Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Quais são os tipos de tratamento para dependentes químicos mais indicados?

Levando em consideração a complexidade que envolve o uso de drogas, possui nos dias de hoje, vários tipos de tratamentos para dependentes químicos (usuários de drogas). Superar a dependência química exige uma combinação de vários tipos de intervenções para que a terapia seja direcionada conforme as extremas necessidades de cada paciente especificam.

Encontre a sua clínica de reabilitação em São Paulo:


Igualmente relevante é saber identificar os gatilhos que podem levar a ter esse comportamento e expor todas as soluções mais eficazes. Nesse contexto, vamos explicar quais são e como funcionam esses métodos terapêuticos.


Entenda a total importância de um tratamento especializado para a recuperação do adicto (dependente químico) e tenha consciência de como realizar as escolhas das intervenções mais adequadas para se livrar de uma vez por todas dessa. Boa leitura!

Fatores que influenciam a reabilitação dos usuários de drogas

Ainda muito recente, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em uma grande parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Universidade de Princeton, nos EUA, analisou o perfil dos dependentes químicos no Brasil com idades aproximadamente entre 12 e 65 anos. Os números mostram a necessidade de conseguir sugestões de maior eficácia para sanar os impactos desse problema sobre a saúde individual e também a de forma coletiva.


Um dos pontos de maior destaque nas pesquisas é que cada dependente químico possui uma relação bem peculiar com a substância. Eles também mostram as necessidades diferentes e, até mesmo, uma boa alternação em relação a quantidade de drogas para obter o alcance do efeito desejado.

Veja também:

As melhores clínicas de recuperação em SP

Procurando por clínica de reabilitação de alto padrão para realizar um tratamento com todos os requintes de seu gosto de alto nível? Confira:

https://bellaclinic.com.br/clinicas-de-recuperacao-em-sao-paulo-alto-padrao-masculinas/


Saber compreender essas nuance é de extrema importância para o profissional desse campo

Clinica de recuperação para dependente químico e alcoólatra, encontre aqui a sua unidade ideal.

Saber optar pelos tipos de tratamentos para os adictos (dependentes químicos) com as intervenções mais específicas. Na prática, isso facilita muito a implementar ações que diminuem os impactos das drogas sobre as relações sendo elas familiares, profissionais ou até mesmo sociais.


Levando em consideração que o vício em entorpecentes resulta da interação de vários aspectos da vida do adicto, escolher uma visão mais contextualizada do problema é algo essencial para que possa evitar futuras complicações emocionais, como a ansiedade e a depressão, por exemplo.


Sendo assim, a importância do tratamento contra o consumo de drogas envolve uma realidade bem mais complexa e que aconselha uma grande necessidade de terapias diferentes e com um giro em torno de todos os aspectos envolvidos.

Ao conhecer as motivações que sustentam o grande vício, é possível ainda colaborar com propostas terapêuticas mais focadas na reabilitação cognitiva e social do dependente químico e na sua recuperação em qualidade de vida.

Tipos de tratamento para dependentes químicos

Desintoxicação


A desintoxicação é um passo de extrema importância para toda a reorganização completa das funções metabólicas que são afetadas pela toxicidade. Esse processo também afeta a estabilidade emocional dos dependentes, pois a recuperação só é efetiva quando novas posturas e comportamentos saudáveis são estabelecidos.

A desintoxicação é a etapa inicial do tratamento para todos os usuários de drogas. Considerando a relação entre depressão e uso de drogas, o foco da terapia combinada é reverter os danos físicos e reduzir todos os sintomas de abstinência que podem causar tais complicações.

A desintoxicação aguda pode durar de 20 a 45 dias e é um dos processos mais importantes do tratamento. Segundo Jader Carvalho Miotto, o psicólogo do Hospital de Santa Mônica, “Após esse período, o tratamento tem uma maior concentração nos problemas emocionais. O grande objetivo é tratar com maior eficácia os motivos pelos quais os adictos fazem uso dessas substâncias, mesmo sabendo das negativas consequências do uso dessas substâncias.”

