Clínica de reabilitação em São Paulo – A pandemia e as recaídas

Que a pandemia da Covid-19 trouxe muitos problemas todo mundo sabe, milhares de pessoas submersas a uma série de enfrentamentos

não só no que diz respeito à saúde física e econômica, mas com relação a saúde mental.

Dependente químico na pandemia, afinal, você sabe de fato, como proteger seu familiar?

De fato, não é segredo que o avanço do Novo Coronavírus trouxe problemas de saúde ao mundo todo, como já supramencionadop.

Essa informação está sobretudo estampada em todos os veículos de comunicação, estamos imersos a um bombardeio de informações negativas, embora reais,

isolados sem conseguir fugir dessa triste realidade.

O enfrentamento ao vírus e o novo normal já faz parte de nossa rotina.

No último ano, fomos tão bombardeados com informações sobre a Covid-19 que desenvolvemos uma dependência em acompanhar

todos os dados pertinentes sobre este assunto e, inclusive, compartilhá-los em redes sociais.

No entanto, com o hábito de ficar de olho desses dados, criamos uma dependência ruim que nos leva ao pânivco.

Corremos, sobretudo, um risco maior do que a pandemia em si: o que chamamos de “numeralizar pessoas”, criando uma situação de desumanizar o fato.

O dependente químico, grupo de risco invisível – Clínica de reabilitação em São Paulo – A pandemia e as recaídas

clinica de recuperação em São Paulo
Tratamento de dependentes químicos em meio a pandemia

Com o impacto e os avanços da pandemia, cada cidadão no mundo todo já sabe , a informação sobre pertencer

ou não aos chamados, grupos de risco, ao qual são tão divulgados pelas mídias.

No entanto, o que ninguém consegue de fato enxergar é que existe um outro grande grupo de risco, o qual , infelizmente, a maioria das pessoas não reconhecem, ou são invisíveis:

o grupo dos dependentes químicos.

A dependência química é uma doença da qual é caracterizada pelo uso abusivo e sem controle de qualquer substância psicoativa

e que portanto, possa levar ao comprometimento não só da estabilidade mental e emocional

de um indivíduo como também reflete em e uma alteração do comportamento.

Pensando no contágio, por exemplo, os jovens usuários de droga e álcool se tornam muito mais vulneráveis ao contágio de diferentes enfermidades.

No mundo, temos por exemplo as drogas injetáveis com muitos adeptos, e muita relevância, pensando nisso,

podemos pensar que o compartilhamento de seringas e de outros insumos utilizados para consumir drogas (como os cachimbos compartilhados, por exemplo,

acentua os riscos para o desenvolvimento dessas doenças.

Pensando então que a dependência química faz com que o usuários dessas substâncias sejam incapazes de controlar o consumo,

é de fácil compreensão que sob o domínio das drogas, o dependente químico, também perde o controle sobre suas ações e emoções,

e por consequência, seus comportamentos.

Portanto, além do aumento dos conflitos familiares e dos prejuízos à saúde física e emocional, o contágio pode ser um problema visto que os dependentes químicos

são nessa seara um alvo fácil.

O DEPENDENTE QUÍMICO NA PANDEMIA PERTENCE AO GRUPO DE RISCO

Clínica de reabilitação em São Paulo – A pandemia e as recaídas

Os dependentes químicos desenvolvem uma série de vulnerabilidades ao qual são sobretudo físicas e que de fato potencializam o risco de contaminação.

Muitos dependentes químicos e alcoólatras, ainda, além de desenvolverem por consequência do uso de drogas como o crack e a cocaína por exemplo,

doenças respiratórias, ou como muitos acabam em situação de vulnerabilidade social ou situação de rua,.

Dessa forma, além do alto risco físico de serem contaminados com o Corona Vírus, a Covid-19, ainda temos um presente pelo qual a condição social é agravada a

Além disso, o dependente químico no uso, fatalmente acaba por desenvolver uma diminuição

do autocuidado e da higiene pessoal – hábitos que têm salvado muitas vidas na atual situação dessa magnitude.

O ISOLAMENTO SOCIAL DO DEPENDENTE QUÍMICO NA PANDEMIA

Tratando dependência química
tratamento de dependentes químicos na pandemia

Clínica de reabilitação em São Paulo – A pandemia e as recaídas

O isolamento social , ainda é de fato um desafio a todos sobretudo ao dependente químico na pandemia,

pois além de tirar o dependente de sua rotina normal (aqueles que está em sobriedade por exemplo,

deixam de frequentar seus grupos de apoio, como por exemplo, as igrejas e os grupos como NA, AA, presencialmente terapias, consultas com psiquiatra)

aumenta consideravelmente o risco de quadros depressivos e de outros transtornos psicoemocionais,

e, nesse caso, pode ainda de fato impelir o dependente químico que está no uso a aumentar o consumo de substâncias químicas.

Ocasionando um círculo vicioso, sem o esteio de sua rotina e gruipos de apoio, o aumento considerável no número de internações para dependentes químicos

em uma clinica de reabilitação em São Paulo e em todo o Brasil .

O QUE FAZER PARA AJUDAR?

Clínica de reabilitação em São Paulo – A pandemia e as recaídas

infelizmente, tanto para a pandemia quanto para a dependência química, não existem curas imediatas, .

e cada caso é um caso.

Se você se reconhece como sendo um dependente químico, o caminho é buscar se proteger nesse momento e uma

Clínica de reabilitação em São Paulo ou em todo o Brasil pode previnir uma recaída ou o agravamento da dependência,

visto que essa é uma doença progressiva e de múltiplas causas, com consequências péssimas, inclusive, que pode ser fatal.

A pandemia e as recaídas, para evitar, busque apoio, seja em sua família, ou com profissionais especializados no assunto.

O aumento dos casos de dependentes químicos que foram infectados pelo coronavírus exige uma busca de soluções

para que de fato se possa aumentar o controle sobre a expansão da pandemia de Covid-19 nesse grupo enorme de pessoas.

Uma internação em uma clínica de reabilitação em São Paulo, pode previnir o agravamento, isolar o dependente com suporte

pode ainda ser de fato uma oportunidade de tratamento para aquerles que não conseguiam parar suas rotinas para se cuidar.

Em meio ao caos uma internação de dependenteds químicos pode ser uma alternativa para tratar essa doença tão cruel e ainda, previnir e proteger

essa pessoa e seus familiares dos avanços do contágio da Covid-19.

Para mais informações a respeito de clinica de reabilitação em São Paulo e em todo o Brasil, entre em contato conosco e conheça nossas opções.