Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Morar em uma casa de repouso para idosos te assusta? Ou então, se você tem pais em idade avançada, pensa em contar com o suporte de uma casa de repouso para cuidar deles? 

Essa realidade é vivida por muitas e muitas pessoas mesmo no país todo e por uma razão simples: a expectativa de vida da população aumenta a cada ano. 

Assim, já que muitas pessoas chegam à terceira Idade, nada melhor do que conhecer a fundo diversos aspectos sobre uma casa de repouso para idosos. 

Afinal, um lar para idosos pode ser uma ótima opção sabia? Sim, trazendo mais qualidade de vida para os senhores e senhoras (mais velhos)! 

Licença de Funcionamento

O primeiro passo que garante a idoneidade de um lar para idosos é a apresentação do cadastro ativo e da licença de funcionamento da instituição. Essa licença deve ser expedida somente pela Vigilância Sanitária da região onde se situa o lar para idosos / casa de repouso. 

Sendo assim, antes de visitar qualquer asilo para idosos ou lar para idosos pesquise quais deles possuem cadastro ativo, sendo assim, você estará evitando problemas futuros e perda de tempo. 

Estrutura física da casa de repouso

A estrutura física e a organização de uma casa de repouso que cuida de idosos são de grande importância para a qualidade do atendimento.  

Portanto, sempre o mais indicado é que os familiares, o amigo ou o próprio idoso conheçam o espaço e observem quais recursos e benefícios são oferecidos. Como por exemplo: 

  • Quais funções são desempenhadas pelos funcionários e colaboradores;
  • Nível e frequência de limpeza dos ambientes;
  • Os cômodos são adaptados às necessidades do idoso?;
  • O tamanho da casa, divisão de cômodos, quem os compartilha, dentre outros;
  • Há espaço externo para os idosos tomarem sol  (jardim ou alguma área verde);
  • Qual a localização do residencial para idosos? Possui fácil acesso? O bairro e a vizinhança são tranquilos?
  • Quais as principais regras da instituição;

Preços das casas de repouso

Os preços das casas de repouso para idosos podem variar muito e dizem bastante a respeito da qualidade, desconfie de locais muito baratos que não tenham apoio por trás.

Cabe lembrar sempre que as decisões e o tratamento com as pessoas que frequentam o espaço são determinados e desenvolvidos com base nos valores.

Os valores morais são peças-chaves também no comportamento e na forma de interação dos grupos sociais. Logo, isso também vale para um lar para idosos ou para as demais intuições de diferentes segmentos.

Em razão disso, procure sempre conversar com os funcionários do lar, com os moradores, os colaboradores, administradores e também os demais envolvidos com as atividades se possível. 

Dessa forma então, você terá uma noção de qual que é o cenário que a casa de repouso / lar para idosos estão fundamentadas, a metodologia que é aplicada como também verificar se há alguma atividade obrigatória por lá e ações em relação aos idosos e como é a rotina deles, avalie e boa sorte. 

Inclusive, procure observar se o que é dito como valor condiz com a realidade que está sendo apresentada para você.

Verificar se o lar garante assistência médica?

Tem médicos diariamente no lar para idosos / casa de repouso?

Este é um ponto crucial que deve ser avaliado por parentes e até pelos próprios hóspedes, caso não tiverem condições de avaliação própria, verifique cada detalhe para o seu parente ou amigo. Vale lembrar que nem todos os asilos de idosos em SP ou casas de repouso em SP contam com estrutura médica para idosos que estão acamados. 

Neste caso então, o recomendado é que sejam destinados a clínicas geriátricas que são mais bem equipadas e com assistência de enfermeiros e médicos 24 horas no local. 

Já no caso das pessoas da Terceira Idade (idosos) que não possuem debilidades, os residenciais são capazes de atender as expectativas plenamente na maioria dos casos.

Quais são os funcionários que geralmente atuam em uma casa de repouso?

Claro! Aqui está uma reordenação dos funcionários que geralmente atuam em uma casa de repouso:

  1. Médico Geriatra: Responsável pelos cuidados médicos dos residentes idosos, incluindo diagnósticos, tratamentos e gestão de condições de saúde.
  2. Administradores / Gestores: Supervisionam no lar para idosos as operações diárias da casa de repouso, garantindo conformidade regulatória, gerenciamento de pessoal e administração financeira.
  3. Assistentes Sociais: Ajudam os residentes / hóspedes e suas famílias a navegar por questões sociais, emocionais e financeiras, oferecendo todo o suporte e orientação necessárias.
  4. Cuidadores e Auxiliares de Cuidados: Prestam assistência total necessária para alguns residentes / hóspedes no dia a dia, ajudando com higiene pessoal, alimentação, mobilidade e outras necessidades diárias.
  5. Nutricionistas: Planejam as refeições adequadas e personalizadas para as necessidades nutricionais dos residentes / hóspedes, garantindo uma alimentação saudável para todos.
  6. Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem: Encarregados sempre de administrar os medicamentos, realizar curativos, monitorar sinais vitais e garantir o bem-estar físico dos residentes / hóspedes.
  7. Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais: Trabalham sempre para manter ou melhorar a mobilidade, independência funcional e qualidade de vida dos residentes.
  8. Equipe de Limpeza e Manutenção: São os responsáveis pela limpeza da casa de repouso, manutenção e segurança das instalações da casa de repouso.
  9. Psicólogos e Psiquiatras: Oferecem sempre suporte emocional e tratamento para questões de saúde mental do hóspede que possui alguma dificuldade e precise de um profissionais, dificuldades como depressão, ansiedade e demência.

Estes profissionais são extremamente importantes para o funcionamento eficaz e o cuidado de qualidade em uma casa de repouso ou lar para idoso.

Confira mais de 30 opções de casas de repouso em SP:

Artigos recomendados

You cannot copy content of this page