Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Quase todo mundo já ouviu dizer algo sobre clínica de recuperação para dependentes químicos. Ou até mesmo, apenas sobre clínica de recuperação. Ou ainda clínica de reabilitação, centro de reabilitação ou recuperação, casa de recuperação. Por fim,  os nomes podem mudar, porém a finalidade de todos eles são a mesmas.

No entanto, quase ninguém sabe, de fato, tudo o que acontece, e como são os procedimentos de uma clínica de recuperação para dependentes químicos. Muitas ideias não verdadeiras, fundamentadas em “achismos”, sem critérios, são ditas em conversas aleatórias. Ou até mesmo, o assunto é totalmente ignorado.

Na realidade é complicado de saber o que é pior, deixar o assunto de lado ou falar coisas não verídicas sobre ele.Porém uma coisa é certeza: Nenhuma das opções são legais.

No entanto, algumas pessoas podem até acreditar que a clínica de recuperação para dependentes químicos não é um ambiente bom, e que seja parecida com uma prisão. Principalmente em ocasiões onde ocorre do dependente químico ser internado de forma compulsória ou até mesmo quando acontece uma internação involuntária. Melhor dizendo, todas as vezes quando é internado contra sua vontade.

Com certeza devem existir, clínicas de recuperação para dependentes químicos desqualificadas onde o paciente não é tratado de forma respeitosa. Porém não pode ser considerado uma regra entre as clínicas de reabilitação. Muito pelo contrário.

A clínica de recuperação tem como foco auxiliar odependente químico, fornecendo toda a ajuda precisa, nestes casos, para que se recupere o quanto antes e retorne a viver normalmente.

A clínica para dependentes químicos e alcoólatras é o hospital do dependente químico. Podemos dizer que ela supera um hospital comum, pois possui mais recursos e uma estrutura totalmente apropriada para que o dependente químico possa fazer corretamente o seu tratamento.

Tratamento para dependentes químicos

O tratamento para dependentes químicos não pode acontecer, de forma melhor do que no interior de uma clínica de recuperação. Assim como falamos anteriormente, um hospital comum, com certeza, não possui estrutura para realizar esse tipo de tratamento. 

Claramente que se for algo urgente, o indivíduo deve ser levado a um hospital comum, para que possa ser feito os primeiros atendimentos. Porém quando falamos sobretratamento, o local apropriado com certeza é a clínica de recuperação.

Quem é o dependente químico?

O dependente químico tem uma doença. Por Não saberem muito sobre, muitas pessoas agem com preconceito e acreditam que o problema não é uma doença e sim um desvio de caráter ou alguma coisa parecida. Inclusive quando o indivíduo começa  a furtar, praticar assaltos, se envolver com tráfico de drogas, prostituição e  inclusive,  até mesmo homicídios, tudo para sustentar o vício.

isso ocorre devido a dependência química ser um transtorno mental e leva com que ele tenha esses tipos de atitudes que não aconteceriam se caso, a pessoa estivesse com a mente boa.

O cérebro do dependente químico, certamente, implora pela substância como se fosse um grito desesperado em sua cabeça e até que ele faça o que o cérebro pede, o grito não encerra. Por isso, que nestes casos o dependentetermina por cometer crimes para que aquele grito seja silenciado. Podendo cometer crime com outras pessoas,  ou muitas das vezes, o dependente químico também pode tentarg contra a própria vida, com tentativas de suicídio.

Dependência química: literalmente uma doença

A dependência química é realmente uma doença, e por esse motivo, é possível encontrá-la no CID 10 da OMS (Organização Mundial da Saúde) com o código F19, que tem como referência, transtornos mentais e comportamentais consequências do uso de várias drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas.

A dependência química, alem de atingir a saúde mental, física e emocional de uma pessoa, também atinge de todas as formas, a família do dependente químico, inclusive podendo ocasionar a codependência. Assim como o próprio nome diz, a codependência tem haver com uma pessoa que tem sua saúde prejudicada devido a algum dependente químico na família.

Como por exemplo, uma mãe muitas das vezes, deixa de cuidar de si própria, e acaba vivendo pelo filho depende químico, ou até mesmo, senti-se culpada pela situação em que ele se encontra.

Outro exemplo que poderíamos dar, para melhor entendimento, seria o caso de uma mulher com um marido alcoólatra. Que só se sente melhor, fazendo algo para ajudar o conjugue. E vendo que mesmo fazendo de tudo, não adianta nada, ela acaba ficando mal, podendo ficar doente. Essa é a codependência.

Clínica de recuperação para dependentes químicos particulares x gratuitas

Hoje em dia temos existentes, as clínicas de recuperar gratuitas e as particulares. Inicialmente, os familiares podem escolher por uma clínica de recuperação sem custo, pois a situação financeira da maioria das famílias brasileiras é bem difícil.

O ideal é que a clínica de recuperação possua profissionais envolvidos, e disponha de uma local seguro, tranquilo e confortável. Todas essas coisas, colaboram e muito na reabilitação do paciente. E manter uma clínica de recuperação com um alto padrão não é fácil. Existem muitos gastos.

Exatamente por isso que as clínicas de recuperação gratuitas, na maioria das vezes, precisam de muitos voluntários, tanto profissionais doando seus serviços e seu tempo, como as pessoas da sociedade auxiliando não só financeiramente, como tentem alimentos ou objetos que sejam útil. 

Essas clínicas exercem um ótimo trabalho, de acordo com a situação, pois muitas vezes, não dão conta de atender a grande demanda de pacientes dependentes químicos, seja por falta de estrutura do local ou por falta de recursos financeiros.

Por esse motivo clínicas de recuperação para dependentes químicos particulares precisam cobrar valores considerados muitas vezes alto. Para poder oferecer um atendimento de alta qualidade e assim dar o melhor emtratamento e a recuperação dos pacientes.

Ressaltamos também, que o tratamento para dependentes químicos tem o intuito total voltado em salvar vidas. Não existe dinheiro que pague ver um filho com uma vida saudável, longe das drogas. Não há dinheiro que pague ver um casal bem, onde nenhum dos dois, são dependentes de nenhum tipo de droga ou álcool. Não há dinheiro que pague ter uma vida regenerara , resgata, reabilitada. Essa é a verdadeira intenção e função da clínica de recuperação para dependentes químicos.

A Clínica Bella clinic tem disponível unidades em várias cidades brasileiras e possui uma equipe com vários profissionais altamente qualificados, pensando sempre nobem-estar e a reabilitação de seus pacientes.

Artigos recomendados