Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Confira abaixo agora mesmo!


Clínicas de recuperação em SP

Quando nos deparamos com uma situação de um ente ou algum amigo que acaba sendo atraído pela dependência química ou alcoolismo, muitas vezes não sabemos como lidar.

Sendo assim, a Bella Clinic clínicas de recuperação, separou algumas dicas de como ajudar um dependente químico ou alcoólatra em seu tratamento de dependência química e / ou alcoolismo.

Lidar com um dependente químico durante um tratamento não é algo simples, de fato é essencial que os familiares e amigos próximos procurem uma terapia também, ou ajuda em grupo de apoio para lidar melhor com essa batalha.

Os dependentes químicos assim como os alcoólatras, boa parte das vezes são julgados e possuem pouco apoio fora e até mesmo em algumas clínicas, também são lançados a palavras associadas a desvio de caráter, falta de fé ou fraqueza. Contudo, é preciso saber que cada ser humano é único, e possui sua individualidade, por isso buscamos analisar individualmente cada paciente.

Quando um paciente inicia um tratamento para dependentes químicos ou alcoolismo é muito importante também que nesta fase, o familiar saiba lidar de maneira correta!

Dicas para ajudar um dependente químico no tratamento do alcoolismo e / ou dependência química.

Como já foi dito anteriormente, o apoio do familiar ou amigos fazem parte do processo de reabilitação de quem amamos, afinal de contas é comum que os mesmos não os iniciem por si mesmos, ou após iniciado o tratamento tendam a abandona-lo rapidamente. Por isso a ajuda dos entes e amigos é fundamental!

Esteja por perto: Um tratamento de dependência química não é nada fácil. Por isso mostre com palavras e atitudes também ao seu familiar que você o ama muito e que estará com ele em todos os momentos de sua recuperação.

Seja compreensivo também: Procure ajuda profissional para tentar entender o lado de seu ente. Você precisara exercitar a sua compreensão. Pois, um dependente químico vive um momento bem conflitante, o uso de drogas se torna algo tão grande que não há como se recuperar sozinho. Diga que compreende que ele sofre, que sente sua insegurança, e que por isso não o julga.

Seja paciente: A recuperação / reabilitação é algo lento e demorado, dentro desse período pode oscilar muito de bom para ruim. Compreenda que a dependência das substâncias é algo maior que ele, que a força de vontade precisa ser reforçada diariamente.

Demonstre o seu interesse pelo que ele sente:  Ouça o que ele diz, contudo, não force a pessoa falar, mas demonstre que está sempre por perto para ouvir o que ele sente.

A melhor forma de sabermos como lidar com um dependente químico ou alcoólatra é ter empatia, e se colocar no lugar dele, mantenha-se como um amigo em prontidão para ajudar e aconselhar. E sim, o amor é essencial.

Enfim, muitas vezes no ápice do tratamento, o dependente químico ou alcoólatra surta e não consegue prosseguir. Às vezes o mundo pode desabar sobre as costas e aquela sensação de desanimo e entrega também pode te contaminar, por isso se mantenha firme para que não seja levado a certas situações.

Nas clinica de recuperação / reabilitação parceiras temos todo o suporte para o tratamento de seu ente e também terapias familiares. Acreditamos que a participação do familiar no tratamento do dependente químico é essencial.

Dessa forma é possível que o paciente vença todas as barreiras da resistência criando um vínculo de confiança com tudo que for associado ao processo de sua recuperação / reabilitação.

Conte conosco sempre não só na etapa fundamental, agende uma visita e conheça nosso trabalho.

Artigos recomendados