Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Conheça o modelo Minnesota – Método de Tratamento para dependente químico e alcoólatra. Tratamento da dependência química e alcoólica.

Conheça o Modelo Minnesota – Método de Tratamento

As vantagens de uma internação involuntária (bellaclinic.com.br)

15 Opções em clínica de recuperação em SP que aceita plano de saúde (bellaclinic.com.br)

Clínica de reabilitação que aceita convênio médico plano de saúde em São Paulo (bellaclinic.com.br)

O Método Minnesota é uma técnica de tratamento mais usada no combate à dependência química.
Este é um modelo de tratamento com várias técnicas psicológicas, contendo Doze Passos.

Desenvolvido pelos Alcoólicos Anônimos,

e que mais tarde, serviu de base para a criação de várias irmandades de reabilitação.

O conceito é baseado na ideia de que a melhor pessoa para ajudar um alcoólatra ou um dependente químico, é outro alcoólatra ou viciado a

se recuperar do uso abusivo de álcool e drogas em geral.

O tratamento sobretudo contém o modo por internação (um tratamento intensivo para casos de pacientes que perderam o controle da vida e o

controle sobre a droga, oferecendo de fato risco de vida a si mesmo e aos outros) e o ambulatorial (tratamento para indivíduos que ainda contém o controle de suas vidas, ou aqueles que são recém saídos de internação).

A prática contém 12 passos.

Neste processo, os pacientes desenvolvem práticas de princípios espirituais e crenças, a confiança em outras pessoas, trazendo de volta a realidade do mesmo e a integração na sociedade.

A história do Método Minnesota

Método Minnesota

O Método nasceu nos Estados Unidos, no estado de Minnesota e foi todavia criado há cercada de 50 anos, em 1948, criado por Patrick Cronin.

Patrick foi todavia uma das primeiras pessoas a ser ajudado por um grupo através do AA, conseguindo a sobriedade e passou a utilizar a sua experiência para auxiliar e ajudar os alcoólatras que buscavam ajuda nos lugares.

Os pacientes do Centro são responsáveis portanto por arrumar o estabelecimento em que permanecem, todavia como as suas próprias camas e seus itens de higiene pessoais; e interagir com os outros pacientes dos locais.

O modelo de tratamento Minnesota mostrou uma eficácia melhor a longo prazo do que o modelo de tratamento original.

Os pacientes que sobretudo usaram o programa Doze Passos, alcançaram uma porcentagem maior de dias limpos de pacientes em recuperação.

O modelo de tratamento portanto reconhece que a dependência afeta todas as formas da vida do viciado, sendo elas social, emocional, espiritual e física.

O modelo sobretudo tem como base o crescimento espiritual para a reintegração do indivíduo na sociedade e na sua recuperação em geral, desenvolvendo e praticando a sua fé e compreensão espiritual para a recuperação do dependente químico.

Tratamento Minnesota por internação – Conheça O Modelo Minnesota – Método de Tratamento

TATAMENTO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS E ALCOÓLATRAS

É adequado todavia para indivíduos que perderam o controle do uso das drogas e de sua vida, aonde atingem um nível de progressividade da doença em que não conseguem

mais ter controle sobre o seu comportamento, gerando risco de vida ao próprio indivíduo, como para outras pessoas, ou até mesmo se

colocando em risco de overdose, cometendo suicídio, homicídio e até mesmo agredindo outras pessoas.

Durante a internação, o indivíduo sobretudo aprende novamente a conviver com outras pessoas, criam rotinas com base na convivência e nas tarefas

diárias e até mesmo no trabalho, se reintegrando na sociedade e no mundo com base nas rotinas exercidas.

A internação pode oferecer um tratamento mais intensivo e eficaz para os casos comprovadamente mais graves que teriam poucas chances de eficácia através de outros métodos de abordagens.

Obtendo assim, um tratamento sobretudo mais completo ao longo dos Doze Passos do AA/NA.

Conectando o adicto a realidade da doença em que se encontra (física: compulsão; mental: obsessão; espiritual: egocentrismo, progressiva, incurável e fatal) e que possui tem fins: prisão, instituição e morte, tratando com a sua abstinência reintegrando e ajudando em sua agregação.

Tratamento Ambulatorial

O tratamento sobrtudo ambulatorial é uma abordagem destinada a profissionais treinados e capacitados para tratar pacientes que se encontram em abstinência e que estão motivos a para o tratamento.

Os pacientes são de fato direcionados a realizar um plano de tratamento diário de recuperação,

com foco sobretudo nas seguintes áreas em seu primeiro ano limpo de dependência (química, família, emprego, educacional, lazer, financeira, legal, moradia, espiritual, emocional/ psicológica, saúde, física, e sexual).

Deve respeitar algumas regras, como ter uma boa frequência aos grupos do AA/NA, sem estar sob o efeito de drogas.

Conheça O Modelo Minnesota - Método de Tratamento
Conheça O Modelo Minnesota – Método de Tratamento

Caso esteja sob o efeito de substâncias diversas, o indivíduo pode ser desligado do programa, sendo impedido de participar da sessão e tendo que marcar uma nova entrevista para uma nova avaliação.

O Indivíduo que tiver sobretudo três faltas sem aviso, indica a desistência do programa e do tratamento; sujeito às regras internas da instituição para o tratamento.

O trabalho de Doze Passos fundamenta todavia em princípios espirituais que possibilitam a recuperação do pacientes e que permitem que os pacientes desenvolvam

um processo de fato de autoconhecimento, autoconsciência, a crença em um poder superior, a confiança em outro ser humano, a reformulação de hábitos saudáveis, o exercício do perdão, da responsabilidade e a liberdade.

O alicerce espiritual do dependente químico é sobretudo baseado no Método Minnesota, tanto no tratamento ambulatorial como no modo de internação.

Princípios do Método de tratamento Minnesota

  • Oferecer um tratamento digno e com respeito aos seus pacientes.
  • Profissionais capacitados para atender pacientes, famílias e até mesmo a sociedade como um todo.
  • Assumir uma excelente postura em relação aos avanços de médicos, científicos e profissionais que atuam no tratamento do programa.

A postura da integridade do Método Minnesota permite que os profissionais capacitados continue desenvolvendo os avanços eficazes para o tratamento da dependência química e alcoólica, motivando sobretudo o paciente como uma terapia motivacional.

Eficácia do tratamento Minnesota
A razão para a implementação deste modelo de tratamento em nosso país baseia-se em critérios rigorosos de eficácia.

O modelo Minnesota possui algumas variações e que tem sido usado com grande sucesso nos sistemas de saúde público e privado de uma série de países, incluindo Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, Irlanda, Portugal e Holanda.

A eficácia deste modelo foi composto por uma série de estudos realizados no campo da dependência química e outras compulsões deste tipo.

Em particular, o modelo foi aprovado pelo Projeto MATCH, um dos maiores estudos realizados no campo em oito anos.

Apoiado  pelo Instituto Nacional de Álcool e alcoolismo e outras instituições, incluindo Hazelden nos Estados Unidos.

Durante esse período de oito anos, um grande número de pacientes foi designado para um dos três tipos de tratamento usados na dependência.

Estas foram terapias comportamentais cognitivas, terapia motivacional e os Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.

Todos esses tratamentos mostraram todavia uma eficácia semelhante nos resultados do primeiro ano, mas ao longo prazo, os centros de terapia que usaram

os Doze Passos tiveram uma porcentagem de alcanço de eficácia maior de dias limpos entre os pacientes em recuperação.

Artigos recomendados