Central de atendimento

11 96422-1200

24h

As pessoas que consomem muita bebida alcoólica, em excesso, de forma intensa e constante, talvez possam estar se tornando alcoólatras. Quando é moderado o consumo ele não afeta de nenhuma maneira a vida de quem está bebendo. Portanto, quando uma pessoa usa a bebida para aliviar seus problemas psicológicos e físicos é porque elas já estão na fase do alcoolismo e abusando da bebida alcoólica.

Atualmente há inúmeras clínicas de reabilitação para alcoólatras que ajudam as pessoas a se livrarem do vício e a voltarem a viver sem uma dependência que acaba controlando todos os passos da vida de alguém. Porém, antes de mais nada, é importante saber identificar quem está nesse estágio. Então, repare se uma pessoa está ingerindo quantidades que vão além do que o organismo dela está aguentando, em intervalos pequenos. E veja se essa pessoa está o tempo todo bêbada e alterada.

Dessa forma, quando um alcoólatra consome de forma desenfreada, o vício pode levar a sérios danos na saúde física e nas relações pessoas e interpessoais. Por isso, é importante que, quando os sinais forem muito aparentes, essa pessoa seja internada para fazer o tratamento para alcoolismo necessário e ideal para o restabelecimento dela em sociedade.  

Efeitos crônicos do álcool 

O consumo do álcool causa efeitos crônicos ao alcoolista. Alguns deles são: problemas no sistema cardiovascular; sistema gastrointestinal; sistema nervoso; e sistemas reprodutores. As lesões podem ser curáveis, controladas ou irreversíveis. Por isso, confira abaixo como funciona o tratamento:

O tratamento do alcoolismo 

Para tratar uma pessoa que entrou em uma clínica de reabilitação por meio de uma internação compulsória ou involuntária, é necessário trabalhar na elucidação da dependência, ou seja, deixar claro, para o paciente, que ele está dependente da bebida alcoólica. Em seguida, a equipe multidisciplinar da clínica vai precisar trabalhar, de diversas formas, para controlar os impulsos que o alcoólatra possui para se embriagar e perder a noção do tempo. Já as internações voluntárias são feitas por dependentes que entendem que precisam melhorar e decidem, por conta própria, procurar uma reabilitação para conseguir voltar a ser a mesma pessoa que era, antes do vício. 

Os pacientes que fizeram uma internação compulsória alcoólatra, involuntária e voluntária precisam de total contribuição e apoio da família. Assim, o processo vai mais rápido e mais fácil para o dependente, pois não há um prazo determinado de tratamento. Cada indivíduo reage a desintoxicação e a abstinência de formas diferentes. Sendo assim, é importante saber que essa situação pode levar de meses até anos. Tudo vai depender, inclusive se o paciente quer mudar e melhorar de vida. 

Outro fator muito importante para a recuperação de um alcoólatra é saber o tempo e a frequência que ele consumia a bebida, pois o tratamento vai variar de acordo com essa cronologia. Um indivíduo que não é dependente há anos, ou seja, é em frequência reduzida, poderá ser auxiliado apenas com medicamentos, suporte familiar, frequentar grupos de apoio e fazer acompanhamento psicológico. Já quando o caso é mais avançado e o dependente consome com mais regularidade e começa a mostrar sinais de problemas de saúde mental e física, a melhor opção é a internação. 

Sabendo agora como funciona o tratamento para o alcoolismo, acesse o site da Bella Clinic e descubra as melhores clínicas nas regiões de São Paulo, Bahia e Minas Gerais. 

Artigos recomendados