Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Centro de recuperação para dependente químico: como funciona e tipos de tratamento. Clínica de reabilitação , saiba como funciona, como é o tratamento para dependente químico, como funciona uma clínica para alcoólatra.

Confira também: As melhores clínicas de recuperação em São Paulo (Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras)

A dependência química é um problema complexo que afeta não só a pessoa, mas também seus familiares. Os centros de recuperação são locais que possibilitam um tratamento especializado para a dependência química. Esses locais possuem uma estrutura especializada para o tratamento e suporte do dependente químico durante todo o processo de recuperação. Desde o início do tratamento, o paciente recebe o auxílio necessário para voltar ao convívio social e se manter longe do consumo do álcool ou das drogas.

O que é uma clínica de recuperação?

Um centro de recuperação é um local focado no tratamento da dependência química. Esse ambiente possui tratamento especializado e uma equipe multiprofissional disponível em tempo integral para o atendimento dos pacientes. O Grupo Recanto é um exemplo de instituição que possui toda uma estrutura organizada para o atendimento humanizado e integral do paciente, pois sabe-se que a dependência química é uma doença complexa que requer tratamento especializado.

Para que serve uma clínica de reabilitação / recuperação?

As clínicas de recuperação são locais preparados para acolher dependentes químicos que estão em processo de recuperação com o intuito de melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Todo o tratamento é voltado para a recuperação e bem-estar dos pacientes com o foco na sua reinserção social com um novo estilo de vida longe de seus velhos hábitos.

Como funciona uma clínica de recuperação / reabilitação para dependentes químicos e / ou alcoólatras?

Antes de iniciar o tratamento em uma clínica de reabilitação / recuperação para dependentes químicos e / ou alcoólatras, os pacientes passam por uma avaliação de uma equipe multidisciplinar em que realizam exames para detectar possíveis problemas de saúde.

O início do tratamento consiste na desintoxicação do paciente, ou seja, em promover a eliminação de substâncias nocivas do organismo do indivíduo. É essencial que o dependente químico seja tratado por uma equipe multidisciplinar, pois são muitas as especificidades que envolvem essa doença.

Os centros de recuperação possuem toda uma estrutura organizada e preparada para que o paciente tenha um bom processo de recuperação e seja reinserido na sociedade, dando possibilidades para que ele possa construir uma nova maneira de viver.

Quais são os tratamentos disponíveis nas clínicas de reabilitação / recuperação para dependentes químicos?

O tratamento em um centro de recuperação é personalizado e varia de acordo com o caso de cada paciente.

Antes de iniciar o tratamento, os pacientes passam por uma avaliação multidisciplinar que inclui exames para detectar possíveis problemas de saúde.

O início do tratamento consiste na desintoxicação do paciente, que tem como objetivo promover a eliminação de substâncias nocivas do organismo do indivíduo. É essencial que o dependente químico seja tratado por uma equipe multidisciplinar, pois são muitas as especificidades que envolvem essa doença.

Os centros de recuperação possuem toda uma estrutura organizada e preparada para que o paciente tenha um bom processo de recuperação e seja reinserido na sociedade, dando possibilidades para que ele possa construir uma nova maneira de viver. Existem diversos tipos de tratamento disponíveis nas clínicas de recuperação, e estes dependem também do nível de dependência, tempo de consumo, frequência de uso e do organismo do indivíduo. Alguns dos tratamentos incluem psicoterapia individual e em grupo, uso de medicações, atividades físicas, laborterapia entre outros que vão auxiliar o paciente na recuperação.

Tipos de internação nas clínicas de recuperação / reabilitação para dependentes químicos e / alcoólatras

  • Internação voluntária:

Existem três tipos de internação em uma clínica de recuperação: voluntária, involuntária e compulsória. A internação voluntária é realizada com o consentimento do próprio dependente, por meio de uma declaração assinada por ele.

Neste tipo de internação, o paciente reconhece que não consegue se livrar das drogas sozinho e que necessita de ajuda para se recuperar.

Portanto, ela só acontece mediante solicitação formal tanto do dependente quanto do médico responsável pelo caso.

