Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Entenda de fato quais são as vantagens de uma internação involuntária e como essa atitude pode mudar uma vida.

Veja também:

15 Opções em clínica de recuperação em SP que aceita plano de saúde (bellaclinic.com.br)

Entenda como funciona a internação compulsória (bellaclinic.com.br)

Encontre a melhor opção em clínica de recuperação em São Paulo – SP (bellaclinic.com.br)


Muitas vezes, de fato seja por falta de conhecimento sobre as vantagens da internação involuntária, a família acaba deixando de lado a ideia de procurar por boas clínicas de reabilitação para seus familiares.

Isso não atrasa somente o processo de recuperação do paciente, como também dificulta a ressocialização saudável do cidadão, já que a dependência alcoólica ou química age muito rapidamente, deixando sequelas que podem danificar por toda a vida.

Geralmente é difícil pra alguém ter ideia do tamanho dos danos causados por um vício, porém com certeza a internação pode ser solução para a recuperação de qualquer um.

Apesar de não ser fácil digerir essa ideia, ela pode ser muito produtiva, e de repente pode ser o que mudará a vida da pessoa em determinados casos.

Vantagens da internação involuntária

As vantagens de uma internação involuntária
As vantagens de uma internação involuntária

Quem convive ou já conviveu com dependentes ativos de drogas, sabe que isso pode ser muito difícil.

Por vezes eles não querem ouvir ninguém, o que só dificulta cada vez mais a recuperação.

A internação involuntária é vista como o pior cenário possível para as pessoas que estão em situação de abuso de drogas.

Elas não querem ser vistas como incapazes de tomarem as suas próprias decisões.

Essa é uma das razões pelas quais é tão difícil tomar essa decisão, mas para te incentivar, vamos te explicar quais são os benefícios de uma internação, mesmo que a princípio seja contra gosto do paciente.

Interrupção uso imediato

Se o paciente não se interna, ele pode até conseguir diminuir a quantidade de uso, mas é quase impossível que ele realmente consiga ficar 100% limpo da droga, por assim dizer.

Isso acontece porque, para ele, é fácil ocorrer um deslize, colocar as mãos em mais uma porção do entorpecente.

Não se engane: de fato os usuários dificilmente vão ficar realmente longe das drogas pelo período necessário sem que se internem.

Não há sobretudo nenhuma forma mais eficiente de fazer isso sem ser uma intervenção mais rigorosa.

O controle – assistência em tempo integral no período crítico da abstinência

Assistência em tempo integral no período crítico da abstinência

Ter sobretudo um controle de fato, também é um outro fator do qual é extremamente importante para os acolhidos.

Na reabilitação, portanto, haverão uma série de atividades, acompanhamento psicológico e tudo o que o paciente precisa para passar por isso da forma mais tranquila.

Imagine o paciente passando por uma crise de abstinência dentro de casa, sem assistência de profissionais dos quais são capacitados?

Ele acabará causando diversos problemas, tanto para si quanto para quem está ao redor.

Isso nunca é de fato o ideal, até porque este paciente está em um momento muito frágil da sua vida e merece receber os devidos cuidados especializados.

Introdução medicamentosa quando necessário de forma regrada e adequada

Um grande e importante passo na recuperação de um viciado é a medicação, já que ela consegue aliviar bastante determinados quadros, como por exemplo a ansiedade em usar drogas ou qualquer coisa relacionada a isso.

Por isso é que é tão importante internar o paciente, porque por lá o usuário acabará ficando cuidado e tratado da melhor forma possível. Esses medicamentos não podem e nem devem ser manipulados em casa.

As atividades propostas no cronograma de atividades diário:

As vantagens de uma internação involuntária

Quanto mais ocupado consegue se manter o paciente, melhor é o resultado dele. Isso acontece porque a sua mente se ocupa e, dessa forma, não sobra tanto tempo livre para sofrer pelo corte do uso de drogas.

Então, em vez de manter seu ente querido em casa, procure pela internação, por lá ele terá a chance de compartilhar sua trajetória e participar da vida de pessoas que estão passando pela mesma luta que ele.

Quem pode solicitar a internação involuntária?

Pode pedir a internação involuntária a mãe, o pai, avós ou tios. É importante ressaltar que parentes que não tenham laço sanguíneo não poderão solicitar a internação, já que isso é sempre trabalho da família mais próxima.

Se você tem um parente que esteja passando pelo cenário de abuso de drogas, não permita que a história desta pessoa acabe desta maneira.

A internação involuntária é permitida?

Desde o ano de 2019, entendeu-se que a internação involuntária em muitos dos casos é necessária e urgente. Isso acontece porque nem todos os pacientes, mesmo em seus picos de lucidez, entendem que essa é a única saída.

A família sofre junto com o dependente e isso torna toda a sua vida muito mais conturbada. É importante entender que a internação também é um ato de amor, já que na maioria dos casos chega a salvar vidas.

Mas, a propósito, como deve funcionar a internação involuntária na prática?

A internação involuntária deve ser buscada pelos familiare consanguíneos de primeiro grau do dependente químico

Sem isso, não é possível interná-lo.

Mesmo que se perceba que um amigo está passando por uma situação muito complicada, é necessário conversar com os familiares e descobrir se eles querem ou não fazer algo sobre isso.

Tudo depende, é claro, da situação em que se encontra aquele paciente.

Se este paciente não está em uma situação complicada com as drogas ainda, vale a pena procurar apenas o apoio psiquiátrico, que em alguns casos pode ser uma melhor solução.

Agora, se a pessoa já está apresentando alguns quadros como: agressividade ou ausência em casa, isso pode ser sim tratado através da internação;

Estes são os benefícios da internação involuntária.

Caso você conheça alguém que de fato esteja passando por problemas com álcool e drogas,

entre em contato conosco agora mesmo!

Nossa central de relacionamento funciona 24 horas para melhor atendê-lo, e marque uma conversa conosco, agende uma visita a uma de nossas unidades de clínica de recuperação em SP e em todo o Brasil , temos a solução que pode te ajudar!

Artigos recomendados