Central de atendimento

11 96422-1200

24h

Centro de recuperação para indivíduos com HIV será inaugurado em São Paulo

O projeto irá receber o nome de Sérgio Tardelli, um homem que abriu um processo contra o plano de saúde, nos anos de 1990, para ter direito ao acesso ao tratamento.

Na quarta feira do dia 30, o instituto de infectologia Emílio Ribas, teve um marco importante ao inaugurar uma unidade do centro de reabilitação Sérgio Tardelli. A unidade tem como propósito atender pessoas que convivem com o vírus do HIV, e é a primeira vez que ocorre q disposição de uma ala desse tipo num hospital público no estado de São Paulo.

Procurando por clínica de recuperação em São paulo? (A Capital remoções disponibiliza mais de 400 opções espaçhadas por todo o Brasil!

O dia escolhido para a inauguração, foi dia 1 de dezembro, propositalmente nas vésperas do dia mundial de combate à Aids.

Essa importante inciativa é uma parceria entre o Emílio Ribas que é uma referência importantíssima na área, juntamente a secretaria de estado da saúde de São Paulo e também com a agência de notícias da ainda, incluindo também muitos outros defensores da causa.

O nome escolhido foi para homenagear ao tradutor Sérgio Tardelli, um homem que possuía o vírus do HIV, mas que infelizmente morreu em 1994. A sua irmã Roseli Tardelli, conta que o plano de saúde que a família possuía naquela época, não liberou o atendimento do caso dele, justificando que não faziam cobertura a esse tipo de doença.

Ela disse que questionou: “ o Sus já atende e acolhe pessoas com o vírus do HIV, então por qual motivo o convênio não fazia? A única explicação é preconceito. “ disse.

As melhores clínicas de reabilitação em São Paulo e ao redor de todo o Brasil

Sendo assim, ela e a família, tomaram a atitude de processar o convênio, em busca de uma cobertura ao cedo pelo plano de saúde. No final de tudo isso, a ação se fez presente na vida de todas as outras pessoas que passavam pela mesma situação; pois virou jurisprudência.

Passado-se uma década da morte de seu irmão, Roseli fundou a Agência de Notícias da Aids. Com o objetivo de levar a todos, informações verdadeiras abordando o tema da doença. Agora juntamente a outros apoiadores, ela está em busca de adquirir equipamentos que possam ser usados para auxiliar no centro de recuperação.

O Governo do estado de São Paulo, ficara responsável pela reformas que serão feitas no espaço, certa de 1000 metros quadrados, reformas que deveram ocorrer para a inauguração do Emílio Ribas.

De acordo com a Roseli, essa é a primeira vez que ocorre esse tipo de inciativa em um hospital público no estado de São Paulo. Alguns outros projetos parecidos já existem, inclusive um que foi projetado por ela, mas não tendo nenhum vínculo a organizações públicas.

Serviços Oferecidos

De início, o centro de recuperação, terá disponíveis serviços voltados exclusivamente a entender pessoas portadoras do vírus da HIV. Um dos planejamentos parar o local, é uma instalação de uma academia, para serem executados exercícios físicos. Profissionais da área da saúde mental também, como terapeutas ocupacionais, psicólogos, e também fisioterapeutas.

Nós necessitamos de uma equipe multidisciplinar, porque é uma doença abrangente. Falou Roseli, completando que essa infeção pode agravar outras complicações de saúde, principalmente doenças cardíacas.

Além de toda essa responsabilidade da unidade, ela terá uma placa como símbolo representativo Emílio Ribas e também contaram com o lançamento de um livro “ O Valor da Vida”, onde abrange as histórias das agências de notícias que foram instituídas por Roseli.

A fundação do centro de recuperação tem como intuito acontecer em até um ano, afirma Roseli, irmã do homenageado.

Artigos recomendados