Como os Familiares Podem e Devem Proceder Ao Lidar Com um Dependente Químico ou alcoólatra (Opinião da Bella Clinic somente)

1) Lembre-se sempre que o dependente químico não é o responsável pela doença que ele possui e você familiar não é responsável pela doença também do familiar dependente químico ou alcoólatra. Você não a causou a doença, você não pode controlar a doença do seu familiar, você não pode curá-la sozinho (nem a família nem o dependente químico ou alcoólatra.

2) Apesar de você não ser o responsável pela doença da dependência do álcool e das drogas do seu familiar, você é responsável pelo seu próprio comportamento e pelas suas próprias atitudes a respeito. Você tem sempre a escolha de estar ajudando o seu familiar a evitar o uso de dalgumas drogas que afetem a sua mente ou seu humor, através do adequado estabelecimento de limites constante, acolhimento com amor, orientações e tratamentos.

3) A doença da dependência do seu familiar não é um sinal de fraqueza de seus entes não tá! Infelizmente, isso pode ocorrer em qualquer família, em qualquer lugar do mundo como quaisquer outras doenças reconhecidas pela organização mundial da saúde.

4) Não o ameace não, nem o acuse, moralize os erros de seus passados do seu familiar dependente químico. Isso apenas tornará você o foco da raiva dele e frustrações do seu familiar dependente químico. Além disso, não ajudará em nada o seu parente a modificar o comportamento destrutivo dele.

5) Então, não mascare a doença da dependência química ou do alcoolismo, desculpe ou proteja o dependente químico das consequências naturais do seu comportamento destrutivo. Fazendo isso, você se torna um ¨cúmplice¨ ou ”complacente”, como preferir chamar, na perpetuação dos comportamentos extremamente irresponsáveis, inadequados e destrutivos do Adicto (dependente químico)..

6) Não fique tentando encontrar os fatos no passado da vida do dependente químico não, como os traumas infantis que ele teve blá blá blá, estresse no TRABALHO por causa disto ou daquilo que ocorreu ou que fizeram com ele, problemas com conjugues, para justificar o problema dele com as drogas ou o álcool. Isso somente promoverá a chancela a pessoa dependente para a manutenção do uso das substâncias psicoativas.

7) Não faça ¨jogos de culpa¨ não para o dependente químico ou alcoólatra. Por exemplo: Dizer que ¨se você realmente gostasse de mim e blá blá blá, você pararia de usar drogas¨, isto realmente não funciona e nunca funcionou viu. Culpa não funciona de forma alguma como remédio para parar com as drogas.

8) Não use ameaças jamais como forma de manipulação para tentar corrigi-lo. Você pode e deve estabelecer diversos diversos limites, mas primeiro pense muito cuidadosamente neles e, então, esteja preparado para ir adiante. Se você não sabe o que falar, é melhor não falar nada mesmo sabia? Procurar ajuda profissional pode na maioria dos casos ser a melhor ideia, você pode fazer isto com a nossa equipe da Bella Clinic ou grupos de codependentes como o amor exigente ou o naranon.

9) Não permita que a pessoa dependente ¨explore¨ você financeiramente não  ou de qualquer outro modo. Se respeite também.

10) Não ignore as formas de manipulação realizadas pelo dependente químico ou alcoólatra. Não estabeleça conluio com o dependente químico para manter seus segredos sobre o consumo de drogas ou álcool. Isso apenas aumentará a evasão de responsabilidade por parte do dependente ou do alcoolista.

11) Não se esqueça não viu de procurar e manter o seu próprio tratamento sem interrupções. A codependência é devastadora.

12) Não tente proteger seu ente que é dependente de problemas comuns da família, todos tem problemas.

13) Não promova uma ¨guerra¨ não pessoal, se sinais de recaída estiverem presentes na rotina do dependente, isto é normal, basta mostrar o que ele não enxerga. Também não mantenha o silêncio jamais sobre eles caso você perceba-os. Apenas traga-os à vista bem calmamente e diretamente, sem acusação alguma tá, o intuito é ajudar sempre.

14)Não fique esperando que o dependente químico ou o alcoólatra em recuperação seja ¨legal¨ todos os dias não, isto é um erro grave, às vezes, ele pode ficar bem irritado, triste, ou muito mau humorado mesmo, sem que isso esteja relacionado ao uso de álcool ou drogas.

15) Além do problema relacionado ao uso e abuso de álcool ou drogas pelo seu familiar dependente químico ou alcoólatra, você tem diversos outros problemas para solucionar. Não os deixe de lado para cuidar de ninguém.

16) Não fique se iludindo não pessoal, pensando que o alcoólatra ou o dependente químico está ¨sarado¨ e nunca mais usará substâncias químicas ou álcool na vida. A  dependência química e o alcoolismo são doenças crônicas que requerem um tratamento crônico (manutenção diária!!!!).

17) Nunca, jamais deixe de focar-se em si mesmo viu. Utilize o seu sistema de apoio com base no amor sempre, procure por grupos de ajuda como o amor exigente ou o naranon, que são para familiares de dependentes químicos e alcoólatras de todo o Brasil, eles te ajudarão com certeza a compreender o problema e sua codependência.
(VENCER A CODEPENDÊNCIA E AJUDAR É A META!)