  • Internação involuntária:

A internação involuntária é indicada quando o dependente químico começa a representar uma ameaça tanto para si mesmo quanto para as pessoas a sua volta e não possui consciência do seu estado. De acordo com a nova lei 13.840/6, esta modalidade de tratamento só pode ocorrer mediante o pedido de familiares de primeiro grau como pai e mãe, além de um laudo médico constando a necessidade do tratamento.

  • Internação compulsória

A internação compulsória é determinada pelo juiz e não depende da autorização do paciente e de seus familiares. Este pedido também depende de um laudo médico que comprove que a pessoa necessita de um tratamento especializado para ficar longe do consumo de álcool ou drogas.

Quais atividades são realizadas nas clínicas de recuperação?

Editable vector question mark formed from many question marks

As atividades realizadas pelos dependentes variam de acordo com cada centro de recuperação e dependem do projeto terapêutico individual do paciente prescrito pelos profissionais que o avaliaram. Essas atividades são uma ótima maneira de adquirir hábitos de vida mais saudáveis, pois afastam o paciente do foco em substâncias químicas.

As atividades incluem avaliação médica, psicoterapia individual e em grupo, atividades físicas, e laborterapia que consiste na prática de tarefas que envolvam atividades profissionais, além de muitas outras.

  • Terapia ocupacional

A terapia ocupacional é uma técnica que visa proporcionar saúde e bem-estar ao indivíduo, estimulando sua participação em diversas atividades que o auxiliem em seu processo de recuperação.

O foco está em contribuir para o restabelecimento das capacidades funcionais e habilidades sociais, de forma que o terapeuta ocupacional é um profissional que visa contribuir para que o indivíduo retome sua vida longe do consumo de álcool e drogas.

As atividades desenvolvidas pelos dependentes auxiliam na retomada de sua vida, proporcionando uma verdadeira reabilitação psicossocial. Estas possibilitam o desenvolvimento de novas habilidades, que ajudam na retomada da vida e criação de hábitos mais saudáveis.

  • Terapia em grupo

A terapia em grupo é uma técnica utilizada pelos centros de recuperação para ajudar os pacientes a desenvolver habilidades sociais. O principal objetivo da terapia em grupo é o compartilhamento de situações parecidas, proporcionando coragem e confiança ao dependente no processo de recuperação. A terapia em grupo representa uma oportunidade para que o indivíduo encontre forças para lutar e enfrentar seus problemas, dando margem a novas possibilidades em sua vida. Desta forma, são uma ótima oportunidade de dar início a um novo ciclo de amizades, tendo como objetivo central a manutenção da sobriedade.

  • Atividades físicas

As atividades físicas são uma grande aliada no tratamento da dependência química, pois com a falta das substâncias químicas no organismo, o indivíduo necessita de novas fontes que lhe proporcionem prazer. Com o decorrer do tempo, mudanças positivas podem começar a aparecer, pois as atividades físicas, além de representar um hábito de vida saudável, também previnem outros tipos de doenças, sejam decorrentes de drogas ou não.

  • Palestras

As palestras promovem a conscientização do dependente químico enquanto interno da instituição, pois auxiliam na superação de seus velhos hábitos de vida e a melhorar seus relacionamentos familiares e sociais. Elas fornecem dicas e informações valiosas para que lidem da melhor forma com o processo de recuperação. Nessas palestras são abordados diversos assuntos relacionados à dependência química, onde os palestrantes podem ser tanto profissionais da saúde quanto pessoas que já passaram pelo processo de recuperação.

Acompanhamento individual

A dependência química é uma doença complexa, e por isso, os centros de recuperação possuem um acompanhamento individual do paciente. No Grupo Recanto, por exemplo, os pacientes são acompanhados de forma individual, pois cada pessoa possui sua particularidade. Os profissionais realizam uma avaliação minuciosa para o desenvolvimento do projeto terapêutico, com uma abordagem biopsicossocial que abrange todas as áreas da vida do indivíduo. Diante disso, outros acompanhamentos individuais que podem ser feitos são as psicoterapias, que auxiliam o indivíduo na compreensão dos fenômenos psicológicos que o prejudicam em seu processo de recuperação.

Como escolher a melhor clínica de recuperação / reabilitação?

