença no entanto pode afetar também, inclusive todas as áreas da vida do dependente químico ou alcoólatra e de todos a sua volta, atrapalhando inclusive convívio social, portanto a recuperação não poderia deixar de ser também complexa

A recuperação / reabilitação deve ser feita de forma contínua, responsável e trazer vida em total plenitude em todos os aspectos atingidos.

Essa doença (dependência) é caracterizada por não possuir uma cura para essa doença, infelizmente, não há nenhum recurso como por exemplo médico ou remédios, pois ela é incurável. O que podemos fazer portanto é:

O Tratamento deve ser de uma forma ampla e contínua cuidando de todos os aspectos afetados (social mental psicológico emocional e físico) acima de tudo estacionar a doença de uma vez através da abstinência total da substância

O modelo da internação para dependentes químicos mais frequente ao qual usamos, e é o mais comum em uma clínica de recuperação / reabilitação para dependentes químicos em São Paulo e em todo Brasil que seguimos é o de conscientização e orientação.

O tratamento mais adequado portanto ao qual tem como base a filosofia de 12 passos de Alcoólicos Anônimos e 12 passos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA), desse modo, estamos alcançando excelentes resultados a longo e curto prazo, com baixa reincidência.

oferecemos também aos nossos pacientes que se encontram em uma clínica de recuperação / reabilitação internados, dentro de nossas dependências, o programa de 12 passos, espiritualidade ecumênica diariamente, terapia racional emotiva, terapia cognitiva comportamental

Além de um programa de prevenção a recaída repleto de informações e orientações que pode ser mais conhecido como P.P.R., é muito útil no tratamento de dependência química e no final dele.

Conta ainda com terapias como a arte terapia, vídeo terapia, laborterapia, atendimento psicológico individual e em grupo, quatro a cinco refeições ao dia, dependendo da unidade.

Além de por consequência atender a todas as demandas para a recuperação / reabilitação do interno da clínica de forma segura e de confiança.

AGENDE UMA VISITA A UMA CLÍNICA DE REABILITAÇÃO, É MUITO SIMPLES! É SÓ NOS LIGAR 24 HORAS 7 DIAS NA SEMANA!

As Atividades Terapêuticas Em uma Clínicas De Reabilitação Em São Paulo e ao redor do Brasil

1- Como funciona a Espiritualidade em uma clínica

Ela não deve pregar uma religião esse é o princípio básico, de uma forma geral, e, sempre feita de forma Ecumênica

Pode ser realizada, na maioria dos casos, após o café da manhã, ou em outro período da manhã, sendo a primeira reunião que acontece no dia em nossas unidades de reabilitação.

São entoados então, alguns louvorese cânticos no início da reunião em seguida, geralmente é lido um capítulo da Bíblia, e por fim é aberto para que o grupo comente o que entendeu daquele momento, daquela palavra.

ao final dessa reunião, então, o facilitador que é quem conduz a reunião, (coordenador terapêutico ou terapeuta) faz as suas considerações finais e cantamos então, novamente pedindo a Deus orientação e sabedoria em nosso dia.

A Reunião de sentimentos – desabafar importante no tratamento – tratamento da dependência química é do alcoolismo

Esta é uma das reuniões mais importantes de um centro de reabilitação que tem como o objetivo principal fazer com que o dependente químico partilhem entre si de forma honesta e sem julgamentos os sentimentos que podem ter sido identificados no decorrer do dia.

É de suma importância que seja feita esta reunião de partilha, nas clínicas de recuperação pois é nesse momento então que o paciente aprende a reconhecer e a expressar seus sentimentos, tornando-se conhecido para o restante do grupo, e dessa forma, ouvindo

A sua própria voz falando de si mesmo. Este por sua vez também ouve as individualidades de cada um que podem ser de todos e isso gera uma série de benefícios como o auto perdão e ajuda mútua estabelecendo um ambiente de confiança

E o mais importante, é que tudo isso com a possibilidade de desenvolver escuta ativa, onde ouvir um retorno dos outros residentes / internos facilita e favores alem de poder ser bem valioso e agregar valor ao tratamento

O retorno dessas partilhas, de maneira geral, é uma forma de avaliação, e de ser ajudado, por parte dos outros pacientes de maneira geral, aos sentimentos que vive quem partilha, com o intuito

de crescimento e também de um amadurecimento profundo em todas as áreas, na recuperação / reabilitação. É através dos retornos que os companheiros, a partir de suas experiências sugerem alternativas e possibilidades de sentir alegria e prazer

Sobretudo, quando alguém consegue partilhar os seus sentimentos a partir dessa reunião, eles geralmente coincidem com os sentimentos de outros companheiros que ali estão presentes, formando então, elos de união e objetivos comuns garantindo ambiente de confiança e ajuda mútua estabelecida.

A Psicoterapia Individual (P.I) :

Este é o atendimento mais comum nas clínicas de recuperação e fora delas também.

Muito comum continuar com psicoterapia individual quando o tratamento terminar, ela possibilita que o dependente químico entre em contato com suas dificuldades, tirando as dores, sem máscaras e consiga alternativas viáveis para alcançar o seu

equilíbrio emocional, e dessa forma , promover uma espécie de desbloqueio de núcleos de conflitos que podem gerar situações que são tensionais e podem ser arriscadas para a recuperação.

