Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Residência terapêutica para dependente químico em São Paulo, residência terapêutica para dependente químico, moradia assistida em SP, residência terapêutica para alcoólatra, tratamento para dependente químico em residência terapêutica, moradia assistida em São Paulo, moradia assistida para dependente químico em São Paulo, planos personalizados de tratamento

Relacionados:

Tratamento Dependência Química – Bella Clinic

Dependência química – Bella Clinic

Tratamento da Dependência Química em São Paulo

Inovação no tratamento para dependentes químicos

Residência Terapêutica é muito mais que uma alternativa à clínicas de recuperação e hospitais psiquiátricos. Como presidente da Bella Clinic creio que é uma necessidade!

Tratamento sem internação para dependente químico e alcoólatra em residência terapêutica

Algumas das Residências Terapêuticas nasceram de uma necessidade crescente em desinstitucionalizar pacientes que já foram para clínicas ou não, porém não conseguiram ficar livre das drogas ou do álcool sozinhas. Com o intuito de trabalhar a reinserção social na prática e treinar as habilidades sociais para situações de potencial risco, enfrentamento de crises e dar autonomia a cada pessoa, proporcionando segurança através da retaguarda terapêutica e acompanhamento 24h todos os dias.

Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar especializada na área da saúde com foco em dependentes químicos e alcoólatras.

Uma opção de Residência terapêutica / Moradia assistida possui:

residência terapêutica SP
Residência terapêutica – Moradia assistida é com a Bella clínic.
  • Atividades internas e externas sob supervisão;
  • Atendimento psicológico individualizado;
  • Teste toxicológico para controle de abstinência;
  • Atendimento terapêutico individualizado;
  • Emissão de documentos para reembolsos;
  • Atendimento psiquiátrico individualizado;
  • Alimentação de alto nível nutritivo;
  • Aulas particulares de reforço;
  • Internet WiFi em toda residência;
  • Reuniões direcionadas em grupo;
  • Acompanhamento terapêutico;
  • Suporte para Home Office;
  • Salão de jogos e churrasqueira;
  • Hotelaria completa;
  • Reinserção no mercado de trabalho;
  • Serviço de lavanderia própria e terceirizada;

Características da Residência Terapêutica:

Moradia assistida, residência terapêutica em São Paulo
Características de uma Residência Terapêutica
  • Uma sala de TV e outra de jantar;
  • Em frente a diversos pontos de ônibus e perto de metro, 5 minutos andando;
  • cozinha preparada;
  • Próximo ao shopping e ao parque Ibirapuera;
  • Dormitórios amplos;
  • 5 dormitórios;
  • 7 Banheiros;
  • Excelente localização com parques próximos. academias, igrejas, shopping etc…
  • Frigobar em todas as acomodações;
  • Garagem, verificar disponibilidade!;
  • TV em todas as acomodações;
  • Salão de jogos e churrasqueira;
  • Enfermaria;
  • Consultórios para atendimento individual;
  • Amplo Salão para atividades com retroprojetor;

Residência terapêutica aceita planos de saúde – Convênio médico?

residência terapêutica aceita plano de saúde sim, aceita convênio médico também
Residências terapêuticas que aceitam planos de saúde / convênio médico em SP

Sim, diversas residências terapêutica – moradias assistidas, hospitais dia e ambulatórios aceitam planos de saúde. Algumas funcionam através de reembolso , verifique quais as unidades disponíveis e quais aceitam o seu plano com uma de nossas atendentes.

Como funciona o processo de reembolso dos planos de saúde – convênios médicos?

Para os pacientes que possuem plano de saúde, as residências terapêuticas – moradias assistidas, oferecem a opção de reembolso, que funcionam da seguinte forma:

O paciente marca sua consulta particular no ambulatório e recebe dos profissionais os documentos necessários, no caso os laudos e as notas fiscais para solicitar o reembolso junto ao seu plano de saúde.

Esse é um processo muito bem e prático.

Nossa equipe administrativa está preparada para auxiliar os pacientes, amigos ou familiares nesse procedimento.

Você pode marcar sua consulta com o profissional na residência terapêutica – moradia assistida, informando qual é o seu plano de saúde e qual é o tipo de cobertura que ele possui ou então verificar com uma de nossas atendentes se o seu plano cobre os custos da residência terapêuta / moradia assistida.

