Central de atendimento

11 96422-1200

24h

A moradia assistida em São Paulo SP representa um ambiente de apoio para aqueles que necessitam de suporte em suas atividades diárias. Diferentemente de clínicas, hospitais ou escolas, ela se configura como uma verdadeira residência, onde os moradores aspiram transformá-la em um lar.

Relacionado:

Residência terapêutica em São Paulo

Este espaço é meticulosamente adaptado às necessidades individuais e coletivas, contando com uma equipe multidisciplinar qualificada e cuidadores dedicados que oferecem suporte diário.

A proposta de uma moradia assistida visa romper com as conotações negativas associadas a instituições psiquiátricas e asilos, para estabelecer um local que sirva como referência e catalisador para o ressurgimento das capacidades individuais.

A abordagem baseia-se nos princípios da inclusão, com o objetivo de promover a autonomia e integração desses indivíduos na sociedade.


Na Moradia Assistida, a função do Trabalho é proporcionar o suporte personalizado a cada morador, contribuindo para a construção de uma identidade coletiva a partir das singularidades individuais. Nesse contexto, por meio de uma conscientização de si mesmo e dos outros, os residentes são integrados à rotina da casa, participando ativamente desde decisões simples até as mais complexas.


Nesse contexto, a finalidade de uma moradia assistida é oferecer cuidado e acolhimento integral aos seus moradores, abrangendo suas necessidades físicas, emocionais e sociais, em parceria com suas famílias. Não se trata de um local de abandono; ao contrário,

a moradia trabalha em conjunto com as famílias, desempenhando um papel crucial não apenas na vida dos residentes, mas também como uma extensão da Moradia Assistida. Essa abordagem fundamenta-se na interação entre Residente, Equipe e Família.

A moradia assistida / residência terapêutica exemplifica esse modelo, sendo uma moradia assistida destinada a pessoas com deficiência intelectual. Existem residências terapêuticas que atuam desde fevereiro de 1997.


Dessa forma, uma moradia assistida de alta qualidade busca incessantemente preservar os laços sociais, promovendo uma convivência próxima e saudável. Além disso, oferece acesso a todos os serviços indispensáveis para o bem-estar e desenvolvimento dos moradores, proporcionando oportunidades de envolvimento na comunidade a partir de um espaço que sirva como referência e promova um senso de pertencimento.

Artigos recomendados