VEJA AINDA:

CLINICAS ESPECIALIZADAS PARA DEPENDENTES QUIMICOS (bellaclinic.com.br)

10 opções em clínica de recuperação em São Paulo (bellaclinic.com.br)

Dependencia Quimica – Clinica para Dependentes Quimicos (bellaclinic.com.br)

Aqueles que estão em tratamento de dependência química sofrem com as crises de abstinência, e o ato de renúncia a droga podem causar sérios problemas ao organismo

dependente e levam a alterações comportamentais até sensações físicas, são sobretudo sintomas apresentados por dependentes químicos que interrompem o uso da substância na qual ele é viciado.

O uso da substância química utilizada sobretudo podem causar efeitos mais fortes ou mais fracos.

O dependente químico não consegue deixar de consumir a droga por muito tempo e sim por um certo período, e quando possui a interrupção após algum tempo os sintomas

começam a aparecer, que são eles irritação, desconforto físico, agitação, extremo estado de angústia, dores de cabeça, ânsia, vômitos, inquietação e diversos outros sintomas negativos.

As substâncias químicas que geram dependência podem ser ilícitas que são elas o crack, a cocaína e a maconha ou podem ser também as lícitas, como é o caso das bebidas alcoólicas

comercializadas sem nenhum tipo de proibição.

Estudos comprovam que adolescentes na faixa de 17 anos já consomem álcool e em alguns casos o uso dos entorpecentes também são frequentes, pois o ponto alto dos encontros são as festas.

O fato é que o adolescentes precisam se sentir acolhidos pelo grupo e fazer parte dele.

Tratamento de dependentes químicos e alcoólatras

Agora, o que leva uma pessoa usar drogas e ao consumo do álcool?

Existem vários fatores que levam as pessoas a beberem, como por exemplo uma conquista, um emprego novo em datas comemorativas, já a droga ela costuma ser usava apenas

por prazer ou até mesmo por pessoas que sofrem por algum problema pessoal, no qual a bebida alcoólica também se encaixa.

Porém o uso contínuo de substâncias químicas lícitas ou ilícitas que causam dependência e efeitos de abstinência durante o processo de interrupção do consumo.

As pessoas que são dependentes químicas e não querem ter mais os vícios das drogas ou qualquer outro deverão enfrentar pelo menos uma vez na vida estes sintomas.

Pelo motivo de ser desagradável muitas pessoas duvidam em querer parar com o consumo das drogas, mas os distúrbios que é causados a longo prazo são muito piores do que as crises agudas de abstinência.

Clínicas de recuperação em São Paulo – DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ABSTINÊNCIA O QUE SABER?

Como agir em uma crise de abstinêcia

Por um período as substâncias químicas podem causar problemas que são eles cardíacos, frequentes arritmias, ataques de pânico, palpitações,

pulmonares entre muitos outros que uma substância química psicotrópica faz no corpo do indivíduo. As drogas mais fortes como crack, cocaína e heroína causam

efeitos graves na pessoa a longo prazo, são substâncias que fazem muito mal à saúde.

Dependência química é considerada como um transtorno mental resultante necessidade constante e uso abusivo de drogas, na qual o indivíduo se sente bem.

O uso de bebidas alcoólicas em excesso desenvolve alterações química no cérebro e essas mudanças aumentam a sensação de prazer e são portanto muito

prejudiciais ao organismo, outro fator crucial que pode se desenvolver é uma patologia chamada cirrose hepática, que é caracterizada por uma grave lesão no fígado.

O transtorno por uso da maconha mesmo que seja uma droga psicotrópica mais fraca, seu consumo excessivo também faz muito mal à

pessoa, afeta principalmente o

pulmão por se tratar de uma droga fumada causando prejuízos.

Caso haja a interrupção do consumo de forma sobretudo lenta e gradual em muitos casos, pessoas com índices altos de dependência, podem

sofrer demais com a abstinência, ocorrendo a necessidade de um desmame mais lento.