Este procedimento é válido tanto em serviço de ambulatório, moradia assistida, residência terapêutica, hospital dia

Estamos a disposição todos os dias. Basta clicar em um dos botões de WhatsApp ou fazer manualmente adicionando e chamando em um desses números: 1196422-1200 / 1194777-0816

Marina

Gisa

O que é uma residência terapêutica?

A residência terapêutica é uma casa totalmente voltada e adaptada para o tratamento de dependência química e/ ou alcoolismo, como uma clínica de recuperação / reabilitação, porém o indivíduo não fica institucionalizado, ao contrário de muitas clínicas, o indivíduo enfrenta e aprende na prática as técnicas de enfrentamento de situações como:

  • Abstinência;
  • Raiva;
  • vergonha;
  • Frustração;
  • Medo;
  • Entre outras situações…

Muitas das vezes os pacientes acolhidos por uma residência terapêutica nunca foram ou já foram internados uma, cinco, dez, trinta ou mais vezes em clínicas vezes ou mais e não se deram bem, alguns desenvolveram traumas em casos de internações involuntárias em clínicas com proficionais incapacitados, estruturas que não eram adequadas, clínicas clandestinas e por aí vai…

Nós da Bella Clinic exigimos as documentações das clínicas e comunidades terapêuticas e quando uma clínica não possui a documentação nós não recomendamos.

Os pacientes que vão para uma residência terapêutica, geralmente passam por um estágio de desintoxicação em alguma clínica ou comunidade terapêutica por uns 30 ou 40 dias, passam pelo período mais crítico que é o da desintoxicação e depois ficam por meses, anos ou até mesmo para sempre em uma residência terapêutica.

Terapia Ocupacional e Moradia Assistida

A Terapia Ocupacional ou mais conhecida como T.O.,é uma profissão da área da saúde dedicada à facilitação da prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos que apresentam alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, as quais podem ser decorrentes de alguns distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas. Essa prática se fundamenta na utilização da atividade humana como base para suas intervenções.

As ações da Terapia Ocupacional (T.O) podem ser implementadas tanto de forma individual quanto em grupos, com o propósito de aprimorar o desempenho, ampliar o campo de atuação, promover autonomia e independência nos indivíduos afetados. Nesse processo, são cuidadosamente considerados os fatores sociais, ambientais e emocionais que influenciam a vida desses indivíduos.


O papel da Terapia Ocupacional

Em uma residência assistida ou residência terapêutica, é direcionado à identificação das competências, habilidades e vulnerabilidades dos residentes. A partir desse reconhecimento, busca-se oferecer diversas atividades que promovam o resgate das relações interpessoais e a reintegração dessas práticas ao cotidiano do sujeito.

Atentando sempre para as rotinas diárias, como as Atividades de Vida Diária (AVD’s) – que incluem higiene, alimentação, vestuário, entre outros.

As Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD’s) – englobando cuidados com a saúde, manutenção do ambiente, compras, etc.

As Atividades de Lazer – abrangendo a identificação de interesses, planejamento, uso apropriado de espaços, etc…

O Trabalho – considerando interesse, busca e desempenho profissional -, e a Participação Social – envolvendo atividades comunitárias, familiares, sociais e interação com pares busca-se realizar a intervenção apropriada para esses indivíduos ou grupos


Essas intervenções podem ser conduzidas por meio das terapias individuais ou em grupos também, através de oficinas, adaptando-se conforme a demanda específica da instituição e de seus residentes.

Então o que sugerimos?

Não somos médicos, apenas temos experiência no ramo de tratamentos para dependentes químicos, clínicas de recuperação, acompanhantes terapêuticos… Para quem está interessado (a) em realizar um tratamento em uma residência terapêutica / moradia assistida, basta entrar em contato conosco, assim nós podemos estar agendando uma visita para que você possa conhecer melhor a residência terapêutica de sua escolha.

Eu como Presidente da Bella Clinic, sugiro que você tente direto se tratar em uma residência terapêutica, caso não consiga, entre em contato conosco e nós estaremos apresentando a clínica ideal que atenda as suas exigências e se adeque ao seu perfil.

Na clínica , nós recomendamos de 30 a 45 dias que é o período crítico da desintoxicação e abstinência, assim que terminar o período crítico do processo de desintoxicação e abstinência, você ingressa na residência terapêutica da sua escolha e fica o período que você decidir junto com a equipe de profissionais.

Obs: Algumas residências terapêuticas – moradias assistidas não permitem a entrada sem estar pelo menos de 30 a 45 dias limpo (a).

