Central de atendimento

11 96422-1200

24h

O papel dos profissionais dentro de uma clínica de recuperação em SP

Confira:

As melhores clínicas de reabilitação em São Paulo, clínicas para dependentes químicos e alcoólatras em SP.

Clínica de reabilitação que aceita convênio médico plano de saúde em São Paulo

Você também pode gostar:

Clínica de recuperação em SP – Tratamento de dependentes químicos e alcoólatras

O que é adicção e um pouco sobre clínicas de reabilitação em São Paulo

No conteúdo de hoje, vamos abordar uma temática muito interessante e sobretudo, pouco comentada quando o assunto é tratamento de dependentes químicos e alcoólatras.

Uma informação extremamente interessante que devemos levar ao nosso leitor é a importância de diversos aspectos como por exemplo a estrutura física, mas, sobretudo o papel de cada profissional diante do tratamento de dependentes químicos e alcoólatras em clínica

de recuperação em SP ou em qualquer lugar do Brasil.

Vamos ao texto, boa leitura!

O papel do Psicólogo – O papel dos profissionais dentro de uma clínica de recuperação em SP

Dentre tantas importantes funções que exerce um psicólogo quando falamos tratamento de um dependente químico ou alcoólatra, destaca-se sua aptidão para todavia tratar o motivo que levou o dependente químico

a recorrer às drogas como uma saída para a resolução dos seus problemas, dentre tantas alternativas que possa apresentar.

É também uma das funções do psicólogo, manter todavia o controle mental do adicto mesmo após o processo de desintoxicação.

Quadros de doenças correlacionadas como por exemplo a ansiedade e pensamento acelerado podem surgir durante o processo de recuperação, prejudicando a evolução já que podem ser gatilhos para recaídas.

Por esse motivo, no entanto, é evidente que o papel do psicólogo para a recuperação de um dependente químico ou alcoólatra é de suma importância e que traz grandes benefícios ao paciente e também à sociedade.

Ele tem função ativa do início ao fim no programa de recuperação acompanhando o paciente individualmente e em reuniões de grupos.

O papel do Terapeuta Ocupacional

A Terapia Ocupacional todavia faz parte do cenário da recuperação contribuindo com o paciente a executar as tarefas para desenvolver o retorno a uma vida integrada a sociedade.

O terapeuta ocupacional pode de fato utilizar várias abordagens e descobrir habilidades através de ferramentas que sirvam de apoio no resgate do dependente químico.

O papel do Nutricionista

Durante e após o processo de desintoxicação, primeira etapa do tratamento, o organismo do dependente químico fica bastante debilitado e sofre alterações.

Portanto, é bastante comum que haja perda de peso e perda de cabelo, devido à falta de nutrientes necessários ao corpo.

Dessa forma, o nutricionista tem o papel sobretudo de tratar o organismo do paciente, através da formulação de uma dieta ao qual seja adequada, individualizada e balanceada visando trazer de volta a vitalidade do organismo.

Contribuindo assim, para reestabelecer o aspecto físico do dependente químico.

A equipe de Enfermagem – O papel dos profissionais dentro de uma clínica de recuperação em SP

Os enfermeiros e técnicos são responsáveis por um trabalho muito importante e delicado, que é todavia acompanhar de perto o passo a passo da recuperação do paciente.

A dependência química é sobretudo uma doença que precisa de muita atenção e cuidados especiais, e o enfermeiro é o responsável por esse cuidado diário,

O seu principal papel é dar assistência junto ao médico e todavia atender em casos especiais às necessidades prescritas aos acolhidos, como por exemplo a administração da dosagem e o acompanhamento de medicações, cuidados

com pacientes idosos e portadores de necessidades especiais também fazem parte de seu escopo.

Estes são todavia apenas alguns dos profissionais que devem sobretudo atuar na equipe multidisciplinar e ajudar na recuperação de dependentes químicos.

Todavia, é importante pontuar que a família e os amigos são tão importantes e indispensáveis quanto a ajuda especializada, e devem estar apoiando o dependente químico em todo o processo.

Os educadores físicos

O exercício físico é de fato um aliado super importante no tratamento de várias patologias, por efeitos diretos, como, por exemplo, a redução da gordura

corporal e dos níveis de colesterol, qualidade de vida, liberação de endorfina, e a melhoria cardíaca e respiratória, ou ainda de forma indireta, como a melhoria na autoestima e na sensação de bem‐estar que a atividade física promove.

A liberação de substâncias neurotróficas proporcionada pela atividade física contribui e muito para o tratamento de dependentes químicos e alcoólatras, melhorando o sistema nervoso

e trazendo sensação de relaxamento e prazer, que de certo modo pode interferir de maneira muito favorável no processo de recuperação.

Além disso os exercícios contribuem no processo de desintoxicação de forma direta e indireta, e complementa as abordagens corriqueiras terapêuticas e farmacológicas.

A atividade física contribui ainda para a redução das alterações neuroquímicas e da compulsão, ajuda nos distúrbios de humor, cognição, dificuldade de relacionamento social e afetivo decorrentes do uso abusivo de álcool e drogas

além de controlar níveis de estresse.

A importância da clínica contar com uma boa infraestrutura

documentário sobre a dependência química

Uma clínica de reabilitação deve ser um ambiente agradável e preparado tanto no sentido estrutural, como em relação a equipe técnica, para desta forma,

poder sobretudo acolher o dependente químico e disponibilizar um tratamento individualizado, possibilitando que o mesmo possa voltar a viver com mais saúde e longe das drogas.

Por isso, além de nossa constante preocupação com a abordagem terapêutica desenvolvida em nossas clínicas parceiras, e informações sobre a regularização, autorização para funcionamento e reputação, deve-se observar a estrutura física da clínica em questão.

O bem estar é muito relevante, além disso deve ter o compromisso em tratar com amor e humanidade, com o objetivo de garantir discrição, paz e tranquilidade aos acolhidos

que sobretudo estejam equipadas com aparelhagens capazes de fornecer os primeiros socorros em eventuais crises causadas pelo processo de desintoxicação.

Diferente dos demais grupos de ajuda, no Grupo Bella Clinic não é o adicto que deve se adequar a clínica, somos nós que nos adequamos ao tratamento para reabilitação de cada dependente químico de forma individualizada,

portanto, nosso compromisso está em oferecer as melhores condições físicas durante o tratamento de nossos pacientes que vão muito além das minimamente recomendadas pela ANVISA.

Para obter maiores informações e conhecer nossas clínicas parceiras, acesse nosso site, ou entre em contato com a nossa central de relacionamento agora mesmo.

Atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, fale conosco!

Artigos recomendados