O primordial papel de uma clínica de reabilitação especializada para alcoólatras ou dependentes químicos é que haja a diminuição dos

efeitos sentidos pela abstinência, de forma que isso não gere um sofrimento muito grande é um processo difícil e delicado.

Quando citamos a abstinência, estamos falando de um assunto diretamente relacionado com a quantidade de droga consumida pelo indivíduo que precisa de cuidados.

TRATAMENTOS NECESSÁRIOS PARA ALCÓOLATRAS E DEPENDENTES QUÍMICOS

A pessoa que está acostumada com a presença das drogas em seu corpo, precisa manter o equilíbrio de um organismo acostumado com uma grande porção

ou seja ele não deixe de consumir tão droga, pois isso também está baseado com o cérebro que já se acostumou.

O organismo responde de forma violenta caso não receba a substância, que recebia todos os dias.

Para que haja uma nova realidade referente a ausência de doses, o organismo de fato irá passar por vários episódios que desencadearão

alguns efeitos psíquicos e físicos.

Não é recomendado que seja feito o rompimento em viciados e alcoólatras com alto grau de dependência.

As clinicas de reabilitação para viciados e alcoólatras possuem uma equipe que trabalha para que os sintomas de abstinência possam ser os menores possíveis.

Assim que o indivíduo da entrada na clínica é realizado o processo de desintoxicação do seu corpo que é feita através da administração de

alguns medicamentos prescritos pelo médico responsável, que promove uma melhor assistência ao paciente ajudando seu corpo e

eliminando aos poucos a substância que ele estava acostumado, e os sintomas vão aos poucos desaparecendo.

Porém não é somente os medicamentos que são importantes para essa fase, os fisioterapeutas os educadores físicos possui um papel muito importante

de restabelecer a capacidade física e motora através de suas estratégias específicas para esta situação.

Outro profissional que faz parte do processo de recuperação é o nutricionista, pois esses profissionais são responsáveis pela reabilitação nutricional do paciente

que por conta sobretudo da drogas ou em alguns casos fazem a pessoa emagrecer e perder massa muscular, e um bom planejamento nutricional ajuda para

o bom funcionamento do organismo.

Cada paciente requer um plano de alimentação individual e educação alimentar que são processos básicos para se chegar ao resultado final.

Pesquisas revelam que o Brasil é um país que apresenta um alto índice de pessoas viciadas em drogas e isto acaba sendo preocupante, pois

temos muitos cidadãos sendo destruídos pelo consumo excessivo.

O ideal, entretanto, seria que o número diminua, mas ainda não estamos nem perto disso, o que pode ser feito hoje são os programas públicos de combate

e prevenção ao uso de drogas, educar e prevenir é o melhor remédio.

A função das clínicas

O COMPROMISSO DAS CLÍNICAS – DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ABSTINÊNCIA O QUE SABER?

As clínica tem a sua função para a diminuição destes índices, cada paciente recuperado é uma pessoa a menos consumindo estas drogas, as clínicas trabalham para que cada paciente não tenha recaídas.

Mesmo que seja difícil que uma pessoa consiga se livrar das substâncias químicas, os efeitos da abstinência são muito fortes, por isso é necessário

a colaboração de uma entidade responsável por tratar este paciente, somente com a união de todas as partes fará diferença.

O processo de recuperação mesmo que seja lento é eficaz, temos uma ciência hoje muito avançada e já se conhecem meios para controlar as crises de abstinência, diminuindo o sofrimento do paciente e das pessoas que convivem com ele.

Mesmo que de fato as crises apareceram na vida do dependente, com o tempo vão sendo menos agressivas e as dores psicológicas e físicas vão diminuindo.

A importância dos familiares e amigos neste momento e que nunca deixem de acreditar na pessoa que sofre com essa doença, por mais forte que seja uma

crise de abstinência, devemos portanto incentivar quem está sofrendo com isto a não desistir, pois irá passar, no entanto é só uma fase que dependerá somente

dele para vencer de fato este obstáculo e da sua força de vontade.