Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Veja também:

Tratamento Alcoolismo

CLÍNICA PARA DEPENDENTES QUÍMICOS EM SP

Beber socialmente não é um problema para sua saúde, mas quando se torna frequente e fora de controle, a história muda de tom. Isso se classifica como alcoolismo e pode acarretar diversos problemas para a saúde do dependente químico.

O alcoolismo pode resultar em consequências imediatas ao dependente, entre elas a falta de coordenação motora, falha na memória e até uma fala mais lenta. Mas a longo prazo, os órgãos começarão a pedir socorro.

Veja uma lista de problemas de saúde que estão acompanhados do alcoolismo.

  • Gastrite

A gastrite é, basicamente, a inflamação da parede do estômago, e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas causa uma irritação na mucosa gástrica, deixando o local bem mais ácido.

Ela se caracteriza por vômitos, dor, falta de apetite, azia e enjoo. E o seu tratamento é bem simples. O especialista irá receitar medicamentos que vão proteger a mucosa e aliviar os sintomas, mas também é necessário uma alimentação balanceada e, claro, evitar as bebidas alcoólicas.

  • Hepatite 

Outro tipo de inflamação que aparecerá devido ao consumo do álcool é a hepatite. Dessa vez é o fígado que está inflamado, e é possível sofrer uma forte degeneração do órgão.

Quando isso acontece, o caso já é considerado uma pré-cirrose, uma das doenças mais comuns em alcoólatras e mais letais, 55% dos pacientes não resistem ao seu estágio mais grave. Seus sintomas consistem no inchaço no abdômen e pele e olhos amarelados. 

Os tratamentos variam, dependendo do estágio em que o fígado está, podendo ser indicado o uso de corticoide e até um transplante de fígado.

Infertilidade e impotência

Ingerir álcool demasiadamente pode levar a lesão dos nervos do organismo. No homem, isso causa impotência, enquanto na mulher provoca a infertilidade, causando um período menstrual irregular.

Os tratamentos podem variar e o dependente deve procurar um especialista para realizar os procedimentos mais indicados.

  • Câncer
Tratamento alcoolismo
Luta contra o alcoolismo

Existem estudos que comprovam uma ligação direta entre o consumo excessivo de álcool e o desenvolvimento de seis tipos de câncer: faringe, esôfago, cólon, reto, fígado e mama.

Os argumentos usados para comprovar são os danos que a bebida causa aos tecidos do corpo, a redução dos níveis de ácido fólico, outros nutrientes e hormônios também. Para o tratamento, o indicado é um acompanhamento com um oncologista, para que assim, seja definido o melhor procedimento para o tipo da doença. 

Os tratamentos podem incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia também.

  • Comprometimento do cérebro

O consumo excessivo de álcool também afeta o bom desempenho do cérebro, e um dos problemas mais comuns é a demência alcoólica. Isso acontece porque a bebida compromete o funcionamento das células, atrapalhando as funções cognitivas e comportamentais, resultando também na perda de memória, dificuldade para falar e se movimentar.

O tratamento inclui um acompanhamento com o psiquiatra e remédios para retardar a demência.

Fique por dentro desses problemas e cuide de quem você ama. Para mais informações sobre tratamentos e a clínica de reabilitação, visite nosso site

Artigos recomendados