Clínica de recuperação em Santa Catarina – SC tudo o que você precisa saber

Clinica de recuperação em Santa Catarina – SC

Muitas dúvidas pairam no ar quando há um problema de dependência química na família.

Como lidar, como de fato tratar, onde encontrar uma clínica e sobretudo como agir diante dessa situação são dúvidas frequentes que podem surgir.

O primeiro passo, no entanto, é de fato reconhecer que o problema existe, que precisa de uma atuação rápida e eficaz.

No primeiro momento, uma conversa franca a respeito do problema deve ser sempre a alternativa mais coerente.

Após isso, é importante avaliar quais as opções de tratamento disponíveis no mercado.

É importante saber que a dependência química é sobretudo uma doença que de fato assola milhares de famílias.

Precisamos abordar a dependência como um problema de saúde pública, e que portanto, deve ser tratado como tal.

As pessoas ainda tendem a encarar essa doença como uma falha de caráter ou defeito moral.

Esse tabu, no entanto, só reforça o aumento do problema em proporções mundiais, as pessoas tem receio de falar a respeito e serem discriminadas e com isso, a progressão da doença é inevitável.

A dependência química é uma doença crônica, incurável, progressiva, e sobretudo, pode ser fatal.

As doses aumentam e na mesma medida os problemas.

Encontre as melhores clínicas de reabilitação do Brasil

Clínicas de reabilitação em São Paulo – Clinica de recuperação em SP Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras em quase todo o Brasil, as melhores clínicas de reabilitação

Conter a doença é possível estacionando-a através da abstinência total da substância.

Existem de fato muitos estudos, sobretudo a respeito das medidas de controle de danos, no entanto, ainda hoje a forma constatada mais segura de estacionar a doença é através da abstinência.

O tratamento sugerido em regime de internação clinica de recuperação em Santa Catarina ou em qualquer lugar do Brasil, tem por objetivo, entretanto, propor uma mudança de vida estrutural para cada acolhido.

O tratamento – Clinica de reabilitação em Santa Catarina

Em que consiste o tratamento para dependentes químicos
Clinica de recuperação em Santa Catarina – Como funciona o tratamento

O tratamento para dependentes químicos consiste em reunir uma série de terapias que sejam de fato sérias e que consigam ser aplicadas para aprendizado.

O foco do tratamento é psicoemocional, com a inclusão de processos terapêuticos que permitam uma mudança de hábitos, atitudes, pensamentos, e comportamentos.

Além disso, é importante que haja a inclusão de atividades físicas que favoreçam o processo de desintoxicação acelerada, bem como, a introdução de uma alimentação regrada

nutritiva, balanceada para contribuir de fato no processo de recuperação de cada acolhido.

Dentre as atividades terapêuticas sugeridas estão as terapias de grupo, atendimentos individuais com os profissionais.

O corpo clínico de uma clínica de reabilitação conta com estrutura de profissionais da saúde entre outros.

Profissionais:

• Educador físico
  • Nutricionista
  • Psicólogo
  • Psiquiatra
  • Terapeuta ocupacional
  • Terapeuta holístico
  • Coordenadores
  • Monitores
  • Conselheiros em dependência química
  • Cozinheiros
  • Equipe administrativo

O tratamento é de fato subdividido em três etapas, a primeira, desintoxicação, a segunda conscientização, e portanto, a terceira ressocialização.

As terapias desenvolvidas podem de fato permitir que os acolhidos enxerguem a vida bem como a sua doença por um outro prisma.

Entendendo a necessidade de mudar de vida para se manter em pé, e entendendo sobretudo que a doença é traiçoeira e que mesmo

após concluir seu tratamento dentro de uma clínica de reabilitação em Santa Catarina ou em qualquer lugar do Brasil, é de fato necessário que haja continuidade no tratamento.

A ideia é sobretudo, manter esse acolhido consciente a respeito da doença, dos riscos e sobretudo das ferramentas de prevenção que estão disponíveis.

O manejo de pensamentos e comportamentos é de suma importância para a boa reabilitação.

Cronograma de atividades – Clínica de reabilitação em Santa Catarina

O tratamento de dependentes químicos consiste em regras, nova rotina, horários para readequar cada acolhido.

Por isso, existe dentro de cada clinica de recuperação um cronograma pré estabelecido com uma série de atividades.

Há horário para acordar, comer, tomar banho, dormir, fazer as atividades, atendimentos individuais e em grupo.

O atendimento psicoemocional favorece o tratamento de causas raízes particulares.

Já as atividades em grupo trabalham uma série de comportamentos, atitudes e hábitos.

Trabalham fatores como trabalho em equipe, honestidade, autoestima, valores, entre outros comportamentos e atitudes.

Terapia Racional emotiva, comportamental cognitiva, programa de prevenção à recaídas, reunião de metas, sentimentos e doze passos, fazem parte do programa de recuperação.

