Tratamento dependência química: veja os tipos de tratamento

Veja ainda:

A clínica de reabilitação para dependentes químicos vai garantir que o usuário tenha toda a ajuda necessária para que ele consiga superar o vício em drogas.

Além disso, irá tratar de problemas na saúde física, mental e cognitiva que podem surgir em dependentes químicos em estágio avançado ou não.

Por meio de uma equipe multidisciplinar, qualquer paciente que decidir melhorar a qualidade de vida e largar de vez o vício irá encontrar apoio e ajuda fundamental para passar por esse procedimento.

O tempo de duração essencial em uma clínica de recuperação, para realizar um tratamento dependência química, vai depender de cada indivíduo e das suas necessidades de recuperação.

Além disso, uma parte muito importante para esse processo é a força de vontade do dependente.

Ele também precisa querer melhorar e, por isso, as internações feitas de forma involuntária e compulsória levam mais tempo.

O motivo é porque as pessoas que se transformam em pacientes, sem ser de forma voluntária, demoram a entender que precisam dessa ajuda.

Problemas causados pela dependência química

Tratamento dependência química: saiba identificar quem precisa ser internado

Alguns problemas causados pela dependência química são: hepatite c; enfisemas; neoplasias de boca, faringe, laringe e pulmões; insuficiência renal e hepática; cirrose; AVCs; depressão;

esquizofrenia; síndrome do pânico; endocardite infecciosa e desnutrição.

Todas essas complicações podem aparecer de forma conjunta ou separada, de forma mais intensa ou mais branda e podem ter cura ou não.

Então, em uma clínica de reabilitação precisa ter equipes que vão ajudar a combater todos os problemas, que esse vício pode causar na vida de uma pessoa, com diferentes tipos e modelos de tratamento.

Aconselhamento Biopsicossocial

Como a dependência química afeta tanto os aspectos biológicos, psicológicos e sociais, é de extrema relevância que, durante o início do tratamento, haja um aconselhamento Biopsicossocial.

Esse acompanhamento, nada mais é do que entender a realidade de cada usuário e os motivos para o uso recorrente da droga e o que levaram a ele experimentar.

Depois de compreender o quadro geral do dependente, cria-se um tratamento que ajude a despertar sobre os problemas que o vício pode causar..

Terapia Racional Emotiva (TRE)

Tratamento dependência química: veja os tipos de tratamento

A terapia Racional Emotiva, mas também conhecida como TRE, é indispensável porque faz com que o indivíduo entenda e crie uma consciência sobre o vício.

Por meio desta terapia ele consegue problematizar certos comportamentos e atitudes que vieram por conta do problema. Além disso, erradica crenças limitantes que o dependente químico cria.

Para esse processo ser bem sucedido é importante que a relação entre o profissional e o dependente seja estabelecida na confiabilidade e que não seja nada forçado, apenas natural.

Com o tempo necessário, será possível conscientizar o paciente dos problemas que as drogas causam e os motivos para ele deixar esse vício de lado.

Programa de 12 passos

O programa de 12 passos é feito com o intuito de compartilhar experiências.

Por isso, é sempre recomendado que tenha no processo de recuperação a ida e participação em grupos de apoio, como os Alcoólicos Anônimos (AA). Assim, é possível possuir um lugar aberto para crescer e evoluir perante a impotência que o vício causa.

Agora que você já sabe os tipos de tratamento para uma dependência química, acesse o site da Bella Clinic e descubra as melhores clínicas nas regiões de São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

Fale conosco agora mesmo e conheça melhor nossas opções.

Atuamos com mais de 400 clínicas em todo o Brasil, particulares e por plano de saúde!