Tratamento Alcoolismo

O abuso da bebida alcoólica tem atingido todas as classes sociais e ambos os sexos.

E também, a bebida alcoólica, é a droga mais consumida pelo sexo masculino em relação ao público feminino no Brasil. O consumo de álcool está cada vez maior no mundo todo, principalmente em pessoas com idade igual ou inferior a 18 anos. Por isso, é importante lembrarmos constantemente que o uso excessivo de bebidas acarreta diversas doenças, internações hospitalares, crescimento nos índices de criminalidade, acidentes de trânsito e até mesmo a morte.

O álcool nem sequer é considerado uma droga que causa dependência física e até dependência psicológica por grande parte da sociedade em todo o mundo. Sua venda é legalizada e livre e ele integra a cultura atual ligada ao lazer. Uma reunião em casa de amigos, o happy hour depois de um dia estafante, a balada de sábado á noite, a paradinha no bar na saída do escritório não têm sentido algum sem a bebida alcoólica.

A negação é um dos maiores obstáculos para a recuperação dos dependentes desta droga. O desejo de beber é tão absurdo que a mente encontra muitas maneiras de racionalizar o consumo do mesmo, mesmo quando as consequências são óbvias. A negação pode agravar ainda mais os problemas relacionados a dependência do álcool, trabalho, família etc. Alcoolistas são mais propensos a pedir divórcio, se envolver em violência doméstica, perder o emprego e deteriorar sua condição financeira.

Para que tudo isso seja evitado e o paciente volte a socializar-se normalmente com a sociedade, gerando bem estar físico e mental, tanto para ele, quanto para os familiares, é necessário um tratamento bem realizado e que o paciente aceite o tratamento!!! O tratamento para o alcoólatra deve ser planejado, identificando os componentes estruturais do serviço e as etapas envolvidas. A organização interna desse serviço é composta pelo ambiente de tratamento, composição da equipe multiprofissional e o tipo de alcoolismo.

É muito importante lembrar que a família, tanto do dependente químico quanto a do alcoólatra exerce papel fundamental nessa batalha contra o vício, visto que os melhores resultados são obtidos com o apoio e compreensão dos familiares dos dependentes. Diante disso, oferecemos todo suporte necessário a cada família.