Como encontrar a melhor clínica de reabilitação em São Paulo é a dúvida da maioria das pessoas, por isso, criamos esse conteúdo

para que você entenda como e quando começar a procurar pelo tratamento da dependência química

PARA CONHECER NOSSAS OPÇÕES DE TRATAMENTO ACESSE AQUI

Clínicas de reabilitação em São Paulo – Clinica de recuperação em SP Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras em quase todo o Brasil, as melhores clínicas de reabilitação

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona o tratamento, quais as formas de internação para dependentes químicos, quem pode fazer.

Por isso criamos um post exclusivo com conteúdo explicativo e detalhado sobre como funciona esse tipo de tratamento.

Comecemos pela doença:

A dependência química é uma doença, considerada assim pela Organização Mundial da Saúde.

Tem por característica agravos sérios em todas as áreas da vida do dependente químico e sobretudo de sua família.

As pessoas tem vergonha de falar a respeito, criaram-se tabus associando a doença a uma série de defeitos morais, violência e segurança pública.

O fato é que a dependência é um problema de saúde pública que assola milhares de famílias ao redor do mundo,

Independente da situação em que se encontra o dependente químico, vale lembrar que é importante ter atenção

e sobretudo, tratar de alguma forma. A internação para alcoólatras e dependentes químicos é apenas uma das alternativas

disponíveis no mercado de tratamentos, é no entanto, ainda a opção mais viável para tratar de maneira completa os dependentes químicos.

Isso se dá pois as clínicas de reabilitação em São Paulo e em todo o Brasil tem foco em todas as áreas, não excluindo nenhuma delas.

A dependência química é uma doença que atinge as áreas emocionais, físicas e psicológicas dos dependentes químicos.

Por isso estar em um ambiente que garanta segurança, confiança e tratamento em todas essas áreas é essencial

para obter sucesso na reabilitação dos pacientes.

A Doença – clínica de reabilitação em São Paulo

A doença da dependência química como já mencionamos, atinge milhares de pessoas ao redor do mundo.

Tem por característica ser uma doença incurável, progressiva e fatal. Quanto mais tempo o dependente estiver em uso

mais prejuízos ele acumula sobre a sua doença, trazendo baixa auto estima, tristeza, depressão, destruição familiar.

além de todos os problemas sociais que essa doença pode trazer, como por exemplo, pequenos furtos, afastamento social, isolamento, entre outros.

O grande problema das drogas é um mal que assola todas as nações, cada vez mais políticas anti-drogas são criadas

com intuito de tratar e minimizar os impactos que essa doença causa.

Muitas pessoas tem procurado por tratamento através das clínicas, pois ainda com os avanços da medicina

e das terapias alternativas, não foram criados recursos que sejam equivalentes ao tratamento em uma clínica

isso se dá pois as clinicas fornecem, de maneira geral, um tratamento amplo e abrangente, que agrega técnicas terapêuticas a medicamentos e orientação

a psicologia tem grande parte na construção dessa recuperação sólida, dado ao incentivo ao autoconhecimento, reconhecimento

de gatilhos, causas, problemas maiores que essa doença possa trazer não só a eles mesmo como a toda sociedade.

O Fomento do governo federal, engaja a prática da internação como forma efetiva de tratamento para dependentes químicos.

Hoje a internação pode ocorrer de duas maneiras: Através de internação voluntária e internação involuntária.

A internação involuntária deve acontecer quando o paciente por si só não consegue mensurar as perdas e danos, além de oferecer riscos

a ele mesmo e aos demais que estão ao seu redor.

Deve acontecer em unidades efetivamente licenciadas para atender essa demanda.

O Ministério Público deve ser avisado com até 72 horas após a internação.

Familiares consanguíneos são os responsáveis por efetuar essa internação, na ausência desses, a solicitação pode ser feita

sobretudo por profissionais da área da saúde.

Leia ainda:

O que é droga? – Clínica de recuperação em São Paulo

Em nossa rotina, por exemplo, muitas vezes usamos alguns medicamentos ou remédios para as mais variadas doenças.

Por exemplo, os problemas cardíacos, infecções, diabetes, simples dores de cabeça, entre outros.