As melhores clínicas de reabilitação

Escolher uma clínica de internação pode ser uma tarefa difícil, pois são muitos os aspectos a serem observados na hora da escolha. Muitos buscam a garantia de que seu familiar terá um tratamento da melhor qualidade. O primeiro passo é buscar informações a respeito do que vem a ser a dependência química para ter clareza de qual caminho seguir e de que maneira lidar com essa situação.

Uma boa clínica de internação deve oferecer um tratamento humanizado e individualizado, com uma equipe multidisciplinar que garanta todo o suporte necessário para a reabilitação do paciente. Além disso, ela deve possuir uma boa estrutura e estar devidamente regularizada com os demais órgãos. Fazer uma visita ao local e conhecer os tipos de tratamentos oferecidos são medidas essenciais para que o dependente seja auxiliado da melhor forma possível.

Busque referências e indicações sobre a clínica

As referências e indicações são essenciais para quem está à procura de um centro de recuperação. Elas representam um reflexo do bom serviço que foi prestado às pessoas. Portanto, as opções devem ser avaliadas de acordo com os resultados que ela apresenta tanto para os pacientes quanto para os familiares.

Conheça os tratamentos

O Grupo Recanto é um centro de recuperação que possui um modelo de tratamento humanizado e individualizado, baseado no que existe de mais moderno de acordo com os avanços científicos. Com uma abordagem biopsicossocial, trabalhamos os pacientes em todas as esferas da sua vida.

Nosso tratamento é baseado em um tripé, composto pelo programa dos doze passos de N.A (Narcóticos Anônimos) e A.A (Alcoólicos Anônimos), além da TRE (Terapia Racional Emotiva) e o aconselhamento biopsicossocial. Esse tripé permite ao paciente a conscientização da sua doença e o reestabelecimento saudável dos seus princípios e valores, para que assim possa desenvolver novos hábitos de vida.

O Grupo Recanto é uma referência no tratamento da dependência química e saúde mental, pois garantimos todo o suporte e auxílio que os dependentes precisam. É essencial saber quais os tipos de tratamentos que um centro de recuperação possui, para que os familiares possam ter a garantia do devido conforto, segurança e bem-estar do dependente.

Analise a estrutura do centro de recuperação

A estrutura de um centro de recuperação deve ser capaz de oferecer os instrumentos necessários aos pacientes e seus familiares para que tenham a confiança de que o tratamento será eficaz. A estrutura é uma das primeiras coisas a serem analisadas, pois representam a base de que um bom tratamento será realizado.

O Grupo Recanto é uma clínica de recuperação que conta com clínicas bem equipadas e profissionais qualificados para atender diferentes demandas. Os profissionais são uma peça-chave dentro do processo de recuperação, estes devem estar capacitados para prestar o auxílio necessário para um tratamento eficaz dos dependentes.

Conheça os profissionais

Além disso, os centros de recuperação devem dispor de uma equipe multidisciplinar capacitada composta por profissionais das mais diferentes áreas.

Os profissionais incluem médicos, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e educador físico, entre outros.

Saiba como será o tratamento no pós-internação

O tratamento pós-internação é crucial para a recuperação do dependente químico. Após a internação, o dependente deve continuar a manter o ritmo de cuidado com a sua saúde, especialmente se tiver algum tipo de doença, assim como para prevenir outras, mantendo-se longe do consumo de álcool ou drogas. Além disso, ele deve evitar ambientes e pessoas que fizeram parte da sua antiga maneira de viver, para que não acionem gatilhos que o façam recair.

Como saber se uma clínica de recuperação / reabilitação é legalizada ou não? 

Para saber se uma clínica de recuperação é legalizada, é preciso prestar atenção aos mínimos detalhes antes de escolher uma clínica.

É essencial saber se o local dispõe de profissionais capacitados e registrados em seus conselhos, e se apresenta condições para o tratamento de uma doença tão complexa.

Para saber sobre a legalização de uma clínica, é essencial buscar informações a respeito e visitar o local para verificar as condições e estrutura do local. Consultar se os números dos conselhos federais dos funcionários estão ativos também é importante; esses dados ficam disponíveis geralmente nos sites dessas instituições.

