Alcoolismo – complicações e tratamento – Entenda como o álcool em excesso pode prejudicar a vida do dependente.

VEJA AINDA:

CLINICA DE RECUPERAÇÃO EM SP – TRATAMENTO ALCOOLISMO (bellaclinic.com.br)

Como encontrar uma boa clínica de recuperação em SP? (bellaclinic.com.br)

Bella Clinic: Clínica de recuperação de dependentes químicos e alcoólatras em SP e ao redor de todo o Brasil

Consequências físicas e psicológicas do alcoolismo

Alcoolismo -  complicações e tratamento
Consequências físicas e psicológicas do alcoolismo

O álcool é um grande motivo de risco para o progresso de várias doenças, sendo algumas delas muito graves.

Esteja sempre de olho na saúde daquela pessoa próxima que teve ou tem dificuldades com o álcool, pois várias doenças podem resultar em morte.

Algumas das principais consequências estão abaixo:

Danos no sistema nervoso

A ingestão exagerada de bebidas alcoólicas tem ligação direta a danos no sistema nervoso central e periférico.

Quando se trata do Sistema Nervoso Central, o exagero no consumo do álcool pode levar à demência, enquanto, no sistema periférico, existe a possibilidade de

perda de sensibilidade e resistência muscular dos membros inferiores.

Gastrites e úlceras

Com certa frequência, a bebida alcoólica causa à erosão das paredes do estômago, desenvolvendo uma inflamação da mucosa estomacal (conhecida como gastrite), também desenvolvendo úlceras gástricas, feridas que podem crescer no estômago, esôfago ou intestino.

Danos hepáticos

O fígado é, com certeza, o órgão que é mais lesionado com a ingestão exagerada do álcool.

Inicia com um pequeno acúmulo de gordura no fígado, que depois avança para hepatite (inflamação) e fibrose, por uma tentativa de defesa do organismo.

Então, a situação fica fora de controle, podendo até chegar na cirrose, doença onde ocorrem cicatrizes e insuficiência do fígado.

Pancreatite e diabetes – Alcoolismo – complicações e tratamento

A lesão do álcool no sistema digestivo também pode ocasionar inflamação no pâncreas.

Tal inflamação pode acarretar a degradação de tecido pancreático, como também com as células produtoras de insulina.

Devido a isso, é possível desenvolver também diabetes.

Síndrome de Wernicke-Korsakoff

Sabemos que o álcool afeta a absorção de certos nutrientes, é comum que pessoas que ingerem grande quantidade de bebida alcoólica sofram também com a doença de Wernicke-Korsakoff.

Essa síndrome é definida pela ausência de vitamina B1 (tiamina), podendo ocasionar paralisia de alguns músculos, problemas nos olhos e problemas mentais.

Alterações na circulação

O álcool também provoca mudanças na circulação do sangue no organismo, podendo desenvolver doenças como hipertensão (pressão alta) e elevar o risco de AVC (acidente vascular cerebral).

Aterosclerose

Devido a alteração do funcionamento do fígado, o exagero no consumo do álcool afeta os níveis de colesterol no sangue. Dessa maneira, o colesterol pode se concentrar nas paredes das artérias, ocasionando o endurecimento e estreitamento das artérias. Essa doença é nomeada aterosclerose.

Câncer – Alcoolismo – complicações e tratamento

A ingestão exagerada de bebidas alcoólicas é um grande fator de risco para o aparecimento de câncer, principalmente no sistema digestivo, que inclui a boca, esôfago, estômago, intestinos e fígado.

Entretanto, os riscos de desenvolvimento de câncer não se limitam somente ao sistema digestivo, podendo elevar em vários outros órgãos.

Síndrome do alcoolismo fetal

Mulheres alcoolistas em idade fértil devem se prevenir para evitar a gravidez enquanto não forem capazes de ficar em abstinência total. Essa recomendação é dada porque ingerir álcool na gravidez, independente de quantidade, prejudica o feto, levando a malformações congênitas.

Complicações sociais

O alcoolista sofre com vários problemas sociais ao não procurar ajuda.

Frequentemente, o dependente acaba deixando de ir ao trabalho, escola, faculdade ou outros lugares, por não poder consumir álcool nesses locais ou devido a ressaca. Podendo ocasionar a perda do emprego entre outros problemas.

As relações sociais ficam em segundo lugar e muitas acabam sendo quebradas.

O alcoólatra pode ficar agressivo, tanto quando ingere álcool como quando está em abstinência.