Residência terapêutica em São Paulo SP

Bairro: Moema

Clique na foto para ver a galeria completa

Moradia assistida – Residência terapêutica.

Residência terapêutica em São Paulo

Bairro: Vila da Saúde

Clique na foto para ver a galeria completa

Residência terapêutica em São Paulo SP

Bairro: Praça da Árvore

Clique na foto para ver a galeria completa

Moradia assistida – Residência terapêutica.

Residência terapêutica em São Paulo SP

Bairro: Tatuapé

Clique na foto para ver a galeria completa

Moradia assistida

Residência terapêutica em São Paulo

Município: São Bernardo do Campo SP

Clique na foto para ver a galeria completa

Residência terapêutica

Residência terapêutica em São Paulo

Município: Taubaté SP

Assista o vídeo:

Confira também algumas opções de clínicas de recuperação para passar de 30 a 45 dias antes de ir para uma residência terapêutica (Sugerido):

Unidade feminina em São Paulo

Unidade masculina em SP

Acesse para conferir 25 opções de clínicas de recuperação para passar 30 dias antes de ficar em uma residência terapêutica:

https://www.youtube.com/@capitalremocoes

O que é uma residência terapêutica?

A residência terapêutica foi criada para que as pessoas com transtornos mentais não fiquem mais ausentes de uma vida comunitária.

Compõe diversas atividades que visam à ocupação e ao desenvolvimento de diversas habilidades práticas presentes no dia a dia dos hóspedes.

Uma residência terapêutica é também uma residência (casa) onde moram diversas pessoas com transtornos mentais que precisam de alguns cuidados especiais, mas que não estão em crise. É uma excelente alternativa ao hospital psiquiátrico,

que é indicado somente para casos de emergências. As pessoas que vivem em uma residência terapêutica ou moradia assistida, como preferir chamar, têm liberdade, convivência, afeto e acompanhamento médico também.

Elas podem sair, trabalhar, estudar e se divertir também, de acordo com suas possibilidades. As residências terapêuticas são uma excelente forma de ressocializar e reintegrar os acolhidos (pacientes) à sociedade, respeitando os seus direitos e sua individualidade.

O que e é uma moradia assistida?

Moradia Assistida é uma casa (residência) que oferece acolhimento institucional para adultos e jovens maiores de dezoito anos com deficiência e/ou transtornos em situação de dependência de álcool ou drogas e vulnerabilidade social.

 Ela não é uma clínica de recuperação / reabilitação para dependentes químicos e/ ou alcoólatras, é um local de tratamento que possui médicos, psicólogos, terapeutas e acompanhantes terapêuticos,algumas pessoas moram e buscam fazer dele um lar.

 A Moradia Assistida

Pode ser oferecida a adultos, crianças, jovens maiores de dezoito anos com deficiência e/ ou transtornos, em situação de dependência de álcool ou drogas, medicamentos ou

vulnerabilidade social. Considerando que todas as pessoas sendo elas dependentes de álcool / drogas ou não, elas têm direito a uma vida independente, digna e feliz.

 Os principais objetivos de uma Moradia Assistida são:

Ressocializar e resgatar a autonomia desses sujeitos, incentivando-os a assumir uma posição de agentes ativos de produção de vida, trabalhando na construção de um laço social possível e incrível.

Residências terapêuticas do Governo:


Também existem os Serviços Residenciais Terapêuticos do Governo, também conhecidos como Residências Terapêuticas, representam moradias destinadas a indivíduos com transtornos mentais que passaram já por longas internações psiquiátricas e não podem retornar às suas famílias de origem.

Estas residências terapêuticas foram estabelecidas pela Portaria/GM nº 106 de fevereiro de 2000 e fazem parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Esses dispositivos, inseridos no âmbito do Sistema Único de Saúde/SUS, desempenham um papel central no processo de desinstitucionalização e reintegração social dos acolhidos que saem dos hospitais psiquiátricos.

Essas casas são sustentadas por diversos recursos financeiros que anteriormente eram alocados para leitos psiquiátricos. Dessa forma, a transferência de cada residente de cada hospital psiquiátrico para a residência terapêutica implica no descredenciamento de um número equivalente de leitos psiquiátricos no SUS, com os recursos financeiros correspondentes sendo realocados para os fundos estaduais ou municipais, visando a manutenção dos Serviços Residenciais Terapêuticos.

No Brasil, em todo o território nacional, há mais de 470 residências terapêuticas sabia?