Auto cuidados e sociabilidade, laborterapia e outras terapias ocupacionais como jardinagem, artesanato, horticultura, marcenaria, também são atividades que de fato podem contribuir no processo de recuperação.

A espiritualidade é um fator importantíssimo no processo de recuperação, através dela é possível o resgate de alguns valores fundamentais,

bem como o auto perdão e o perdão ao próximo.

Os doze passos de N.A e A.A são a base sólida da recuperação de oitenta por cento das clinicas de recuperação, no entanto, ainda é possível encontrar comunidades terapêuticas

que atendem baseando-se em princípios espirituais apenas, e outras, com a abordagem humanista.

A psicoterapia humanista tem por objetivo dar uma resposta diferente,

é uma outra abordagem que enxerga os problemas do ser humano de forma diferente,

oferecendo, sobretudo, uma nova perspectiva ao qual valoriza a área da saúde ao invés da doença.

Essa abordagem humanista exalta a saúde mental e todos os atributos positivos da vida.

Seja qual for a abordagem praticada, o intuito do tratamento é ensinar o acolhido a viver sem drogas e sem sofrimento, lembrando que a dor é inerente a qualquer processo de mudança

Tempo, preços – Clínica de recuperação em Santa Catarina

Tempo de tratamento dependência química SC
Tratamento para dependência química em SP

O tempo de tratamento é um fator que pode variar de acordo com o quadro de cada paciente.

Para definir com certeza o tempo exato de tratamento, é preciso uma avaliação da equipe.

No entanto, de qualquer forma, o tempo sugerido para um tratamento consistente é de 6 meses.

Dentro de 180 dias, portanto, é considerado que o paciente passe por todas as fases de sua recuperação.

Passando pela desintoxicação, introduzindo o processo de conscientização e iniciando o processo de ressocialização.

É importante que os acolhidos sejam assistidos pela equipe sempre que necessário e sejam honestos (fator trabalhado em todas as etapas) sobre como estão se sentindo sem auto sabotagem.

Caso o acolhido não tenha disponibilidade de tempo para fazer um tratamento de 180 dias, contratos mais curtos de 90 dias por exemplo, podem ser feitos.

Tempos inferiores a 90 dias não são indicados pois podem não trazer os mesmos resultados esperados.

De qualquer maneira, há instituições que fazem esse tratamento em tempos inferiores a 90 dias, como 30 dias por exemplo.

O tempo vai depender da avaliação clínica, disponibilidade do acolhido e regras internas de cada instituição.

Os valores

são outra dúvida que muitas vezes impede que as famílias procurem esse tipo de ajuda.

Existem hoje clínicas de baixo custo, médio e alto padrão, o que muda de uma clínica de baixo custo para uma de alto padrão são:

1- localização – há lugares onde o tratamento pode ser muito mais caro do que outros, um exemplo disso é o estado de Sp devido a alta demanda, os preços podem variar de 700 mês a 30.000,00;

2- Estrutura física; quanto maior o conforto e itens de serviço mais cara será a clínica

3 – Periodicidade de atendimentos com os profissionais; enquanto uma clínica de baixo custo oferece atendimento

individual 2x na semana com psicólogo, uma de médio padrão oferece 3 ou mais vezes na semana e uma de alto padrão, todos os dias.

Clinica de recuperação em Santa Catarina.

Veja opções de clínicas femininas

Femininas

Internação involuntária

Clinica de recuperação em Santa Catarina – Internação involuntária

A internação pode ser feita de três maneiras distintas: voluntária, involuntária e compulsória.

a internação voluntária, acontece quando o paciente aceita que tem um problema e que precisa de ajuda.

Quando o dependentes químico entende que precisa de ajuda, meio caminho já foi dado até a recuperação.

Por mais difícil que seja o caminho da recuperação, ter a consciência e o desejo genuíno em se manter abstinente é um passo muito importante para a recuperação.

Tratamento de dependentes químicos e alcoólatras pode ser feito também quando o paciente devido ao uso abusivo da substância não consegue enxergar os riscos embutidos.

Quando esse paciente coloca em risco a sua vida e a das demais pessoas, temos um problema.

Nesse caso, a lei garante às famílias o direito pela internação involuntária.

Ela pode ser feita em unidades específicas para esse fim, e que portanto, devem seguir a critérios como avisar o Ministério Público a respeito da internação até 72 horas após internação.

Devem ser feitas por parentes consanguíneos de primeiro grau,

Há ainda a possibilidade de internação compulsória.

A internação compulsória deve ter de fato solicitação judicial.

Entre em contato conosco e conheça nossas opções de clinica de recuperação em santa catarina, tratamento de dependentes químicos e alcoólatras.

Somos um grupo, atuamos com parceria com mais de 360 unidades de clínica de recuperação / clínica de reabilitação de drogas e álcool.

Acreditamos que a mudança inerente ao processo, pode trazer de fato uma nova vida, e que todas as pessoas merecem mais uma chance.

Enquanto houver vida, há esperança.

Grupo Bella Clinic