Os especialistas também enfatizaram:

“Após a abstinência aguda, o nível de consciência aumenta e o humor passa a ter uma grande estabilidade”. Isso ajuda no aumento da consciência e nas escolhas das ferramentas de enfrentamento mais adequadas para manter todo o processo de abstinência. Nesta fase, o apoio de todos os amigos e também dos familiares é essencial para que o indivíduo tenha a força psicológica necessária para dar continuidade aos seus objetivos. É importante notar que a desintoxicação bem-sucedida é essencial para que os pacientes se preparem para o próximo estágio do tratamento.

Psicoterapia


A intervenção psicoterápica inclui todo o processo de combinação da terapia de apoio psicológico com todos os tipos de medicamentos. São várias etapas, e cada etapa é estabelecida a partir da visão do profissional sobre as principais necessidades do paciente. Idealmente, essas intervenções terapêuticas combinadas devem ser realizadas em instituições especializadas e fornecer uma equipe multidisciplinar de médicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e outros.


Além do uso de drogas, o aconselhamento também ajuda a ilustrar a importância de evitar comportamentos prejudiciais à saúde. Por meio da intervenção multidisciplinar, é possível alcançar resultados mais satisfatórios na reabilitação dos pacientes.
Ao trabalhar em conjunto, compartilhar todas as ideias ideias ajuda a reconhecer mais claramente a necessidade de possíveis ajustes para tornar o tratamento escolhido mais eficaz.

Medicamentos


Os medicamentos devem possuir todos os critérios selecionados e monitorados pela equipe responsável. Esses cuidados são essenciais para que o adicto (dependente químico) não abuse de drogas ou adote posturas prejudiciais. Devido à natureza dinâmica dos anestésicos, a fisiologia de um organismo que já foi envenenado, e precisa repor as substâncias removidas dele para evitar uma síndrome de abstinência.

Os analgésicos são geralmente prescritos para aliviar dores de cabeça e dores no corpo durante a desintoxicação. Igualmente importante é o apoio psicológico para ajudar a controlar os transtornos de ansiedade que podem causar irritabilidade e mau humor.

Internação


Sendo assim, atualmente nas instituições especializadas em reabilitação de dependentes químicos ampliaram o escopo do tratamento para dar todo o apoio àqueles que não conseguem vencer as batalhas sozinhos. Nesse caso, o método de tratamento é aplicado a partir de uma perspectiva biopsicossocial biológica e tem como foco suas principais necessidades.


Portanto, a internação em um hospital especializado é de extrema importancia para que os adictos recebam todo o apoio de que precisam para superar a dependência de drogas. Um dos propósitos mais relevantes da internação é a higienização do meio ambiente e dos usuários de drogas. Especialmente durante o isolamento, a hospitalização pode ser a solução mais viável para ajudar aqueles que precisam se livrar dos medicamentos.

Duração dos tratamentos para dependentes químicos


A duração do tratamento pode ser diferente dependendo do grau de dependência, do estágio de toxicidade biológica e também da condição psicológica do adicto. Às vezes, uma equipe multidisciplinar pode especificar que há um transtorno mental relacionado à dependência ao consumo de drogas.


Sendo assim, nesses casos, o ideal é misturar a terapia e discutir o método mais adequado com sua família. Como vimos, o apoio de uma equipe multiprofissional é fundamental para o tratamento da dependência química de drogas,

a fim de estimular o indivíduo a superar o vício, mudar o comportamento e prevenir a recaída. Todo paciente deve estar motivado e focado em seus objetivos,

situação esta que impacta positivamente nos diversos desfechos do tratamento do usuário de drogas. Você precisa de ajuda nesse sentido? Contate-nos para saber mais sobre as nossas soluções de reabilitação para dependência química!

Muito cuidado com as clínicas de recuperação / reabilitação para dependentes químicos no Paraná e principalmente em Londrina!!!!!

Clique aqui ou na bandeira e saiba o porquê

Artigos recomendados