Para o senso comum, as pessoas em geral, essas substâncias são chamadas drogas.

No entanto, existem outros significados para a palavra droga. Aqui, por exemplo, usaremos a seguinte definição:

Droga é caracterizada por ser qualquer substância que ao ser consumida, altera o comportamento do indivíduo e sobretudo o induz a auto-admnistração

Isso significa que, o indivíduo que usou vai querer usar novamente.

Então, dessa maneira, o número de drogas em que pensamos segundo essa definição é bem menor do que a definição anterior

Isso acontece, pois, os remédios de modo geral não provocam a vontade no indivíduo de repetir o uso.

As drogas que se enquadram nessa definição categórica e a qual vem ao caso falarmos aqui são portanto o álcool, cigarro, maconha, cocaína, heroína, LSD

só para ilustrar.

Essas drogas, no entanto, infelizmente são cada vez mais usadas hoje em dia, e os problemas provocados, oriundos desse consumo, são cada vez mais graves, em todo o mundo.

Sobretudo, o uso de algumas dessas drogas é permitido, o que chamamos de drogas lícitas como o álcool e o cigarro, por exemplo.

As outras drogas, como maconha e cocaína, por exemplo, não são permitidas por lei (são as drogas ilícitas, de fato).

Classificação de drogas e outros conceitos

As drogas supracitadas podem ser classificadas de acordo com o que produzem e os seus efeitos predominantes no cérebro.

A maioria das drogas acima, portanto, é derivada de plantas encontradas na natureza, como por exemplo, a maconha ou então a cocaína, a heroína e a nicotina.

É claro que as classificações de cada uma delas muda, a medida em que os efeitos das mesmas drogas são melhor estudados.

Então, temos, por exemplo:

Os chamados Depressores portanto: como por exemplo, podemos citar sob essa categoria drogas como o álcool, ou os inalantes – a cola de sapateiro, esmalte, acetona, e os opioides (ex: heroína).

O efeito sobre o indivíduo no entanto são de sonolência e lentidão, com o uso.

Já os chamados Estimulantes: como exemplo, temos a cocaína, a nicotina e as anfetaminas.

Após o uso, essas substâncias provocam de fato sensações como a de excitação, agitação, euforia.

Agora os Alucinógenos: sobretudo agem ao contrário dos depressores e dos estimulantes,

Provocando alucinações, e portanto, levando quem consome a ver coisas e ouvir coisas, exemplos de drogas alucinógenas:

A maconha e o LSD, no entanto, podem provocar esses efeitos em quem as consumir.

CONCEITOS – COMO AS DROGAS REAGEM? CLÍNICA DE REABILITAÇÃO EM SÃO PAULO

Alguns conceitos para entender como a dependência química funciona e como as drogas agem no organismo estarão exemplificados abaixom confira!

A Intoxicação: significa portanto o estado que ocorre após o consumo de drogas, onde em que a consciência do dependente químico, no caso

pode ser talvez prejudicada, ou seja,a pessoa poderá então ficar sonolento e até entrar em coma.

como por exemplo é o caso da intoxicação por álcool

Outro conceito importante que vale a pena entender é sobre a abstinência.

A Abstinência é portanto o estado em que há várias alterações no organismo do dependente químico, geralmente ocorre quando este interrompe repentinamente

ou então reduz a quantidade de droga que estava usando. Quando há a diminuição do consumo, o dependente químico sente na pele.

É o que ocorre, por exemplo, quando o indivíduo interrompe drasticamente o consumo de álcool e drogas, e depois de algumas horas, quando passa o efeito, começa a tremer e a suar, entre outros efeitos.

Em alguns dependentes químicos, as crises de abstinência podem ser terríveis, principalmente nos primeiros dias.

Para isso, a entrada em uma clínica de reabilitação em São Paulo e em qualquer lugar do Brasil pode ser uma boa alternativa.

Os sintomas da abstinência pode ser em geral o oposto dos sintomas de intoxicação

Exemplificando, na intoxicação por cocaína,por exemplo, o indivíduo fica extremamente ansioso e agitado

Quando está portanto na abstinência dessa droga, o indivíduo fica deprimido, triste, sem vontade de fazer nada.