Quem pode se beneficiar com uma residência terapêutica / moradia assistida?

É a Lei Federal n.º 10.216/2001 que estabelece as diretrizes para a proteção e garantia dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, promovendo uma reformulação no modelo assistencial em saúde mental, especialmente por meio do artigo 5º.

A Lei n.º 10.708/2003 institui o auxílio reabilitação, conhecido como Programa De Volta Para Casa, direcionado a pacientes que deixam internações psiquiátricas.

As diretrizes de redução dos leitos, presentes nas Portarias: GM n.º 52 e 53/2004 do Ministério da Saúde, propõem uma redução progressiva de leitos psiquiátricos em todo o país.

A Portaria n.º 106/2000, que é emitida pelo Ministério da Saúde do Brasil, introduz os Serviços Residenciais Terapêuticos no SUS, direcionados a egressos de longas internações psiquiátricas.

A Portaria n.º 1.220/2000 regulamenta a Portaria 106/2000, estabelecendo critérios de cadastro e financiamento no SIA/SUS.

Observa-se também que uma articulação entre essas leis e portarias, visando direcionar os recursos e atenção para ações territoriais que estimulem a inserção e a prestação de cuidados aos portadores de transtorno mental na comunidade.

Compreendendo as Residências Terapêuticas: Explicação de um Psiquiatra

Residências Terapêuticas:

Melhorando a Qualidade de Vida para Pacientes com Transtornos Mentais, Distintas dos Hospitais Psiquiátricos

As melhores residências terapêuticas de SP
Moradia assistida para dependentes químicos e pacientes psiquiátricos

Você já conhece a Residência Terapêutica (RT)? É um espaço residencial destinado a pacientes com doenças mentais crônicas que, devido às suas condições mentais, necessitam de suporte para viver de forma independente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),

aproximadamente 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com algum tipo de transtorno mental sabia?

Sim, existe essa quantidade toda, abrangendo condições como:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Transtorno bipolar;
  • Esquizofrenia;
  • Entre outros, variando em intensidade e gravidade.

“Há indivíduos também que demandam alguns cuidados regulares e contínuos, mas que não encontram a solução adequada dentro do ambiente hospitalar, onde o cuidado não pode ser mantido de forma prolongada e permanente.

A residência terapêutica surge como se fosse uma instituição que vem buscando personalizar o tratamento cada vez mais, atendendo às necessidades de várias famílias que, muitas vezes, enfrentam restrições de tempo e recursos para cuidar desses pacientes”, destaca médico psiquiatra e diretor de uma Residência Terapêutica.

“Nessas residências, o paciente desfruta de uma vida com qualidade, recebendo acompanhamento de médicos e enfermeiros, e tem a liberdade de sair quando o estado de saúde permite, além de usufruir das comodidades do dia a dia.

No entanto, as famosas residências terapêuticas ainda suscitam algumas dúvidas e, em muitos casos, são desconhecidas, enfrentando inclusive certo tipo de preconceito por incrível que pareça. Por essa razão, o psiquiatra aborda alguns mitos e verdades. Confira:”

Residência Terapêutica x Hospital Psiquiátrico

É crucial esclarecermos que uma residência terapêutica difere significativamente de um hospital psiquiátrico:

“Os hospitais psiquiátricos são instituições onde pessoas com transtornos mentais são internadas após episódios de crise, podendo ser uma internação voluntária ou não”, esclarece o médico psiquiatra.


Nas situações das residências terapêuticas / moradias assistidas, é uma alternativa habitacional para pessoas que, após essas internações em clínicas psiquiátricas ou clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras,

enfrentam dificuldades em lidar com as demandas da vida cotidiana, e geralmente os familiares dos residentes acolhidos não podem proporcionar esse cuidado devido a compromissos profissionais ou por outras centenas de motivos por exemplo, destaca o médico psiquiatra.

E-Book gratuito para download sobre residências terapêuticas o que são, para que servem:

Título: Residências Terapêuticas

Para quem precisa de cuidados em saúde mental, o melhor é viver em sociedade.

Ministério da Saúde

Elaboração, distribuição e informações:
MINISTÉRIO DA SAÚDE
Secretaria de Atenção à Saúde
Departamento de Ações Programáticas Estratégicas
Coordenação-Geral de Saúde Mental

Capa do livro

E-Book para download abaixo:

Você pode agendar uma visita através do nosso WhatsApp a qualquer dia.

Artigos recomendados