Clínica de reabilitação / recuperação em Minas Gerais MG

Clínica de reabilitação para dependentes químicos. Clínica de recuperação para dependentes químicos. Clínica de reabilitação para alcoólatras em MG.

Método de Tratamento Das Clínicas de Reabilitação / Recuperação Gratuitas em SP

1ª Etapa do tratamento realizado nas clínicas:

Aspecto Físico da doença da adicção, desintoxicação dos pacientes e adaptação ao convívio com os outros residentes; conhecimento do programa de 12 passos de N.A. e A.A.; Reeducação alimentar com nutricionista especializada, bem como aspectos físicos da doença fragilizados pelo motivo do uso compulsivo da drogas e bebidas alcoólicas.

2ª Etapa do tratamento da dependência química em SP:

Aspecto Psicológico da doença da adicção (autoconhecimento de seu eu interior e de sua doença chamada dependência química, adicção ou alcoolismo) Terapias e psicologia aplicada.

3ª Etapa da recuperação em SP:

Aspecto Espiritual da doença da dependência química ou do alcoolismo (valorizar as pequenas coisas da vida diária e desta maneira valorizar a vida toda em o uso de substâncias) Fé em um poder superior maior do que nós que seja cuidadoso e amoroso.

Os princípios fundamentais que regem as clínicas de recuperação / reabilitação para dependentes químicos em SP são: O AMOR, DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE, ESPIRITUALIDADE, LIBERDADE e TRABALHO, visando à melhoria da qualidade de vida do dependente e sua família.

A Dependência Química assim como o alcoolismo são doenças: progressivas, incuráveis e fatais que afetam todas as áreas das nossas vidas, logo a recuperação também é e tem que ser progressiva, contínua e traz uma vida em plenitude em todas as áreas. Não existe uma cura não ainda, médico ou remédios, pois ela é incurável. O que podemos fazer é tratar e estacionar esta doença. O modelo de internação para dependentes químicos que seguimos é o de conscientização dos dependentes químicos. Baseado na filosofia de doze passos de Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA), estamos alcançando excelentes resultados.

Oferecemos aos pacientes das clínicas de reabilitação, dentro de nossas dependências clínicas o programa de doze passos, espiritualidade, terapia racional emotiva, programa de prevenção a recaída, arte terapia, vídeo terapia, laborterapia, atendimento psicológico individual e em grupo, quatro refeições diárias e demais necessidades para a recuperação do interno.

Atividades Terapêuticas

Espiritualidade (ecumênica quase sempre)

Realizada após o café da manhã é a primeira reunião do dia. Cantamos louvores no início da reunião, depois é lido um capítulo da Bíblia Sagrada e aberto para que o grupo comente ao término o facilitador da reunião faz as considerações finais e cantamos novamente pedindo ao nosso poder superior (DEUS) orientação em nosso dia.

Reunião de sentimentos para desabafar:

Esta reunião tem por objetivo, fazer com que o residente partilhe os sentimentos identificados no decorrer do dia. É muito importante esta reunião de partilha, pois o residente aprende a identificar e expressar seus sentimentos, tornando-se conhecido para o restante do grupo, e ouvindo sua própria voz falando de si. Este também ouve as individualidades do outro. Tudo isso com a possibilidade de ouvir retorno dos companheiros. O retorno é uma forma de avaliação, e de ser ajudado por parte dos companheiros aos sentimentos que vive o partilhador, sempre com intuito de crescimento na recuperação. É através dos retornos que os companheiros, a partir de suas experiências sugerem alternativas. Sempre quando alguém partilha seus sentimentos, eles coincidem com os sentimentos de outros companheiros ali presentes, formando-se assim, elos de união e objetivos comuns.

Psicoterapia Individual e em grupo em algumas unidades:

Este atendimento possibilita com que o residente entre em contato com suas dificuldades e consiga alternativas viáveis ao seu equilíbrio emocional, promovendo o desbloqueio de núcleos de conflitos que geram situações tensionais. Propicia um espaço de reflexão, buscando estratégias de enfrentamento para situações de risco, tão necessárias na vida de um dependente químico.

Reunião de 12 Passos baseado no Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos que existe no mundo inteiro:

Reuniões ministradas com o objetivo de oferecer aos residentes, aprendizado e reflexão sobre os passos, princípios espirituais e toda a literatura de Narcóticos Anônimos.

Laborterapia: (Trabalho com terapia)

Atividade realizada no período da manhã geralmente após a espiritualidade e o café da manhã. Nossos objetivos com a Laborterapia, além da “não ociosidade”, são inúmeros; por exemplo: Trabalhar os sentimentos (mágoa, orgulho, frustração, perda, raiva, amor, etc.);

• Descobrir e desenvolver as habilidades dos dependentes químicos;
  • Elevar a autoestima deles;
  • Enxergar que é possível sim ainda produzir, visando a responsabilidade com o crescimento possibilidade de ver o fruto da produção juntamente como falado anteriormente;
  • Aceitar limites e regras que fazem parte da vida de todos nós e ter disciplina que é fundamental na recuperação;
  • Perceber suas responsabilidades;
  • Assimilar a ajuda mútua;
  • Desenvolver a percepção e a preocupação com o outro;

Concentração e Atenção;

• Desenvolver noção de começo, meio e fim de uma atividade;
  • Aprimoramento de conduta e caráter;
  • Organização, Reabilitação física, entre outros.

* Os trabalhos são executados em grupos, divididos.

TRE – Terapia Racional Emotiva (bem famosa):

São reuniões semanais que ensinam o dependente a como lidar com os sentimentos. Estudamos: A Raiva, A Vergonha, Rei Bebê, O Luto, Pensamento Destrutivo e outros temas. Estes estudos são muito importantes na recuperação.

P.P. R – Programa de prevenção a recaída (muito importante no tratamento:

Essa reunião é muito importante, mostramos para os residentes algumas ferramentas que devem ser utilizadas após o período de internação. São os “EVITES E OS PROCURES”. EX: PROCURE um hobby, ir à sala de anônimos, uma religião, novas amizades, etc. EVITE velhos amigos, velhos hábitos, velhas ideias, etc.

Observação: Se a pessoa trabalha em alguma empresa registrado ou trabalhou nos últimos 12 meses registrado em carteira de trabalho ou paga o Carnê do INSS, o Psiquiatra da clínica de reabilitação geralmente emite um laudo com CID da Doença (Dependência Química) que vai do F 10 ao F 19 e conseguimos dar entrada no Auxílio-doença para nossos Pacientes!