Central de atendimento

11 96422-1200

24h

TRATAMENTO PARA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA – ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO SP

A dependência química é uma doença que atinge milhões de famílias ao redor do mundo, se caracteriza por ser

Uma doença que atinge o indivíduo em todas as áreas de sua vida, psicologicamente instável, emocionalmente abalado e fisicamente debilitado

O dependente químico precisa de um tratamento completo, para cuidar de cada área dessa afetada.

O método mais utilizado para o tratamento da dependência química é a internação em uma clínica de reabilitação.

No entanto, pensando em uma maneira de tratamento mais efetivo que não cultue um período de internamentos longos

Surge como alternativa o acompanhamento em tempo integral de um acompanhante terapêutico em domicilio.

CARACTERÍSTICAS DO TRATAMENTO ATRAVÉS DE UM ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO

O tratamento através de um acompanhante terapêutico visa promover ao paciente autonomia e reinserção social.

Além disso, tem como objetivo promover uma melhora na organização subjetiva do paciente, através de uma ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados.

O Acompanhante terapêutico é um profissional com vasta experiência na área da dependência química.

Trata-se de um terapeuta que auxiliará o paciente em suas atividades de dia a dia.

O contrato poderá ser feito de diversas formas, de acordo com as necessidades de cada paciente.

O ideal para pacientes com alto índice de vulnerabilidade é que o acompanhante terapêutico resida com o paciente e possa

Acompanha-lo 24 horas por dia, durante todas as suas atividades.

É indicado para pacientes que se encontram em determinada situação de sofrimento psíquico intenso, dependência química ou outros problemas.

Muitas vezes alguns pacientes já passaram por tantas internações sem resultados e ainda, as condições de isolamento prejudicaram ao invés de contribuírem.

Acompanhante terapêutico você encontra aqui na Bella Clinic!

O Acompanhante terapêutico auxilia os pacientes com grandes dificuldades para conduzir sua vida e seus projetos.

O acompanhante terapêutico pode ser um recurso utilizado tanto para as pessoas que estão em estados de crise aguda, como também em períodos crônicos de angústia e estagnação.

O trabalho clínico dos profissionais terapeutas tem por objetivo desenvolver através de encontros cujo campo de ação é o cotidiano, o dia a dia dos pacientes acompanhados

Os pacientes encontram nessa forma de tratamento a possibilidade de encarar a realidade como ela é, sem a necessidade de um afastamento

De suas atividades por longos períodos. Acredita-se que a reabilitação na prática acontece no dia a dia

A luta maior dos dependentes químicos é após a internação, durante a internação, os pacientes estão resguardados pelas unidades

Por isso, a fase mais difícil é a ressocialização e nessa fase é imprescindível a atuação de um profissional para os pacientes que não se sentem seguros.

Há ainda os pacientes que nunca passaram por uma internação, que não conseguem ficar limpos sozinhos

Mas que não podem se afastar de suas atividades por um longo período, ter um acompanhante terapêutico possibilita que o paciente tenha

Acesso a suas atividades de maneira geral, sem abrir mão de nada, e com o bônus de estar sempre acompanhado.

Encontre aqui em São Paulo, acompanhantes terapêuticos!

Esse tratamento entrega ao paciente uma maneira de conduzir sua vida de forma mais autônoma.

Os atendimentos podem acontecer de diversas maneiras, em casa, no trabalho, com consultas periódicas em outros espaços da cidade como cinemas, lanchonetes, shoppings, teatros, escolas etc.

Cada paciente receberá um projeto terapêutico que será elaborado pela Equipe de acompanhantes terapêuticos da Capital Remoções.

Também será disponibilizado às famílias e pacientes uma série de currículos dos profissionais, para que a família possa escolher

O profissional que melhor atenda às suas demandas, da família e dos profissionais envolvidos.

Cada paciente terá um projeto terapêutico desenvolvido e isso determinará a duração e frequência em função de cada caso.

o tratamento é indicado para pessoas com transtornos mentais e psicológicos, deficiência mental ou física e dependentes químicos.

É indicado ainda para crianças e adolescentes que apresentem dificuldades no processo de escolarização – alfabetização, além de idosos

Oferecendo solução para o enfrentamento de questões que sejam decorrentes do envelhecimento.

Para solicitar o trabalho de um acompanhante terapêutico, entre em contato com a Equipe da Capital Remoções, disponível atendimento 24 horas por dia.

COMO SURGIRAM OS ACOMPANHANTES TERAPÊUTICOS?

O Acompanhante Terapêutico surge a partir do movimento antipsiquiátrico e a psicoterapia institucional que aconteceu a partir da década de 50 na Europa e nos Estados Unidos.

Já na América Latina, o Acompanhante terapêutico no tratamento da dependência química surgiu no final da década de 60, na cidade de Buenos Aires.

Nessa época, muitos dos psicanalistas eram ligados aos hospitais psiquiátricos, o que favoreceu a criação de novas funções para os agentes de saúde mental.

Nessa época, esses profissionais passaram a ser chamados de auxiliares psiquiátricos e, em alguns outros lugares, atendentes terapêuticos.

Hoje em dia, a sociedade valoriza muito o trabalho desses profissionais, que por vezes evitam a inserção de medicamentos desnecessários no tratamento de dependentes químicos e outras doenças.

Os terapeutas garantiram espaço como dispositivo de tratamento, houve um movimento crescente de formação e de produção teórica sobre esta prática.

O acompanhante terapêutico desenvolve importante papel no tratamento de doenças mentais.

VANTAGENS DE UM ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO

Ter um acompanhante terapêutico favorece o tratamento da dependência química por diversos fatores, entenda melhor:

1- Entrega ao paciente autonomia, o paciente pode seguir sua rotina de maneira normal com a supervisão de um profissional
2- Tem sempre uma pessoa profissional acompanhando suas atividades em tempo integral.
3- Cria vínculo com o profissional, estabelecendo um ambiente de confiança mútua, o que favorece muito a reabilitação de dependentes químicos.
4- Estabelece uma amizade e desenvolve habilidades, percepção de perdas e danos, autoconhecimento sem julgamento, se perdoa e se permite acertar através de novas alternativas
5- Reestruturação de sua autoconfiança
6- Reestruturação da segurança
7- Acompanhamento de perto em dias de crises
8- Tratamento em tempo integral, conversas, palestras, reuniões.
9- Ter uma companhia que poderá ajudá-lo a restabelecer vínculos, inclusive familiares, ajuda a entender momentos de crise e mudar comportamentos e pensamentos destrutivos
10- Ter a possibilidade de concluir o tratamento de forma eficaz no conforto do seu lar exercendo as suas atividades de maneira normal sem ter que interromper nada
11- Desenvolve hábitos saudáveis com acompanhamento que promove bem-estar, ressocialização, reeducação alimentar, conexão espiritual, autoconhecimento com auxilio profissional de terapeuta capacitado.

Artigos recomendados