Você conhece a forma de funcionamento Uma Clínica De Recuperação?

Você provavelmente já tenha ouvido algo sobre o assunto, ou até mesmo, pode ser que conheça uma clínica de recuperação, mas não saiba de fato como ela funciona.

Ocorrer isso é bem comum. Quando fala-se sobre esse tema, ou coisas relacionadas, geralmente é falado bem pouco ou é dito de forma bem rasa.

Porém é essencial que as pessoas saibam de qual forma funciona uma clínica de recuperação, e até mesmo, que apoiem a causa de alguma maneira.

Só que, para que exista esse auxílio, é necessário saber sobre a causa, não é verdade?

Então se você pretende saber mais sobre o assunto, permaneça lendo esse artigo e conheça de fato, como as tudo acontece dentro de uma clínica de recuperação.

O que é, de fato uma clínica de recuperação?

Para falarmos como funciona uma clínica de recuperação, é preciso primeiro entender o que realmente é uma clínica de recuperação.

Então, vamos lá.

A clínica de recuperação é um local, conservado para pessoas que aparentam algum tipo de dependência, seja ela química ou não.

O local conta com profissionais, como psiquiatras, psicólogos, médicos, terapeutas, e etc, lá eles conseguemdar total apoio e atenção aos indivíduos, que necessitam de auxílio para se ver livre do vício.

Por meio de uma cuidado específico destinado por essesprofissionais, os pacientes podem se sentir muito mais seguros, acolhidos e também cuidados para darem início e continuidade ao tratamento. 

Não importa o grau de dependência, o tratamento que uma clínica de recuperação fornece, a regeneração pode ser altamente eficiente.

A dependência química é curável?

Pode ser, que ao falarmos sobre a necessidade de internação de um paciente dependente, você fique com a dúvida, de que se a dependência química é uma doença curável.

De forma simples, posso lhe dizer que: existe sim, tratamentos muito eficientes para a dependência química, que conseguem devolver a vida normal com dignidade, que o vício havia tirado.

Antigamente, costumavam dizer que a dependência química era originária de erros ou ações, que pessoas com doenças psiquiátricas praticavam. Ou até mesmo, que o vício seria descendente de falta de caráter.

Porém, com o passar do tempo e o avanço da ciência, felizmente, essa ideia foi se modificando, e hoje, já podemos afirmar que com a aceitação da família e da pessoa, o tratamento para a dependência química é possível.

E, tendo os resultados satisfatórios desse tratamento, também é possível ter novamente uma vida saudável e livre.

Por isso, é tão essencial nesses casos, conhece e ter boa sabedoria quando se diz a respeito de uma clínica de recuperação para a melhora da qualidade de vida das pessoas.

Como é o funcionamento, de uma clínica de recuperação?

É preciso que haja a necessidade de estar na clínica de recuperação, antes de iniciar que o tratamento. 

Em algumas situações, o próprio dependente reconhece e assume a sua necessidade de ajuda, indo atrás de umtratamento ou acaba por pedir ajuda dos familiares, que acabando indo em busca de uma clínica de recuperação.

Só que, na maior parte das situações não é bem assim que acontece a internação.

Quando o dependente, chega no ponto, onde já é necessário que ocorra a internação, a família acaba achando melhor, que ocorra a internação involuntária, que é permitida por lei.

Quando é assim, algumas clínicas escolhem comprometer-se em buscar o paciente em sua residência, interna-lo e garantir todo o tratamento durante a internação.

Após dar entrada na internação (por escolha própria ou da família), enfim o paciente pode passar por psicoterapia e medicação, mas porém cada caso é específico, então nem todos terão as mesmas necessidades.

Em alguns casos, inclusive, em que não existe anecessidade nem de internação do dependente.

Todos devem ser analisados de maneira individual pelos profissionais capacitados da clínica de recuperação, quevão identificar o diagnóstico de quais tratamentos deverão ser realizados em cada caso.

Formas de tratamentos para dependentes químicos:

Como agora já é de nosso conhecimento, não existe um tratamento específico para o dependente químico.

Cada clínica de recuperação tem suas próprias regras e métodos, mas geralmente, pode ser falado sobre alguns tipos de tratamentos que podem ser realizados, na grandemaioria delas, como:

Tratamento do tipo interno

No tratamento do tipo interno, o residente recebe todos os cuidados diretamente na clínica, e de maneira integral. Todos os dias e a todo o momento.

Esse Tipo de tratamento pode durar 1 mês ou até mais de 6 meses também, a depender de cada caso específico e de cada desenvolvimento da situação de cada paciente.

Mas, no geral, essa modalidade de tratamento mais longo ocorre através das ordens judiciais, que unem outros métodos, como a ressocialização, onde o paciente ( residente) aprende a se comportar novamente em sociedade.

Tratamento do tipo externo

Com o tratamento externo, o paciente não demonstra anecessidade de permanecer internado na clínica de recuperação.

Quando isso ocorre, o paciente só visita a clínica para pode ter todo o apoio psicológico que necessita, além dele poder compartilhar sua experiência com outras pessoas que estão passando pela mesma situação através do A.A. (Alcóolicos Anônimos) e do N.A. (Narcóticos Anônimos).

Junto com esse acompanhamento social, o dependente também precisa passar pelo psicologo que a própria clínica disponibiliza.

Nessa opção, o paciente tem sua ocorrendo normalmente, sem precisar passar a noite na clínica de recuperação, este é considerado o melhor tratamento parar pacientes que tem uma dependência, considerada grau leve, ou para o tratamento contínuo após a internação.

Tratamento do tipo internação parcial

Quando é optado por tratamento de internação parcial, há a combinação entre os tipos de tratamento em meio interno e externo.

Isso significa que, ao contrário do caso da internação externa, ele não sai durante o dia da clínica e só retorna para acompanhamento.

Quando ocorre o tratamento parcial, ele passa o dia inteiro na clínica de recuperação, tendo todo o tratamento que precisa, mas pode sim, ir para dormir em sua residência.

Nestes casos, o tratamento ocorre durante o horário comercial, ou seja, das 8:00hrs às 18:00hrs.

Como fazer uma boa escolha, na hora de decidir qual clínica de recuperação?

Para fazer uma boa escolha, quando for decidir qual clínica de recuperação é melhor para o tratamento de um dependente químico , é necessário levantar o máximo de informações possíveis sobre ela, levando em conta todas as informações, tais como:

Questione sempre como é feito o tratamento e como é o dia a dia dos pacientes

Pergunte também, sobre os profissionais, e se puder, peça pra conhecer alguns deles

Pesquise sobre a clínica em órgãos públicos e na internet

Procure também, sobre o processo pós internação.

Conclusão

Entendendo de fato, sobre como funciona o o desempenho de uma clínica de recuperação, você consegue descobrir a necessidade de procurar o tratamento que ela oferece, caso for preciso.

Além do mais, quanto mais um assunto é conversado e desenvolvido pelas pessoas, mais ele é entendido, e muitos mal entendidos passam a não ocorrer.