A família e os amigos muitas vezes o abandonam, e às vezes ele mesmo pode acabar deixando sua casa para se entregar inteiramente à essa doença, podendo morar até na rua.

Morte – Alcoolismo – complicações e tratamento

Pode ocorrer devido a intoxicação aguda ou pelas complicações, o álcool ocasiona em morte. Quando o acúmulo é acima de 5g de álcool por litro no sangue isso pode gerar uma parada respiratória, fora isso, várias doenças causadas pelo álcool podem levar ao óbito.

Recaídas: o que fazer? – Alcoolismo – complicações e tratamento

Alcoolismo - complicações e tratamento
Alcoolismo – complicações e tratamento

Depois de alguns meses ou anos livre da bebidas, vem a notícia: o alcoolista em questão voltou a beber. É uma questão muito ruim de lidar, na qual a própria pessoa se sente fracassada e as pessoas ao seu redor podem ficar desapontadas e não entender a situação.

Segue abaixo dicas de como reagir nessa situação:

Compreenda que ter recaídas faz parte do processo de reabilitação e é errado culpar ou julgar, pois na verdade o indivíduo estava em busca de aliviar os sentimentos ruins que podem ocorrer com a ausência do álcool;

Se a pessoa mostrar estar irritada, começa a faltar nas reuniões dos grupos de apoio, mostra frustração e diminui seu desempenho no trabalho e/ou escola,

portanto, se atente pois talvez ele esteja tendo uma recaída.

De fato se isso ocorrer o mais importante é procurar ajuda de profissionais capacitados o mais rápido;

Incentive o dependente a desenvolver hábitos saudáveis que o ajudem a se manter ocupado, evitando assim uma recaída;

Se exercitar é uma ótima forma de substituir o álcool, pois eles liberam neurotransmissores ligados ao prazer no cérebro, evitando sentir angústia ou ansiedade que ocorre em casos de abstinência;

Não frequentar eventos e locais que tenham ligação com o vício, por exemplo: festas, pessoas envolvidas na mesma situação, comemorações com bebidas, etc.;

Apoie novas amizades, relacionamentos saudáveis com pessoas que tenham uma rotina saudável que façam consumo de álcool;

Quando acontecerem recaídas, incentive o dependente a visitar a clínica. Ignorar e fingir que está tudo bem somente faz as coisas ficarem piores;

Ajude o paciente a se reorganizar na sua própria rotina, ajuda a achar novas atividades ou mesmo um novo emprego, cursos, terapias, entre outros.

Deixar a cabeça ocupada é crucial para resistir ao álcool;

Incentive o paciente sempre continuar o acompanhamento profissional, pois em vários casos de recaídas, quando não vão mais a terapia ou pararam de frequentar os grupos de apoio, voltam a beber;

A ajuda da família e dos amigos é muito importante para que o paciente se recupere completamente.

Nunca repreenda o dependente de álcool, principalmente depois de recaídas, e demonstre seu inteiro apoio e carinho.

Como prevenir que ocorra a dependência do álcool? Alcoolismo – complicações e tratamento

Se baseando no fato de que a dependência do álcool é desencadeada, principalmente, pelo seu uso contínuo, a melhor forma de evitar que o problema ocorra, é se manter sempre longe do álcool.

Mesmo que seja em festas ou uma única vez na semana: indivíduos que têm predisposição a desenvolverem a doença, precisam evitar ingerir bebidas alcoólicas.

Se não tem nenhum caso na família de dependência na família, isso não quer dizer que está livre para beber o quanto quiser.

Se você beber, portanto, o ideal é ficar dentro do nível saudável estabelecido pela OMS de, no máximo, 1 drink por dia para as mulheres e 2 para homens.

Mesmo que o indivíduo negue, se ocorrer o diagnóstico da doença deve ser dada a devida importância.

Algumas vezes, de fato, a pessoa leva algum tempo para buscar ajuda porque não aceita que tenha problema com álcool.

Caso conheça todavia alguém que não consegue parar de ingerir bebidas alcoólicas, ou mesmo se você perceber que tem alguns sintomas, procure ajuda!

O tratamento melhora demais a qualidade de vida e o convívio social.

Compartilhe, portanto, esse texto em suas redes sociais, para que mais pessoas sejam atingidas e possam se identificar ou identificar pessoas próximas e ajudar um alcoólatra!

Se tiver, sobretudo, alguma dúvida, fique à vontade para perguntar que responderemos com muito carinho.