Proporciona ainda um ambiente de reflexão diária, encontrando gatilhos, também buscando inclusive estratégias que a longo prazo podem ser de enfrentamento

para situações perigosas, arriscadas e consideradas preocupantes, tão necessárias na vida de um dependente químico / alcoólatra, de forma geral.

A Reunião de doze Passos de A.A e N.A.:

Essas são as reuniões muito tradicionais nas clínicas de reabilitação, onde geralmente são ministradas pelos próprios internos com mediação de alguém diariamente com o intuito de oferecer aos residentes, um aprendizado e reflexão sobre os passos, princípios espirituais e toda a literatura de Narcóticos Anônimos (N.A.).

A Laborterapia- a Terapia Ocupacional – o valor do trabalho na reinserção de pacientes dependentes químicos e alcoólatras em uma clínica de reabilitação.

Essa é a atividade que traz muitos valores de maneira geral para a recuperação dos dependentes químicos é geralmente realizada no período da manhã também, seus resultados podem ser incríveis.

Nossas principais metas, com a inserção da Laborterapia no tratamento da dependência vão além da “não ociosidade diária”, são

Incalculáveis, como por exemplo, trabalhar todos os sentimentos dos pacientes de forma geral: exemplo – como a: mágoa, o orgulho, a frustração, perdas em geral, raiva, amor, etc.);

• Descobrir além de desenvolver habilidades que às vezes nem sabe que existem
• Elevar também sua autoestima, muitas vezes prejudicada pela dependência química e pelo alcoolismo
• Promover sobretudo o autoconhecimento e trabalhar auto suficiência entre outros
• Produzir algumas coisa tendo a possibilidade de ver o fruto da produção e elevar a sua autoestima, se sentir ativo (se sentir útil);
• Aceitar todos os seus limites e as regras de forma geral
• Ter também disciplina alem de responsabilidade, em tudo que fizer não só nas atividades da clínica
• Cumprir com todas as suas responsabilidades diárias, reconhecendo-as como importantes e sentindo alegria nisso
• Assimilar a ajuda de todos e contribuir com os colegas que passam pelo mesmo problema que ele
• Passar ainda por uma uma percepção e a preocupação com o outro também- chamamos de Egocentrismo trabalhado

Desenvolver inclusive a Concentração e a Atenção

• enfatizar também uma noção de começo, meio e fim em uma atividade e poder acompanha-la até a resolução final sem interrupções
• Aprimorar contudo a conduta de caráter e sentimentos dos dependentes
• Organizar além – a Reabilitação física, e emocional, social, entre outros benefícios que essa terapia pode trazer no tratamento.

  • Os trabalhos serão executados sempre em grupos e individual, de forma geral.

A TRE ou a chamada Terapia Racional Emotiva:

Essas sao as nossas reuniões semanais, dependendo da clínica de recuperação, podendo acontecer mais de uma vez na semana, o objetivo é ensinar como lidar com os seus sentimentos. Estudamos: Raiva, Vergonha, Rei Bebê, O Luto, Pensamento

Destrutivo, e como por exemplo as variações de humor muito comum em dependentes químicos e outros temas sobre a dependência química e alcoolismo.

Estes estudos, são entretanto, muito importantes sempre para a recuperação / reabilitação de dependentes químicos e alcoólatras

(P.P.R) – O Programa de prevenção a recaída- O programa mais importante do tratamento – as estratégias para evitar as possíveis recaídas.

Essa reunião é muito importante no tratamento da dependência química e do alcoolismo, muito útil, e geralmente é utilizada na maioria das clínicas de reabilitação que realmente

se importam com os pacientes, mostramos o programa de prevenção à recaídas para os dependentes químicos e alcoólatras diferentes recursos que podem dar uma grande ajuda, utilizadas após o período de internação.

São os “EVITES E OS PROCURES”. EX: PROCURE um hobby, ir por exemplo, ir à sala de narcóticos ou alcoólicos anônimos, ou então começar um novo curso, por exemplo

Começar um esporte é uma alternativa , frequentar uma religião que lhe agrade, viajar e conhecer novos lugares e fazendo novas amizades, etc. EVITE velhos amigos da ativa, velhos hábitos, velhas ideias, e coisas que não são muito bacanas etc.

Fique ligado!: Se o paciente trabalhar atualmente registrado quando da internação de dependentes químicos, ou trabalhou nos últimos 12 meses registrado em carteira ou paga o Carnê Da previdência social / INSS

O Psiquiatra emiti portanto um laudo onde encontra-se o CID especial da Doença (Dependência Química) que vai do F 10 ao F 19 e então dessa forma conseguimos dar entrada no Auxílio-doença, benefício para todos os nossos Pacientes sem exceção.

Somos então um grupo especializado no encaminhamento de dependentes químicos e alcoólatras para clínicas de reabilitação / recuperação e tratamentos alternativos, para pessoas que sofrem com consumo de drogas e álcool.

Entre em contato agora com um de nossos consultores nesse momento e converse conosco para conhecer um pouco mais do nosso trabalho

Conheçam mais ! unidades Masculinas, Femininas , para idosos e/ou para Adolescentes também clicando aqui

Artigos recomendados