Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Esta pesquisa foi levantada e realizada pela Unifesp que mapeou os usuários em clínicas de reabilitação / recuperação para dependentes químicos e / ou alcoólatras.


8 milhões de brasileiros são dependentes de maconha, álcool ou cocaína.

Precisando de uma clínica de reabilitação / recuperação para dependente químico ou alcoólatra? Confira também:

As 10 melhores clinicas de reabilitação / recuperação em São Paulo SP e interior de SP

Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras em São Paulo

Pelo menos 28 milhões de pessoas aqui mesmo no Brasil têm algum parente que é dependente químico e/ ou alcoólatra, de acordo com um Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos e/ ou alcoólatras do (Lenad Família), feito pela Universidade Federal de São Paulo, mais conhecida como (Unifesp) e divulgado em São Paulo em 2015 aproximadamente.

Esta foi a maior pesquisa mundial conhecida sobre dependentes químicos e / ou alcoólatras, de acordo com DR. Ronaldo Laranjeira que é um dos coordenadores deste estudo realizado.

Entre os anos de 2012 e 2013 também, foram divulgados outros dados sobre consumo de maconha (Cannabis sativa), cocaína e seus derivados também, além da ingestão de bebida alcoólica pelos brasileiros.

A partir desses resultados, os pesquisadores estimam que aproximadamente 5,7% dos brasileiros sejam dependentes de drogas ilícitas como por exemplo a cocaína, o crack, lança perfume etc… O índice que representa mais de 8 milhões de pessoas…

Este estudo realizado, tentou mapear quem são estes usuários que estão em reabilitação / recuperação nas clínicas por aí, e qual o perfil das famílias dos mesmos.

A pesquisa também quis saber como essas famílias são e / ou foram impactadas ao ter um ou mais integrantes que são usuários (dependentes) de drogas e/ ou álcool (bebida alcoólica).

“Para cada dependente químico e / ou alcoólatra, existem outras quatro pessoas afetadas” sabia?, bom, pelo menos é o que diz e disse o Dr. Laranjeira.

Esta análise foi realizada entre junho do ano de 2012 e julho de 2013 com 3.142 famílias de diversos dependentes químicos e / ou alcoólatras que estão em tratamento em diversas clinicas de reabilitação/ recuperação para dependentes químicos e / ou alcoólatras.

Foi feito um questionamento também com 115 perguntas para esses familiares que participaram do levantamento.

O estudo foi realizado em diversas comunidades terapêuticas, clínicas de reabilitação / recuperação, grupos de mútua ajuda, como por exemplo o Al-Alanon e a Pastoral da Sobriedade também.

As famílias dos dependentes químicos e / ou alcoólatras, foram ouvidas em 23 capitais de todas as regiões aqui do Brasil.

Segundo esta organização, até então não existia no país nenhum estudo como este de âmbito nacional focado nas famílias.

De acordo com o estudo realizado, a maioria dos acolhidos em tratamento para dependência química e/ ou alcoolismo, eram do sexo masculino, com idade entre os 12 e 82 anos.

Destes, 26%, tinham ensino superior incompleto ou completo. A idade destes usuários é de 31,8 anos aproximadamente.

Sobre o Perfil dos usuários de drogas e/ ou álcool em tratamento nas clínicas:


A maioria dos acolhidos que estão em tratamento que estavam nas clinicas de recuperação, 73% eram poliusuárias, ou seja, consumiam mais de um tipo de droga.

Em 68% destes casos, quem passava por clínica de reabilitação / recuperação para dependentes químicos e / ou alcoólatras, era consumidor de maconha (Cannabis sativa), combinada com outras substâncias em geral.

O uso do álcool e / ou drogas foi de 13 anos aproximadamente, mas a família percebe somente 8,8 anos de uso, em média.

A partir da descoberta da família do dependente químico e/ ou alcoólatra, o tempo aproximado para a busca de ajuda de uma clinica de recuperação / reabilitação para dependentes químicos e / ou alcoólatras após o conhecimento do consumo de bebidas e/ou drogas como a maconha (Cannabis sativa), o crack (conhecido como pedra, draps, colorida, entre muitos outros apelidos), entre outras foi de três anos, sendo dois anos para usuários de cocaína (pó) e/ou crack (pedra) e 7,3 anos aproximados entre os dependentes de bebidas (álcool). Os familiares dos dependentes relataram ter o conhecimento do consumo de drogas pelo paciente por um tempo médio de 9 anos.

Mais de um terço, (44%) relatou ter descoberto o uso de drogas ou álcool do seu parente devido a mudanças nítidas no comportamento.

O Lenad apontou que 58% dos casos de internação em clinica de recuperação / reabilitação para dependentes químicosou alcoólatras foram pagos pelo próprio familiar do dependente e o impacto do tratamento afetou 45,4% dos entrevistados. Em 9% dos casos houve cobertura de algum tipo de convênio médico ou plano de saúde.

Se você possui convênio médico / plano de saúde, confira nossas clinicas de recuperação que cobrem 100% do tratamento através de liminar clicando neste link.

O uso de diversos hospitais públicos aqui no Brasil, por meio do SUS – Sistema Único de Saúde, foi citado por 6,5% das famílias dos usuários de álcool e / ou drogas em reabilitação / recuperação só.

Segundo o estudo realizado pela Unifesp, 61,6% das famílias dos dependentes químicos e/ ou alcoólatras possuem ainda, outros familiares usuários de drogas e/ ou álcool. Desse total, 57,6% têm entes que são dependentes químicos e/ ou alcoólatras dentro do núcleo familiar.

No entanto, os diversos entrevistados desconsideram esse fator como de alto risco para uso de substâncias do paciente. Deste total, 46,8% acreditam ainda que as más companhias influenciaram sim e muito os seus familiares a realizarem o uso de drogas e / ou álcool.

Já 26,1% deles, culpam a baixa autoestima como a responsável pela procura pelas drogas e/ ou álcool.

Estatística de recaída após tratamento em clínica de recuperação para dependentes químicos e / ou alcoólatras:

Você sabia que aproximadamente 95% das pessoas que ficam internadas em clínicas de reabilitação / recuperação para dependentes químicos e / ou alcoólatras recaem após uma internação em uma clínica ou até mesmo os que conseguiram ficar limpos só com grupo de apoio como N.A. ou A.A. …

Precisando de clínica para alcoólatras em São Paulo? Acesse o link abaixo e saiba mais:

Artigos recomendados