Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Os transtornos mentais – Tratamentos – nesse artigo você vai saber o que são os transtornos mentais e quais os quadros de transtornos mais comuns.

Estamos vivendo em uma época onde cada vez mais a imagem externa e a saúde física estão sendo super valorizadas, só que estar bem não basta isso.

Aliás, o principal para conseguir estar bem de verdade, é conseguir estar com a mente saudável, no entanto, percebemos que os transtornos mentais estão crescendo.

Por isso, é preciso ir além da aparência e buscar diagnosticar de tratar os transtornos mentais da população.

Conforme dados da Organização Pan- Americana (OPAS), 30% da população das Américas já tiveram ou terão algum transtorno mental na vida.

Esses problemas afetam a qualidade e o bem estar da vida das pessoas que os desenvolvem, sendo assim, exigem cuidados.

A intenção é auxiliar na identificação e na procura de um tratamento adequado para pacientes e familiares.

Por conta disso, iremos falar um pouco sobre os transtornos mentais mais comuns e alguns detalhes sobre cada um deles em específico.

Transtorno Mental: A fobia Social

Os transtornos mentais - Tratamentos
Transtornos mentais

As pessoas que sofrem com a fobia social, tem a dificuldade de atuar em público, por essa ação desencadear ansiedade excessiva.

Essa objeção acontece até em situações do dia a dia, já que envolvem interação social, porque essas pessoas tem medo de julgamentos a seu respeito.

No Brasil, durante o Congresso Brasileiro de Psiquiatria em 2017, ali foram apresentados dados que estimavam que mais de 10% da população tem o transtorno.

Os sintomas físicos mais comuns são: transpiração excessiva, náuseas, tremores e gagueira.

Além desses, temos os sintomas emocionais que envolvem angustia, ansiedade e o medo de críticas.

Dessa forma, o tratamento mais cabível é o acompanhamento psicológico e em casos mais agravantes, é necessário fazer uso de medicação conforme orientação medica.

Os transtornos mentais – Tratamentos – O transtorno de ansiedade generalizada

Diferenciando-se da ansiedade comum, a TAG é ainda mais intensa e se caracteriza pela sua preocupação intensa sobre situações comuns do dia a dia.

Apesar de às vezes não ter nenhum motivo para se preocupar, as pessoas com Transtorno de ansiedade generalizada se preocupam com alguma coisa incontrolavelmente diversas vezes.

Essa aflição em excesso pode até mesmo trazer problemas para a vida profissional e social da pessoa e por isso deve ser tratada.

Além disso, os sintomas podem dificultar a qualidade de vida, e dentre eles estão a tensão muscular irritabilidade, dores no estomago tremores, dores no estomago, tensão muscular, fadiga e exaustão.

Por isso, para tratar essa doença, é recomendado o acompanhamento psicológico para poder iniciar terapias que vão ajudar a melhorar o quadro clinico.

O transtorno obsessivo compulsivo – Os transtornos mentais – Tratamentos

O famoso TOC é um transtorno de ansiedade trata-se de obsessões e compulsões que estão associados a redução do desconforto que eles sentem pelos pensamentos.

Geralmente, os casos de TOC se apresentam durante a infância, no entanto, pode ser apresentado na fase adulta em decorrência de quadro depressivo.

Em resumo, o TOC é o habito de o cérebro ficar preso a um pensamento ou desejo especifico que precisa ser realizado.

Os sintomas associados a esse distúrbio são observados através de alguns sinais:

– Excesso de organização;

– Excesso de limpeza;

– Acumular objetos, documentos.

– Habito de verificar todas as suas ações repetidamente.

O tratamento para essa doença é a terapia cognitivo – comportamental, para que o paciente entenda seu distúrbio e tente enfrenta-lo.

A Dependência química

Transtornos mentais – Dependência química

A dependência química já foi abordada em vários dos nossos artigos e trata-se de um transtorno que atinge aproximadamente 10% da população do Brasil.

Esse transtorno é caracterizado, como o próprio nome fala, pela dependência de substancias tóxicas, as mais comuns são: álcool e tabaco.

Além disso, é alto o índice de pessoas que são dependentes e tem algum tipo de problema mental, o que é um risco a saúde e sociedade.

Dentre os sintomas da dependência química está a mudança de apetite, perda ou ganho de massa abrupto, alterações de humor, tremores e fala arrastada.

Assim como os outros distúrbios, o tratamento indicado aqui é primeiro o acompanhamento psicológico e uso de medicamentos, dependendo da situação, recomenda-se a internação.

A depressão

No Brasil, o aumento de casos de depressão é constante e essa doença é uma das principais causas de afastamento do trabalho em todo o mundo.

Esse transtorno psicológico se caracteriza pelo sentimento de tristeza persistente que impede a realização de atividades comuns do cotidiano.

Ademais, ela pode surgir em qualquer faixa etária e as causas são variadas, sendo necessário analisar os casos específicos.

Os sintomas mais comuns do quadro depressivo são: alterações no sono, apetite e disposição, dores no corpo, dificuldade para concentrar, humor alterado e pessimismo.

Sendo assim, em alguns casos o tratamento pode se dar com psicoterapia, mas normalmente é associado a uso de medicamentos antidepressivos, variando conforme cada paciente.

Afetivo bipolar

Transtorno Afetivo Bipolar

Esse transtorno mental de personalidade causa grande alteração de humor no paciente que resulta em dificuldades na socialização do indivíduo pela comunicação imprecisa.

Não é simples o diagnóstico de Transtorno de bipolaridade, o paciente precisa passar por uma série de testes e cumprir inúmeros requisitos.

Outrossim, a bipolaridade apresenta em fases, onde temos a fase maníaca, caracterizada pela hiperatividade e a fase depressiva, onde se tem o desânimo.

Portanto, para que as pessoas bipolares consigam ter uma vida estável, o acompanhamento com psicólogo é fundamental e o uso de medicamentos que estabilizam o humor também.

Os transtornos mentais – Tratamentos

Borderline – Os transtornos mentais – Tratamentos

Borderline

O TPB, é uma condição psíquica que causa um padrão de emoções muito instáveis nos pacientes borderlines, eles vivem de um extremo ao outro constantemente.

De certa forma, essa instabilidade causada, acaba atrapalhando os diversos âmbitos da vida dos pacientes e isso prejudica sua relação com as pessoas ao redor.

Os sintomas envolvem o comportamento, as emoções, os relacionamentos, autoimagem, os pacientes com esse transtorno geralmente costumam ser muito impulsivos, instáveis emocionalmente e seus relacionamentos são bem conflituosos.

Para que o paciente consiga ter uma qualidade de vida melhor, é necessário recorrer a tratamentos como a psicoterapia, terapia comportamental dialética.

Em alguns casos os médicos podem indicar medicamentos para amenizar os sintomas que envolvem as alterações de humor e o quadro depressivo.

Artigos recomendados