Central de atendimento

11 96422-1200

24h

ATIVAR O MODO FÁBIO ASSUNÇÃO – DEPENDÊNCIA QUÍMICA

A dependência química é uma doença, ao qual pode ser fatal além de ser progressiva, nada mais é do que uma condição física e psicológica causada pelo consumo constante de substâncias psicoativas.

Desde que a dependência química do ator Fábio Assunção se tornou pública, seu nome foi associado de forma pejorativa ao uso de drogas e curtição inconsequente.

No entanto devemos nos questionar, até que ponto isso é uma brincadeira sadia? Modo Fábio Assunção!

Ativar o modo Fábio Assunção, é o mesmo que deslegitimar a luta das pessoas que sofrem com a dependência química?

A pouco tempo atrás, o cantor Gabriel Bartz e a banda Lá Furia lançaram uma música chamada “Fábio Assunção”, na música em questão, eles falam sobre passar a noite de maneira inconsequente, encher a cara

e, figurativamente, assumir a personalidade do ator.

Essa música, que vinha como uma promessa de hit de carnaval nesse ano de 2019, se tornou um meme (piada) muito popular

E a circulação na internet, foi rápida, no entanto, ninguém nunca assume os riscos e fala sobre a gravidade de fazer desse uso de drogas algo comum.

Essa normalização e glamourização da dependência química pode ser muito nociva.

Apesar de parecer uma brincadeira inocente, esse tipo de humor além de tudo desmerece a luta diária de muitos dependentes químicos.

Ao ver isso, o ator, Fabio Assunção, que até então nunca tinha se pronunciado a respeito desse tipo de brincadeiras, utilizou suas redes sociais para se manifestar.

Fabio disse não endossar essa glamourização com o sofrimento de quem passa pela dependência química, disse ainda se preocupar com quem passa por esse problema, disse ele:

“Eu não endosso, de maneira nenhuma, essa glamourização ou zoeira com esse sofrimento. Minha preocupação é com você que sente na pele a dor e a complexidade dessa doença.

Minha vontade é que você sempre tenha um diálogo aberto, encontre um lugar de afeto com sua família, seus amigos e com a sociedade brasileira. E assim merecer respeito e direito a um tratamento digno. ”, disse então, Fábio Assunção.

A DEPENDÊNCIA QUÍMICA – ATIVAR O MODO FÁBIO ASSUNÇÃO

tratamento da dependência química
Dependência química

A Dependência química assola milhões de famílias ao redor do mundo.

O dependente químico sofre com o uso, faz as pessoas que o amam sofrerem junto, e todos adoecem.

Há muitas dores nesse processo, no uso, os dependentes perdem a noção de seus atos, sobretudo no que diz respeito a coisas e situações importantes da vida humana.

A destruição é inerente, todo mundo sofre muito, os comportamentos mudam, os pensamentos mudam e parece que o sofrimento nunca vai ter fim.

A triste notícia é que não há uma cura para essa doença, no entanto, a abstinência pode ser a salvação para estabilização da doença.

Somente sem usar drogas, os dependentes químicos conseguem estacionar a doença, tratar os gatilhos e recuperar a sanidade.

A doença – ATIVAR O MODO FÁBIO ASSUNÇÃO

é progressiva, ou seja, quanto mais tempo o dependente fizer uso, mais doente ele estará (mais dependente e consequentemente mais agravos em seu estado físico e psicológico.

Com essa frequente utilização das drogas e álcool, o corpo se torna cada vez mais dependente da mesma,

E dessa forma, apresenta como consequência sintomas que afetam todo o sistema nervoso.

Outros problemas podem aparecer em decorrência desse uso, e, endeusar esse comportamento pode ser nocivo e perigoso.

O tratamento da dependência química deve ser explorado, a doença deve ser tratada como tal e as pessoas não devem

Ter vergonha de conversar sobre ela, sobretudo no que diz respeito às suas dores e como podem melhorar esses aspectos.

Esse tabu deve ser quebrado e a sociedade deve olhar para esse problema como um caso de saúde pública.

Afinal, cada vez mais jovens estão embarcando nesse mundo sombrio, e, as nossas autoridades não fazem nada a respeito.

Os pacotes de políticas antidrogas não têm alcançado marcas relevantes, em contrapartida, o tráfico domina cada vez mais a sociedade.

E o que vemos cada vez com mais frequência são sociedades a beira do colapso social, em uma guerra fria entre a doença e a sanidade.

No entanto, o que se vê hoje é cada vez mais um fomento ao uso de drogas, sem contar o incentivo ao consumo de álcool

Que é feito de forma totalmente irresponsável, propagando seu consumo, sem nenhum interesse ou política pública de prevenção, na contramão da responsabilidade.

 Cada vez mais famílias são destruídas e ao invés de lutarmos contra, enriquecemos um sistema que favorece o consumo

E propaga sem nenhum pudor, fortalecendo discursos de que drogas e álcool servem para momentos de alegria, comemoração, empoderamento e coragem.