Afinal, os tratamentos da clínica de recuperação podem curar um dependente químico?

A dependência química provoca alterações cerebrais, comportamentais, psicológicas e sociais. O tratamento envolve todas essas esferas, pois tem o intuito de recuperar de forma integral a saúde do paciente. No início é muito difícil o dependente aceitar e reconhecer que possui uma doença e que esta necessita de um tratamento. 

Vale lembrar que o tratamento não cura a dependência química, mas ajuda na recuperação do paciente.

No início, é muito difícil para o dependente aceitar e reconhecer que possui uma doença e que esta necessita de um tratamento. Vale lembrar que o tratamento da dependência química não se limita apenas a uma clínica de recuperação, mas também a uma verdadeira mudança de vida do indivíduo ao sair deste local. A dependência química não possui cura, mas sim tratamentos que auxiliam o indivíduo a ter e manter uma vida longe do consumo do álcool ou das drogas, assim como de seus antigos hábitos prejudiciais à saúde.

Como as clínicas de recuperação podem te ajudar? 

Contamos com centros de recuperação especializados no tratamento da dependência química e saúde mental. Contamos com diversos profissionais que estão sempre prontos para atender as diversas demandas trazidas pelos pacientes e familiares.

Possuímos estruturas físicas completas com uma abordagem biopsicossocial, pois sabemos que o acolhido precisa ser tratado de forma integral.

Pensamos em cada detalhe para que o acolhido e seus familiares sintam o conforto e segurança necessários para proporcionar ao mesmo a possibilidade de uma nova maneira de viver longe de seus velhos hábitos de vida.

Conclusão

Uma clínica de recuperação especializada é um local que oferece o suporte e apoio necessários para o paciente. No entanto, muitos familiares têm dificuldade em escolher uma boa clínica de recuperação / reabilitação.

Embora seja uma decisão bem difícil, escolher a clínica de reabilitação / recuperação para dependente químico e / ou alcoólatra certa pode trazer muitos benefícios à saúde do indivíduo que luta contra o vício em álcool e / ou drogas.

Buscar bastante informações é bem importante, pois a dependência química é uma doença complexa. O local ideal é aquele que oferece: amor, conforto, bons profissionais, boas refeições e segurança tanto para o acolhido quanto para a família, garantindo um tratamento de altíssima qualidade.

Texto baseado nas seguintes fontes:

  1. gruporecanto.com.br
  2. bing.com
  3. grupoderecuperacao.com.br
  4. msdmanuals.com
  5. viversemdroga.com.br
  6. centroconfiar.com.br
  7. bing.com
  8. jardimanimal.com.br
  9. msdmanuals.com
  10. meusanimais.com.br
  11. coffito.gov.br
  12. msdmanuals.com
  13. interhelpinternacao.com.br
  14. saude.es.gov.br
  15. fitnessbrasil.com.br
  16. gov.br
  17. gruporecanto.com.br
  18. ibdfam.org.br
  19. contabeis.com.br
  20. enfermagemilustrada.com
  21. marceloparazzi.com.br
  22. serraville.com
  23. osfilhosdemaria.com.br
  24. bvsms.saude.gov.br
  25. fm.usp.br
  26. bvsms.saude.gov.br
  27. bing.com
  28. gruporecanto.negocio.site
  29. bing.com
  30. vocepergunta.com
  31. jornalcontabil.com.br
  32. respostas.sebrae.com.br
  33. bing.com
  34. bvsms.saude.gov.br
  35. fm.usp.br
  36. gov.br
  37. bvsms.saude.gov.br
  38. vidasaudavel.einstein.br
  39. tuasaude.com
  40. rededorsaoluiz.com.br
  41. hospitalsantamonica.com.br
  42. minhavida.com.br
  43. Bing IA
  44. youtube.com
  45. smodin.io
  46. plagiarismchecker.co
  47. reescribirtextos.net
  48. paraphraser.io
  49. bing.com
  50. capitalremocoes.com.br
  51. institutoabraao.com.br
  52. ctcaminhar.com.br
  53. clinicaderecuperacaosp.com.br

Artigos recomendados