A REAÇÃO

Em decorrência disso, o ator Fábio Assunção entende a importância de usar um marketing reverso em meio a esse caos.

Fabio entende que a sua presença e alcance podem ajudar nessa luta, para mostrar que existe toda essa realidade por trás do uso das drogas.

Diz Fábio: “15% das pessoas no mundo tem problemas de adicção, isso é, muita gente sofrendo por não conseguir controlar suas compulsões

E eu acho importante relembrar a todos que isso não está escrito em nenhuma certidão de nascimento.

Todo mundo começa do mesmo jeito: achando que tudo bem, mas pode não terminar tudo bem. ”

Portanto, em decorrência desse fato Fábio Assunção, em parceria com esses cantores, resolveram dar um propósito maior para essa brincadeira de mal gosto.

Com a preocupação em ajudar a essa causa e poder ajudar quem realmente precisa de ajuda ao invés de um processo judicial, todo o valor arrecadado

Com a música

foi e ainda é hoje doado para instituições que cuidam e tratam de dependentes químicos, de maneira geral

Ao final de sua fala, Fabio Assunção relembra ainda que “não somos super-heróis. Cuide de você, além disso, cuide de quem você ama, cuide dos seus amigos nas festas.

Seja uma pessoa responsável. Lembrem que o Fabão aqui respeita a zoeira, ama a brincadeira, mas quer vocês bem e  sobretudo vivos! Fortes, felizes e conscientes de seus atos e de suas vidas. ”

Com essa atitude do ator, certamente não tem interesse em buscar transformar o mundo em um lugar careta, ou criticar uma zoeira qualquer

Muito pelo contrário, a glamourização da dependência química é real e olhar para isso com respeito e empatia pelas pessoas que passam por isso

Não significa sustentar um discurso antidrogas, ou sobretudo, discutir por qualquer coisa, mas sim se atentar para um problema sério de saúde pública e

Que tem tomado proporções enormes, por falta de responsabilidade e cuidados.

Fatores emocionais – DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Além dos problemas relacionados à dependência por si só, pessoas que sofrem ainda mais com isso

E também acabou por enfrentar uma barreira gigante por parte da sociedade.

PROBLEMA COM ÁLCOOL E DROGAS? ENTRE EM CONTATO CONOSCO AGORA MESMO! AS MELHORES OPÇÕES DE TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

5 ALTERNATIVAS DE TRATAMENTOS PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

A discriminação, existe um hábito muito grande que consiste em desumanizar usuários de drogas, como se a adicção fosse o resultado de fraqueza, desvio de caráter ou falha moral.

No entanto, vale lembrar que existem muitos fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver a dependência química,

Alguns fatores como por exemplo, abandono parental, desequilíbrios emocionais, baixa autoestima,

Necessidade de ser aceito em algum determinado grupo, além de insegurança,

influências externas e aspectos familiares, aspectos da infância.

Algumas características comuns de pessoas dependentes químicas, confira:

  • Indivíduos ao qual os pais foram ausentes e que eram compensados com bens de valor como presentes, crianças que cresceram com a ideia de que coisas externas são capazes de suprir seu vazio emocional;
  • Pessoas cujos pais também eram usuários de drogas ou álcool, e desenvolvem os mesmos padrões comportamentais ao longo do tempo.
  • Àqueles ao qual não tiveram muitos limites durante a sua criação, sobretudo na infância. Esse fator pode causar muita dificuldade para lidar com frustrações, como resultado, é possível encontrar pessoas que crescem com o comportamento de buscar prazer a qualquer custo;
  • Crianças que de certa forma foram rejeitadas, e que acabam desenvolvendo compulsões e vícios na necessidade de se sentirem aceitas;
  • Algumas pessoas que não conseguem lidar muito bem com as suas emoções, e encontram nas drogas (ou em qualquer outra compulsão) uma forma de fugir do seu mundo interior.

Por isso, dentro ou fora de uma clínica de reabilitação, o tratamento principal para sanar o consumo

De drogas e de álcool tem a ver com o cuidado psicológico e acompanhamento emocional.

Primeiramente, para vencer a luta contra as drogas é importantíssimo cuidar do seu emocional, afinal,

Como o próprio ator Fábio Assunção disse, existem muitas pessoas por aí que sofrem muito por não conseguir controlar essas suas emoções e, consequentemente, suas compulsões.

Ativar o modo Fábio Assunção deve ser, tomar atitudes do bem assim como o ator fez e compreender que a dependência é uma doença perigosa.

Usar drogas para tapar buracos, sobretudo no que diz respeito aos vazios é um risco, vale lembrar, portanto, que a inteligência emocional

é um fator colaborativo no tratamento de álcool e drogas.

Somos o Grupo Bella Clinic, especialista em encaminhamento à clínicas de reabilitação, trabalhamos com tratamento personalizado, são mais de

duzentas opções em SP e em todo o Brasil, entre em contato agora mesmo com a nossa central de atendimento e saiba mais.

Artigos recomendados